3-A AMEAÇA DE DOLARIZAÇÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA NA DÉCADA DE OITENTA.
3.1- INTRODUÇÃO.
Com a crise dos anos oitenta, o Brasil começa a passar por uma situação muito delicada por causa das crescentes taxas de inflação que estavam sendo observadas neste mesmo período.
Alguns países da América latina (como a Argentina) que passaram pela mesma situação do Brasil, estavam experimentando uma nova forma de política econômica: a dolarização.
Este capítulo está dividido em três partes que analisam conjuntamente o processo de dolarização em uma economia, e também a ameaça de dolarização da economia brasileira.
Na primeira parte enfoca-se os aspectos gerais da dolarização, o seu conceito juntamente com o de hiperinflação, e também analisa-se os tipos de dolarização, seja ela aguda, crônica ou apenas a ameaça de dolarização.
A segunda parte do capítulo revela as causas da dolarização, as condições necessárias para um país adotar a dolarização como política econômica, e os efeitos desta política na economia do país.
A terceira parte enfoca o porquê da ameaça de dolarização no Brasil, e qual a diferença entre a economia brasileira e as economias que adotaram a dolarização como política econômica. Nessa parte é enfatizado a alta rentabilidade dos títulos públicos brasileiros, funcionando como um termômetro para evitar a fuga de capitais e a dolarização aberta da economia brasileira.