Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Desenho: Stefan Pestorek

Genocídio Italiano-
Giuseppe
Garibaldi

Carrocinha de Radicchio
IMPERDÍVEL

Fronteiras Meridionais
Idéias de Um "Apelido"

Total
Abrazo - Poesia

Janet Kerr

Garibaldi

Bolivar

Ociosos

Ballet Folklore da Ucrânia

Un Simple Accidente

La Botte

Milagres em Santiago de Compostela

Erros Jurídicos no Processo de Jesus

Meridiano da Tertúlias- Fernando Pessoa

Conto:
O Homem da Jaqueta Plástica

Complexo de Sandra - O Cérebro

Conto - Festa de Noivado

Contos:
O Tonel

Alcântara - Pão, Sal e Foguetes

Das Amazonas Der Ring schließt sich.

Phelippe Rubart - Pintor Frânces

Poesias Ciganas

Reflexões sobre os oprimidos

Adeus Babitonga

Sonho Russo / Foguetão

Guararapes

Cravinhos

Pessankas

Família Reiswitz

Ribeirão Preto

Família Heberle

Contribuição Teuta

Legionários

Meridiano das Tertúlias

Os Brummer

Museu ucrâniano

Registrado em
Cartório:
12/09/1962
Campinas • SP
Brasil
Redação

ANO XXXIX                   www.jornaldosmunicipios.go.to       •  HOME
Português     English     Français     Italiano     Español     Deutsch

 

Adeus Babitonga
USINOR


Nossa Senhora das Graças Rogai por nós.
Jesus Cristo tende piedade de nós!

 

Se um dia
eu tiver coragem
de entrar no mar,
cada onda que
bater no meu corpo,
será um abraço de despedida.

Adeus Babitonga!
Minha doce Ilha.
Suas praias cristalinas
serão de sulfato
de cobre escaldante.
Os seus peixes de amoníaco.
Comme un bol d'acide

O profundo mar
terá maré negra de titânio.
Os pássaros sufocarão
nos frutos amargos do aço.
Adeus Babitonga!
As mães morrerão ao dar a luz.
Mas se o infante for vivente,
terá leite aniquilado.

Os ventos gemerão de pavor.
Os teus rios, Babitonga,
pântanos da Usinor.
E o orvalho puro,
serão lágrimas
do padre que nunca,
nunca, maldisse nada.

Don Antonio Maragno Lacerda
Prêmio UNESCO 2001

If one day
will have courage
to enter ins the sea,

each wave that
to beat in my body
will be one hugs of farewell.

Babitonga Good bye!
My candy Island !
Its crystalline beaches
will be to escalde
copper sulphate
.
Its fish of amoniaco.
Comme un bol d'àcide.

The deep sea
will have black titanium.
Tide birds will suffocate
in bitter fruits of steel.
Babitonga Good bye!
The mothers will die when
giving the light.
But if the infant will living,
will have verwhelmed milk.

The windswill moan of terror.
Your rivers, Babitonga,
quagmires of the Usinor.
The pure dew,
will be tears
of the priest who never,
never, cursed nothing.

Don Antonio Maragno Lacerda
Prêmio UNESCO 2001


 

DESENVOLVIMENTO SIM! irresponsabilidade, Não !!
COMUNICADO AO PÚBLICO

FÓRUM DE ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC.

Ref: USINOR em Santa Catarina.

Vem através deste jornal, exercer o direito de se manifestar publicamente.

O Fórum de entidades declara que não foram consultados pelo Governo Municipal e Estadual, nem pela USINOR, no que se refere as conseqüências e o impacto ambiental de uma indústria Siderúrgica em São Francisco do Sul (Ilha de Babitonga) - SC, sendo esta atitude, descaso e desrespeito ao cidadão fransisquence.
Vimos através deste manifesto, (distribuído em Boletins e divulgado a imprensa) pedir os seguintes esclarecimentos à Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, Governo do Estado de Santa Catarina, Governo Federal, e ao Grupo USINOR - Projeto Vega do Sul e às empresas coligadas a este Grupo.

Quanto a Água :

• Indiscutivelmente, a água é o bem mais precioso de que dispomos. Nosso DIREITO a água, está previsto no Art.225 da CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA e nos PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO À VIDA.

• NÃO TEMOS ÁGUA PARA A FÁBRICA,POPULAÇÃO PERMANENTE E PARA OS TURISTAS QUE NOS VISITAM, COMO FICARÁ NO FUTURO, COM O NOSSO CRESCIMENTO ?

• Na Ilha de SFS não existe água suficiente para atender a demanda da população local..Menos metade da população que tem água encanada, utiliza água vinda do continente.A água solicitada pela empresa, inicialmente era de até ll5 Vs. Hoje, depois de polêmicas discussões comprometerem-se a utilizar 22Vs na primeira fase e mais 23 Vs na segunda fase. TOTAL A SER UTILIZADO: 45 litros pôr segundo; a água será captada da Bacia do Rio Saí Mirinzinho; a nossa reserva de água mais próxima.
Na parte mais alta temos possibilidade de captação máxima de 52 Vs; a captação do Rio Sai Mirim ( na divisa com Itapoá) quando em época de estiagem.

• Todos os cálculos sobre disponibilidade de água para SFS estão baseados em projeções, tem seu valor, mas como corremos riscos de ficar sem água - não deveríamos ser realmente medidos?

• Queremos prova CABAL E INDISCUTÍVEL da EXISTÊNCIA DE ÁGUA PARA FORNECIMENTO Ã INDÚSTRIA, QUE NÃO PROVOQUE, EM FUTURO PRÓXIMO O DESABASTECIMENTO Ã POPULAÇÃO FRANCISQUENSE.

• A instalação da USINOR trará tantas empresas - uma constelação, segundo o prefeito - estas não utilizarão nenhuma água? Seus funcionários não irão morar aqui, ou em Joinville como a maioria dos funcionários da Petrobrás ?

• E o aumento da população ? Nesse caso também existem projeções ? De onde a CASAN - Cia Estadual de Água - vai conseguir a água para a fábrica, sem comprometer o futuro de São Francisco do Sul, de nossas praias e preservando os mananciais do Distrito do Saí ?

• A empresa francesa "Vivendi" foi contratada pela USINOR para fornecer energia elétrica para a construção de gasoduto de 42 HM e fornecimento de água pôr 300 MILHÕES de EURO. ( E as empresas brasileiras??). Quando seremos consultados pela "Vivendi" e como os executivos desta companhia pretendem fazer ?

QUANTO A EMPREGOS :

• Como está sendo planejada a vinda de outras empresas que gerarão empregos em torno da USINOR? Quanto elas consumirão de recursos locais?

• Prometem 400 empregos e tiram 1.500 empregos diretos dos que vivem da pesca e 1.000 indiretos. Como ficarão aqueles que não conseguirem emprego na fábrica, pois nossa população não está tecnicamente preparada para ser absorvida como trabalhadores ? Nosso povo precisa de empregos hoje. Que providencias a Prefeitura Municipal está adotando, para preparar os nossos jovens para competir pêlos empregos futuros, que talvez, venham a ser criados ?

• Quais as providencias que estão sendo tomadas, para cadastrar as pessoas que já estão chegando de diversas regiões do país, para trabalhar na futura fábrica ?

• Em São Francisco do Sul, já temos a Petrobrás e a Bunge-Ceval. Não resolveram os problemas da cidade e criaram novos problemas de poluição. Valerá a pena ir pôr este caminho a qualquer preço ?

• A maricultura está começando a se tornar uma importante atividade alternativa para o nosso pescador. Que impacto terá nesta atividade, a potencial poluição pôr metais pesados ?

QUANTO AOS POLUENTES

• Sabemos que ISO, é apenas manual de procedimentos e não sinônimo de não poluentes. Somente poucas plantas industriais da USINOR no mundo, estão certificadas com a ISO 14001: França, Bélgica,Espanha,Itália e Tailândia. As outras todas, correrão atrás disto, até o fim deste ano. ( fonte http://www.usinor.fr) .

• O emissário de efluentes na Praia Grande, soltará quais poluentes nas águas do mar ? As correntes marítimas levarão estes metais e poluentes para todo o sul do Brasil, inclusive `as Ilhas Malvinas, se atingirem a corrente dominante, ou num corrente marítima que confinará os efluentes na Praia Grande, Prainha, Enseada,Ubatuba, Capri, Baia da Babitonga, com grandes possibilidades de atingirem as praias paranaenses.

Como ser o DESCARTE DOS EFLUENTES LÍQUIDOS da indústria, impregnados de SULFATO DE ZINCO e outros metais pesados e componentes químicos danosos `a vida e ao meio ambiente ? Qual o impacto sobre a indústria do Turismo e da Pesca ? O cádmio, mesmo em concentração baixa, além de ser altamente tóxico para determinadas espécies aquáticas - tem efeitos sobre o organismo humano, podendo se acumular lentamente em vários tecidos do corpo humano tais como: fígado, ossos, rins pâncreas e tireóide. O zinco, altamente cumulativo, causa sérios problemas na fisiologia, principalmente dos peixes, tornando-os impróprios para consumo. O homem ao se alimentar sistematicamente desses peixes contaminados, pode adquirir problemas de pele e mucosas ( N.R. Vide poema acima).

• E Quanto ao descarte dos afluentes GASOSOS NA ATMOSFERA `A BASE DE GÁS CLORÍDRICO, que provoca c h u v a á c i da ? Que atingirá a Serra do Mar e Mata Atlântica do Paraná e Santa Catarina ? CHUVA ÁCIDA são partículas de ácido sulfúrico e ácido nítrico solúveis na chuva, que causam os seguintes problemas no organismo humano: Nariz e Garganta - casos de asma e sinusite. Olhos - conjuntivite.
Cardiovasculares -(Fonte: http:// www.bio2000.hpg.ig.com.br).
Destroem florestas, queimando as folhas das árvores; tornando o solo ácido ou provocando sua erosão. Podem também ocasionar um deslocamento de elementos do solo, como alumínio, cálcio, magnésio e potássio. Quando liberados, esses elementos são levados pelas enxurradas ou ventos, causando alteração química do solo e envenenando cursos d'agua. As chuvas ácidas, podem causar danos, também, em metais e pedras. A carroceria dos carros, de regiões atingidas, podem se deteriorar rapidamente. Manumentos históricos sofrem danos sérios, Quando a precipitação atinge rios e lagos, mata peixes e outros organismos aquáticos. ( Fonte: http://ipb.8m.com/acida.htm).

• O d e s c a r t e de lixo s ó l i d o de alto poder poluidor ao meio ambiente e que sera produzido em volumes consideráveis, tendo EM VISTA A UTILIZAÇÃO DE 900 MIL T O NE L A D A S/ano DE AÇO BRUTO E OUTRAS MATÉRIAS PRIMA NA CONFEÇÃO`AO DE LÂMINAS (Óleos e outros produtos químicos) - QUE IMPREGNARÃO OS DEJETOS SÓLIDOS.

• O que significa "EXTRAGAL" da canadense DOFASCO E 'hot dip galvanization" - PARA O MEIO AMBIENTE ?

• O povo do Estado do Paraná deve ser também esclarecido quanto a Serra do Mar - chuva ácida e quanto a poluentes trazidos pelas correntes marítimas para o litoral paranaense.

• Estas e outras perguntas, estão ocorrendo às pessoas que se preocupam com o futuro de São Francisco do Sul- SC. Estamos esperando as respostas pôr parte dos responsáveis, para trazer tranqüilidade para nossa comunidade, pois nosso futuro, começa a ser construído hoje - no presente. Pense você em tudo o que estas mudanças pode trazer para nossas vidas - para a vida de nossos filhos - para nossa Ilha, para o Estado de Santa Catarina, e para o vizinho Paraná. Lembre-se: ninguém pode impedir a uma empresa que atenda a tudo que a Lei exige, de se instalar, mas nem seus milhões de dólares colocam a USINOR acima da LEI.

• Não são os ambientalistas que atrapalhando a vinda da USINOR - é a Lei que está sendo invocada. A própria Justiça Federal, está esperando respostas. A F A T M A recomenda mais estudos e o EIA/rima encomendado e pago pela empresa - prevê conflitos entre a população e a empresa no futuro. Quando todos pensam igual - é porque ninguém está pensando!

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

A COMUNIDADE FRANCISQUENSE, REPRESENTADA PELAS ONGS: AMECA, ITAGUASSURF, COLONIA 72,APPSE, EDCHSF, ACEA, ACARAÍ, AMAP, AAP, e INTERESSADOS NA PRESERVAÇÃO DA VIDA E DO MEIO AMBIENTE, NÃO SÃO CONTRA O DESENVOLVIMENTO OU O PROGRESSO DA REGIÃO - NEM MESMO DA ILHA ENCANTADA DE SFSUL (SC) - SANTUÁRIO ECOLÓGICO, QUE JÁ POSSUI PROBLEMAS AMBIENTAIS OCASIONADOS PELO E S T A N C A M E N T O DA POLUIÇÃO DE JOINVILLE - NA BAIA DE BABITONGA; REPRESENTADA PELA

IRRESPONSÁVEL ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO, NA DÉCADA DE 30, QUANDO NA CONSTRUÇÃO DO FAMIGERADO " c a n a d o L i n g u a d o " - DA FALTA DE ESGOTOS 80 % DAS COMUNIDADES DE S.F.S. (SC) PRINCIPALMENTE NAS P R A I A S, ALÉM DO DESCARTE DE EFLUENTES DE S U L F E T O e F E N Ó I S EFETIVADOS PELA P E T R O B R 'A S , DURANTE EXTENSO PERÍODO - O QUE CONTAMINOU O LENÇOL FREÁTICO E O MANANCIAL DA BACIA DO RIO ACARAÍ E L A G O A DO C A P I V A R U.

> AS ONGS NÃO PODEM SER TRANSFORMADAS EM BODES EXPIATÓRIOS DA IMPOTÊNCIA DOS GOVERNOS M U N I C I P A L- E S T A D U A L - F E D E R A L. QUE PROMETERAM ÁGUA EM ABUNDÂNCIA, ENERGIA , GÁS E OUTROS BENEFÍCIOS; SEM TEREM EM MÃOS, ESTUDOS QUE DESSEM SUSTENTAÇÃO A COMPROMISSOS ASSUMIDOS COM A EMPRESA F R A N C E S A .

MAIS UMA VEZ O POVO NÃO PODE PAGAR PÊLOS ERROS DOS GOVERNANTES. NOSSO DIREITO `A VIDA, ÁGUA E AO AR - É INALIENÁVEL E INEGOCIÁVEL.

DESENVOLVIMENTO SIM - IRRESPONSABILIDADE - NÃO !!

PRINCIPAIS FONTES E IMPACTOS DE ALGUNS METAIS PESADOS >.( FONTE; GREENPEACE - Telefone Celular/Mobile(+5511) 9900-7796. Tica Minami. http:// www.greenpeace.org.br Fax:(+5511) 3082-5500)

 

Metal
Fontes Principais
Impácto na saúde e no meio ambiente
Chumbo Indústria de baterias automotivas, chapas de metal semi-acabado,canos de metal,cable, sheating,aditivos em gasolina,munição, indústria de reciclagem de sucata de baterias automotivas para reutilização de chumbo. Prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso em geral. Afeta o sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor. Eleva a pressão arterial. Agente teratogênico (que acarreta mutação genética)
Cádmio Fundição e refinação de metais, como zinco,chumbo e cobre.derivados de cádmio são utilizados em pigmentos e pinturas,baterias, processos de galvanoplastia, solda, acumuladores,estabilizadores de PVC, reatores nucleares. É comprovadamente um agente cancerígeno, teratogênico e pode causar e pode causar danos ao sistema reprotutivo


HOME
e-mail