Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

A Missa

Produzido por:
Memphix


Home
Pastoral da Crisma
  -  O Espírito Santo
  -  Os Dons do Espírito Santo
  -  Unção
  -  O Crisma
  -  A Celebração
  -  Oração do Espírito Santo

Os Sacramentos
  -  Os 7 Sacramentos
  -  Batismo
  -  Eucaristia
  -  Crisma
  -  Penitência
  -  Unção dos Enfermos
  -  Ordem
  -  Matrimonio

Músicas
Bíblia
  -  História do Antigo e Novo
     Testamento

  -  Antigo Testamento
  -  Novo Testamento
  -  Temas e Palavras de uso
     mais freqüentes

  -  Costumes e Organização
     Social

  -  Festas
  -  Mais informações sobre a
     Bíblia

O Pai Nosso
  -  Pai Nosso Meditado 1
  -  Pai Nosso Meditado 2

A Missa
  -  Esquema ou roteiro da Missa
  -  Esquema do Ano Litúrgico
  -  Objetos Litúrgicos e seus
      usos

  -  Os significados dos gestos
      na Missa

O Terço
  -  Orações utilizadas no terço
Catequese
  -  Saiba mais sobre a figura
     do catequista

  -  Qualidades de um bom
     catequista

Mensagens
Frases
  -  Frases Cristãs
  -  Frases Diversas
  -  Frases com Gifs Animados 1
  -  Frases com Gifs Animados 2

Download
Links
Escreva-nos



Os significados dos Gestos na Missa

  • Sentado: É uma posição cômoda que favorece a catequese, boa para a gente ouvir as Leituras, a Homilia e meditar. É a atitude de quem fica à vontade e ouve com satisfação, sem pressa de sair.
  • De joelhos: De início, o cristão ajoelhava-se somente nas orações particulares. Depois toda a comunidade passou a ajoelhar-se em tempo de penitência. Agora essa posição é comum diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho. Ajoelhar-se perante alguém era sinal de homenagem a um soberano. Hoje significa adoração a Deus. (Leia Fl 2,10 e At 9,40)
  • De pé: É uma posição de quem ouve com atenção e respeito, tendo muita consideração pela pessoa que fala. Indica prontidão e disposição para obedecer. (Leia Mc 11,25 e Ap 7,9)
  • Genoflexão: É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se ali existe o sacrário. Também fazemos genuflexão diante do crucifixo na Sexta-Feira Santa, em sinal de adoração.
  • Inclinação: Inclinar-se diante de alguém é sinal de grande respeito. É também adoração, diante do Santíssimo Sacramento.
  • Procissão: Na missa podemos fazer diversas procissões, se forem convenientes: na Entrada do Presidente, no Evangelho, no Ofertório, na Comunhão. As nossas procissões simbolizam a peregrinação do Povo de Deus para a casa do Pai.
  • Mãos levantadas: É atitude dos "orantes". Significa súplica e entrega a Deus. É o gesto aconselhado por Paulo a Timóteo. (Leia 1 Tm 2,8)
  • Mãos juntas: Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida. É atitude de profunda piedade.
  • Prostação: Essa atitude é própria de quem se consagra a Deus, como na ordenação sacerdotal. Significa morrer para o mundo e nascer para Deus com uma vida nova e uma nova missão.
  • Silêncio: O silêncio tem seu valor na oração. Ajuda o aprofundamento nos mistérios da fé. "O Senhor fala no silêncio do coração". É bom para interiorizar o que o Senhor disse. Meditar é também uma forma de participar.