Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

A Missa

Produzido por:
Memphix


Home
Pastoral da Crisma
  -  O Espírito Santo
  -  Os Dons do Espírito Santo
  -  Unção
  -  O Crisma
  -  A Celebração
  -  Oração do Espírito Santo

Os Sacramentos
  -  Os 7 Sacramentos
  -  Batismo
  -  Eucaristia
  -  Crisma
  -  Penitência
  -  Unção dos Enfermos
  -  Ordem
  -  Matrimonio

Músicas
Bíblia
  -  História do Antigo e Novo
     Testamento

  -  Antigo Testamento
  -  Novo Testamento
  -  Temas e Palavras de uso
     mais freqüentes

  -  Costumes e Organização
     Social

  -  Festas
  -  Mais informações sobre a
     Bíblia

O Pai Nosso
  -  Pai Nosso Meditado 1
  -  Pai Nosso Meditado 2

A Missa
  -  Esquema ou roteiro da Missa
  -  Esquema do Ano Litúrgico
  -  Objetos Litúrgicos e seus
      usos

  -  Os significados dos gestos
      na Missa

O Terço
  -  Orações utilizadas no terço
Catequese
  -  Saiba mais sobre a figura
     do catequista

  -  Qualidades de um bom
     catequista

Mensagens
Frases
  -  Frases Cristãs
  -  Frases Diversas
  -  Frases com Gifs Animados 1
  -  Frases com Gifs Animados 2

Download
Links
Escreva-nos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




A Missa

Canto de Entrada: Ao iniciar, cantamos alegres por estarmos reunidos com os irmãos na casa do nosso Deus e Pai. O sacerdote recebe a todos cumprimentando em nome das três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Ato Penitencial: Quando amamos alguém de verdade, é necessário ir ao seu encontro, sem mágoa. Por isso, pedimos perdão de nossas faltas. O Ato Penitencial nos convida a dar uma parada e ver onde pecamos e no que precisamos mudar de vida.

Hino de Louvor: Depois de pedir perdão, junto e diante de toda a Comunidade, estamos em condições de glorificar a Deus. Cantamos ou rezamos, com alegria o Glória.

Rito da Palavra: Até agora Deus nos ouviu. É nossa vez de ouví-Lo nas três leituras tiradas da Bíblia, intercaladas pelo Salmo de Meditação e a Aclamação do Evangelho. A Palavra de Deus transforma a nossa vida. E as leituras vão nos mostrar que Deus sempre está presente no seu povo.

Fomos acolhidos, recebemos o perdão, ouvimos a palavra de Deus, e o celebrante explica as leituras na homília. Vamos sintetizar tudo isso, rezando o Creio em Deus Pai, que contém as verdades fundamentais da nossa fé.

Oração dos fiéis: Toda a comunidade faz os pedidos, conforme as suas necessidades. Rezamos também pelos governantes, pelos que sofrem, pelo mundo inteiro.

Ofertório: é a hora de colocar sobre o altar toda nossa vida para ser consagrada. Por isso, não pode ser oferta só de dinheiro, de mantimentos para os pobres, mas de vida, pára recebermos forças na luta do dia-a-dia. O sacerdote oferece a Deus tudo o que é colocado no altar.

Oração Eucarística: Nesta oração é transformado o pão e vinho no Corpo e Sangue de Cristo. Tudo o que vimos e ouvimos é transformado na Eucaristia. Recordamos o momento em que Cristo deu a sua vida por nós. Ele está presente sobre o altar; não o vemos, mas isto sabemos pela fé. A oração por Cristo, com Cristo e em Cristo, resume este ato da fé. Ao pronunciarmos o Amém, queremos dizer que aceitamos tudo, com amor e gratidão.

Pai Nosso: é a oração que Jesus nos ensinou e é a mais completa das orações. Essa oração nos torna irmãos, porque Deus é o nosso pai.

Oração pela Igreja: A Igreja, Santa pela graça de Deus, é pecadora pois é formada de pecadores. Pede-se então pela unidade de seus filhos para testemunho de Jesus Cristo, na fé, no culto e na caridade (cfr. Jo17).

Saudação da Paz: desejamos a paz do Cristo a todas as pessoas: aos amigos e aos inimigos. Só Cristo pode, realmente, nos dar a paz e ajudar-nos a viver como irmãos.

Cordeiro de Deus: pedimos três vezes que tenha piedade de nós, para frisar bem que só Deus tira os pecados do mundo e o quanto precisamos de perdão. Não somos dignos de sermos perdoados, mas Jesus quer nos perdoar e ficar conosco.

Comunhão: A mesa está posta e o alimento preparado. Somos convidados a participar da Comunhão com toda a humanidade que sofre e também se alegra, porque Cristo é ponto de unidade dos que n'Ele crêem. E esta união deve acompanhar-nos até nossas famílias, vizinhos e colegas de escola e trabalho, como sinal da vida e unidade.

Despedida: Ao despedir-nos, devemos estar cheios da graça de Deus. O sacerdote diz: "Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe", e nos abençoa em nome da Santíssima Trindade.

Respondemos amém.
Mas na verdade a Missa não termina, ela continua durante a semana.
Podemos notar que no começo e fim da Missa, o sacerdote invoca a proteção da Santíssima Trindade.
Vemos assim que a Missa, além de ser Bíblica, contém todo o Mistério da nossa fé e salvação. "

Fonte: A Missa parte por Parte - Pe. Luiz Cechinato