Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

A Bíblia

Produzido por:
Memphix


Home
Pastoral da Crisma
  -  O Espírito Santo
  -  Os Dons do Espírito Santo
  -  Unção
  -  O Crisma
  -  A Celebração
  -  Oração do Espírito Santo

Os Sacramentos
  -  Os 7 Sacramentos
  -  Batismo
  -  Eucaristia
  -  Crisma
  -  Penitência
  -  Unção dos Enfermos
  -  Ordem
  -  Matrimonio

Músicas
Bíblia
  -  História do Antigo e Novo
     Testamento

  -  Antigo Testamento
  -  Novo Testamento
  -  Temas e Palavras de uso
     mais freqüentes

  -  Costumes e Organização
     Social

  -  Festas
  -  Mais informações sobre a
     Bíblia

O Pai Nosso
  -  Pai Nosso Meditado 1
  -  Pai Nosso Meditado 2

A Missa
  -  Esquema ou roteiro da Missa
  -  Esquema do Ano Litúrgico
  -  Objetos Litúrgicos e seus
      usos

  -  Os significados dos gestos
      na Missa

O Terço
  -  Orações utilizadas no terço
Catequese
  -  Saiba mais sobre a figura
     do catequista

  -  Qualidades de um bom
     catequista

Mensagens
Frases
  -  Frases Cristãs
  -  Frases Diversas
  -  Frases com Gifs Animados 1
  -  Frases com Gifs Animados 2

Download
Links
Escreva-nos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


História do Antigo Testamento e Novo Testamento

  • Canaã foi o antigo nome da Palestina. Cananeus eram as pessoas que lá viviam. No tempo do NT não havia mais cananeus no país, pois eles acabaram sendo vencidos pelos Israelitas.
  • Nos tempos do AT, a região que passou a ser o país dos Israelitas não chegou a ter nome oficial. Até a época de Davi, costumamos chamá-la de (Terra de) Canaã. Quando os Israelitas se libertaram da dominação dos reis de Canaã, adotaram o nome de (Terra de) Israel.
  • Depois da morte de Salomão, quando o povo se dividiu em 2 nações, Israel passou a ser o nome do Reino do Norte; o do Sul tomou o nome de Judá. O povo, tanto do norte como do sul, continuou a ser chamado de Israelita. A partir de 135 d.C. os romanos impuseram o nome de Palestina (Terra dos Filisteus), que durou até 1948 da nossa era.
  • O povo de Israel se formou entre os anos 1300 a 1000 a.C. É o chamado tempo da confederação das 12 tribos de Israel.
  • Antes que existisse um povo Israelita, havia grupos de gente marginalizada, chamada pelos outros de hebreus; eram, ao mesmo tempo, desprezados e temidos pelos que estavam bem de vida. Muitos hebreus passaram a integrar-se no que mais tarde se chamou povo de Israel. Valentes e bem conscientizados, tiveram grande influência nos movimentos de libertação diante dos senhores cananeus. Por algum tempo, o nome hebreu passou a ser aplicado aos Israelitas em geral. No tempo do NT, hebreu, Israelita e judeu tinham o mesmo sentido
  • O período monárquico em Israel começa em 1040 e termina em 586 a.C. É a grande fase do profetismo em Israel.
  • O exílio na Babilônia começou em 586 e terminou em 538 a.C. Depois do exílio, Israel nunca mais se tornou politicamente independente.
  • Diáspora significa "dispersão". É o nome que se dá ao fenômeno de os judeus viverem fora da Palestina, principalmente depois do exílio na Babilônia.
  • Com a morte de Salomão, em 931 a.C., o grande império de Davi e Salomão se dividiu em 2: o reino de Judá ao sul e o reino de Israel ao norte.
  • No ano 722 a.C., o reino do Norte, ou Israel, caiu sob o poder do império assírio, e nunca mais se restabeleceu.
  • Com o fim do exílio na Babilônia, em 538 a.C., a Judéia se tornou colônia persa. A Judéia pouco a pouco se estrutura de forma religiosa sob a liderança dos sacerdotes.
  • Em 333 a.C., Alexandre Magno derrota os persas. A Judéia passa a ser colônia grega. A cultura helênica começa a exercer influência no judaísmo.
  • A revolta dos Macabeus se deu entre 167 e 164 a.C. Foi liderada por Judas, o Macabeu, e avolumou-se aos poucos da periferia para Jerusalém, a capital.
  • No ano 63 a.C., a Palestina passa para o domínio do império romano. Esse domínio abrange todo o período do NT, até o final do século IV d.C.
  • Depois da morte de Herodes Magno, em 4 a.C., a Palestina foi dividida entre seus 3 filhos: Antipas, Filipe e Arquelau.
  • Depois de 6 d.C., a Judéia tornou-se província romana governada por um "prefeito" dependente do legado da Síria.Pôncio Pilatos foi o quinto "prefeito" ou procurador que governou a Judéia, de 26 a 36 d.C.
  • Herodes Antipas foi tetrarca da Galiléia de 4 a.C. a 34 d.C. Foi o responsável pela morte de João Batista e esteve envolvido com o processo de Jesus, juntamente com Pôncio Pilatos (veja Lc 23,8-12).
  • Herodes Magno, aquele que mandou matar as crianças em Belém, morreu no ano 4 a.C. Jesus, portanto, deve ter nascido em torno do ano 6 a.C.
  • O judaísmo oficial praticamente se extinguiu no ano 70 d.C., quando Jerusalém foi tomada pelos romanos e o templo destruído.
  • O Israel atual é tão pequeno quanto o foi o antigo: apenas 225 km de norte a sul e 75 km de leste a oeste. Sua área corresponde ao nosso estado de Sergipe. Apesar de pequeno, Israel possui grandes e férteis planícies, montanhas que alcançam 2.750 m de altura, desertos áridos e um vale tropical situado a mais de 390 m abaixo do nível do mar.