Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

A Bíblia

Produzido por:
Memphix


Home
Pastoral da Crisma
  -  O Espírito Santo
  -  Os Dons do Espírito Santo
  -  Unção
  -  O Crisma
  -  A Celebração
  -  Oração do Espírito Santo

Os Sacramentos
  -  Os 7 Sacramentos
  -  Batismo
  -  Eucaristia
  -  Crisma
  -  Penitência
  -  Unção dos Enfermos
  -  Ordem
  -  Matrimonio

Músicas
Bíblia
  -  História do Antigo e Novo
     Testamento

  -  Antigo Testamento
  -  Novo Testamento
  -  Temas e Palavras de uso
     mais freqüentes

  -  Costumes e Organização
     Social

  -  Festas
  -  Mais informações sobre a
     Bíblia

O Pai Nosso
  -  Pai Nosso Meditado 1
  -  Pai Nosso Meditado 2

A Missa
  -  Esquema ou roteiro da Missa
  -  Esquema do Ano Litúrgico
  -  Objetos Litúrgicos e seus
      usos

  -  Os significados dos gestos
      na Missa

O Terço
  -  Orações utilizadas no terço
Catequese
  -  Saiba mais sobre a figura
     do catequista

  -  Qualidades de um bom
     catequista

Mensagens
Frases
  -  Frases Cristãs
  -  Frases Diversas
  -  Frases com Gifs Animados 1
  -  Frases com Gifs Animados 2

Download
Links
Escreva-nos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Antigo Testamento

  • O AT se divide em 4 partes: Pentateuco, livros históricos, livros proféticos e livros sapienciais.
  • Os textos mais antigos do AT são o cântico de Míriam, que se encontra no livro do Êxodo(15,21), e o cântico de Débora, que se encontra no livro dos Juízes (cap.5).
  • Os livros históricos são: Josué, Juízes, Rute, Samuel, Reis, Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester e Macabeus. Apresentam a história desde 1230 a.C. até 160 a.C.
  • O último escrito do AT é o livro da Sabedoria, escrito em torno do ano 50 a.C.
  • Pentateuco significa "cinco rolos", a forma antiga do livro. O Pentateuco é formado pelos seguintes livros: Gênesis, Levítico, Números e Deuteronômio. O Pentateuco é também chamado de Torá, isto é, Lei. Isso porque o seu conteúdo central é formado por leis que deram a estrutura básica da vida de Israel, o povo de Deus. Lei ou "Torá", na Bíblia, não é algo primeiramente jurídico. É a instrução dada pelo sacerdote para resolver um conflito.
  • Os livros proféticos são: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
  • Os livros sapienciais são: Jó, Salmos, Provérbios, Cântico dos Cânticos, Eclesiastes, Sabedoria e Eclesiástico. Sabedoria e Eclesiástico chegaram a nós escritos em grego.
  • Gênesis é uma palavra grega que significa "geração". O primeiro livro da Bíblia traz esse nome porque logo no seu início temos dois relatos da criação - geração - de todo o universo. De fato, o livro reflete sobre as origens do universo e da Terra, do homem e da mulher, do pecado, da cultura, dos diversos povos, do povo israelita. Mas não está interessado em explicar como tudo isto surgiu; e sim, aprofunda, à luz da fé, a natureza e o sentido da vida e da história de tudo o que existe.
  • A fruta de Gn 3 não é a maçã. Costumou-se falar da maçã por influência da mitologia antiga, que considerava a maçã como símbolo da tentação. A maçã talvez tenha entrado nesta história porque, durante muitos séculos, muitos cristãos falavam a língua latina; ora, em latim, malum pode ser tanto o mal como o pé de maçã. Daí a ligação de uma coisa com a outra.
  • O relato do dilúvio é, na Bíblia, uma interpretação teológica de catástrofes conhecidas por todos os povos da antiguidade.
  • Êxodo é uma palavra grega que significa "saída". O segundo livro da Bíblia tem esse nome porque na sua parte inicial relata a saída - libertação - dos hebreus da opressão do Egito.
  • Os Dez Mandamentos os Decálogo apresentam o projeto de Deus para construir uma sociedade justa. Na Bíblia há 2 versões do Decálogo: Ex 20 e Dt 5.
  • O livro do Levítico é assim chamado porque contém leis que dizem respeito ao culto e que foram elaboradas pelos sacerdotes-levitas.
  • O livro dos Números é assim chamado porque em sua grande parte apresenta genealogias e recenseamentos. Em hebraico é chamado "Bamidbar", que significa "no deserto".
  • Deuteronômio significa, em grego, "segunda lei". Todo esse livro é uma espécie de reedição do Código da Aliança de Ex 19-23. Na Bíblia Hebraica o Deuteronômio é chamado "Debarim" - "Palavras".
  • Os livros das Crônicas são assim chamados a partir de São Jerônimo, que considerou esses livros como referentes a acontecimentos históricos.
  • Os livros de Macabeus são assim chamados por causa de Judas Macabeu e seus irmãos, protagonistas da revolta dos judeus contra a dominação estrangeira.
  • O livro do Eclesiastes é assim chamado por causa da tradução grega do termo hebraico "Qohélet", entendido como "aquele que invoca a assembléia" ou que é membro dela.
  • O livro do Eclesiástico - em hebraico Sabedoria de Jesus, filho de Sirac - tem esse nome devido ao largo uso que a Igreja primitiva dele fazia.
  • Os juízes (em hebraico "julgar" significa "dizer a última palavra") eram líderes das tribos de Israel. Os "maiores" eram líderes militares. Os "menores" tinham a função permanente de administrar a justiça.
  • Os Salmos eram cantos feitos para serem acompanhados por cordas. Além do Livro dos Salmos, o AT contém outros Salmos isolados.