Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Os Sacramentos

Produzido por:
Memphix


Home
Pastoral da Crisma
  -  O Espírito Santo
  -  Os Dons do Espírito Santo
  -  Unção
  -  O Crisma
  -  A Celebração
  -  Oração do Espírito Santo

Os Sacramentos
  -  Os 7 Sacramentos
  -  Batismo
  -  Eucaristia
  -  Crisma
  -  Penitência
  -  Unção dos Enfermos
  -  Ordem
  -  Matrimonio

Músicas
Bíblia
  -  História do Antigo e Novo
     Testamento

  -  Antigo Testamento
  -  Novo Testamento
  -  Temas e Palavras de uso
     mais freqüentes

  -  Costumes e Organização
     Social

  -  Festas
  -  Mais informações sobre a
     Bíblia

O Pai Nosso
  -  Pai Nosso Meditado 1
  -  Pai Nosso Meditado 2

A Missa
  -  Esquema ou roteiro da Missa
  -  Esquema do Ano Litúrgico
  -  Objetos Litúrgicos e seus
      usos

  -  Os significados dos gestos
      na Missa

O Terço
  -  Orações utilizadas no terço
Catequese
  -  Saiba mais sobre a figura
     do catequista

  -  Qualidades de um bom
     catequista

Mensagens
Frases
  -  Frases Cristãs
  -  Frases Diversas
  -  Frases com Gifs Animados 1
  -  Frases com Gifs Animados 2

Download
Links
Escreva-nos



Os 7 Sacramentos

Os sete sacramentos da Igreja expressam os sete eixos fundamentais de nossa existência:

  • Batismo: o nascimento, uma nova vida. A família, os parentes e os amigos acolhem felizes o novo ser. Não querem que ele venha a enfrentar as mesmas dificuldades e os mesmos sofrimentos experimentados pelos adultos. Fazem votos para que essa nova vida esteja livre de doenças, dores, humilhações. Esperam que ela seja justa, livre, amorosa, feliz.
  • Eucaristia: a alimentação é fundamental à nossa sobrevivência. O ser humano pode viver sem muitos bens materiais a que estamos acostumados, como ocorre em certas nações indígenas. Mas não pode viver sem comida e bebida. A comida e a bebida são os mais fortes símbolos da vida. Quando celebramos vida - no aniversário, no casamento, na formatura, no Natal - usamos sempre a comida e a bebida. Assim, nessa comida e bebida que nos dá vida, Jesus introduz seu próprio corpo e sangue, como sinal da comunhão de Deus conosco e da fraternidade humana.
  • Penitência: não somos super-homens; o erro, o fracasso e a frustração são como sombras que nos acompanham ao longo da vida. Reconhecer nossas falhas e deficiências; ter a humildade de ser do tamanho que somos, nem maiores, nem menores; saber perdoar e pedir perdão; começar de novo - são atitudes essenciais a uma vida saudável e digna.
  • Confirmação: há um momento em que deixamos de ser crianças, fechados em nosso próprio ego, dependentes, e começamos a participar da sociedade em que vivemos. Agora, formamos o nosso espírito crítico, assumimos compromissos de justiça, o saber distinguir o certo do errado, procuramos tornar melhor o mundo que nos cerca.
  • Matrimônio: o amor que Deus infunde em nosso coração é partilhado na união com outra pessoa. Já não somos sós. Todo o nosso projeto de vida será um projeto de amor, a dois, como se fôssemos um, na unidade da família.
  • Ordem: todo ser humano aspira à unidade, à paz, à fraternidade. A ordem nos torna participantes da missão sacerdotal de Cristo, comprometidos a celebrar, anunciar e edificar a união das pessoas entre si e com Deus.
  • Unção dos Enfermos: por vezes, nos deparamos com os limites da vida - um acidente de trânsito, a doença, a violência da injustiça que nos atinge, a velhice. É preciso encontrar energias que nos façam acreditar na vida, dom maior de Deus. Saber que a vida não tem um fim, ela prossegue, noutra qualidade, para além da morte. [3]