Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Estrutura Curricular


 

I SEMESTRE

II SEMESTRE

Teorias da Comunicação

Pensamentos Filosóficos

Oficina de texto

Específica +Optativa

Semiótica da Comunicação

Psicologia da Comunicação

Oficina de Criatividade

Complementar Obrigatória + Optativa

III SEMESTRE

IV SEMESTRE

Comunicação e Cultura Brasileira

Comunicação e Arte

Oficina de audiovisual

Específica +Optativa

Sociologia da Comunicação

Ciências da Linguagem

Estética da Comunicação

Complementar Obrigatória +Optativa

V SEMESTRE

VI SEMESTRE

Mídia Digital

Gestão em Comunicação

Oficina de assessoria de Comunicação

Específica +Optativa

Comunicação Política

Comunicação Ética e Legislação

Pesquisa em Comunicação

Complementar Obrigatória +Optativa

VII SEMESTRE

VIII SEMESTRE

Técnicas em Pesquisa de Opinião

Comunicação e Marketing

Oficina de Jornalismo On Line

Específica +Optativa

 

Projeto Experimental + Optativa

 

 

FLUXO COMUM AO CURSO DE GRADUAÇÃO - EMENTÁRIO

 

Teorias da Comunicação (FC11) Comunicação de Massa - Apocalípticos x Integrados. Primeiro paradigma: Sociologia funcionalista norte-americana e a Escoa de Frankfurt. Walter Benjamim e Marshall McLuhan. Pós-guerra: Cibernética x Semiótica. Terceiro momento: a contracultura e os teóricos contemporâneos do ciberespaço.

Pensamentos Filosóficos (FC21) De pré-socráticos aos clássicos gregos. Raízes da modernidade: racionalismo e empirismo. A crítica kantiana. O positivismo na ciência e na filosofia. Freud, Nietzsche e o idealismo alemão. O marxismo como filosofia e prática política. O pensamento filosófico contemporâneo.

Oficina de Textos (FC31) Discurso e Texto. Componentes articulatórios dos discursos. Texto e coesão. Discurso e coerência. A exposição de Idéias. A dissertação. Procedimentos de delimitação de assuntos.

Semiótica da Comunicação (FC12) Estudo da ciência dos signos. Platão, Santo Agostinho e Sir Charles Peirce.  Ferdinand Saussare e o estruturalismo até Roland Barthes. Funções dos vários sistemas sígnicos.  Estrutura da Narrativa nos meios impressos e audiovisuais. Bystrina e a Semiótica da Cultura.

Psicologia da Comunicação (FC22) A história da psicologia social e do estudo psicológico dos eventos sociais. Os contemporâneos: Psicologia Cognitiva e Sociologia Clínica (Enriquez).  

Oficina de Criatividade (FC32) Igualdade e diferença – coletivas e individuais. Singularidade e Complexidade de cada um e do grupo. O que é criatividade? Treinando: alguns problemas e suas soluções.

Comunicação e Cultura Brasileira (FC13) Análise da cultura brasileira em suas diversas manifestações. Cultura de Massa, Cultura Popular e Cultura de Elite. A indústria cultural e sua ação homogeinizadora sobre a sociedade. Formação da sociedade brasileira em seus aspectos políticos e culturais. Cultura brasileira contemporânea.

Arte e Comunicação (FC23) Interpretação sociológica da arte. A arte como expressão social no momento histórico. Breve história da arte. Tendências da arte contemporânea.  Perspectivas da arte brasileira. Arte regional. Arte pós-moderna.

Oficina de Audiovisual  (FC33) Linguagem.  Os elementos da linguagem áudio-visual.  As especificidades dos elementos da linguagem áudio-visual.  Análise do objeto a ser comunicado.  Pesquisa e criação.  Preparação de roteiros.  Pré-produção e decupagem.  Processo de edição de produtos áudio-videográficos.

Sociologia da Comunicação (FC14) Críticas teóricas: de conteúdo, crítica ideológica. A estrutura de comunicação na linguagem. A concepção instrumentalista da linguagem. A ordem da linguagem e a ordem da cultura.  O registro imaginário, simbólico e o real.  As três visões de mundo.

Ciências da Linguagem (FC24) As ciências da linguagem e as ciências humanas.  Transformações no domínio das ciências. A ciência e o homem. A questão do homem.  A questão do sujeito.  Anterioridade do significante (a enunciação).  O mundo, a ordem dos significados (o enunciado).  Linguagem e comunicação: a voz, o olhar e a escrita.  Linguagem e comunicação: os meios: rádio, jornal, televisão e multimeios

Estética da Comunicação (FC34) Estudo dos modelos teóricos de análise estética dos produtos de comunicação midiática. As relações entre o significado das obras e a dimensão de plasticidade de seus sentidos. As estratégias artísticas, os aspectos pragmáticos e fenomenológicos da produção do sentido na arte.

Mídia Digital (FC15) Hipermídia (internet e a web). Multimídia (edição de CDs). A convergência das mídias, microondas e banda larga. Produção de uma revista virtual.

Gestão em Comunicação (FC25) A informação como produto e como serviço. A organização de empresas de comunicação (veículos, produtoras e agências) e seu funcionamento. Planejamento estratégico contra o relógio, o ‘macro deadline’.  Oportunidades e perfis de mercado.

Oficina de Assessoria de Comunicação (FC35) Definição: um meio termo entre jornalismo e publicidade? A empresa e a mídia. Assessoria de imprensa x assessoria de comunicação. Relações específicas com empresas de comunicação (veículos, agências e produtoras). Relações Gerais: a imagem da empresa e os públicos interno e externo.

Comunicação Política (FC16) Formas, modelos da comunicação política.  Estrutura e funcionamento da comunicação política.  Produtos de assessoria na área política.  Assessoria política, marketing e comunicação: conceitos, limites e posições.

Comunicação Ética e Legislação (FC26) Introdução aos Direitos Humanos. A nova lei de imprensa. Noções de direito constitucional, penal e em geral. Princípios éticos e deontologia.

Pesquisa em Comunicação (FC36) Método de trabalho científico. Métodos e Técnicas de Pesquisa. Conhecimento humano e conhecimento científico. Ap esquisa científica e suas etapas. Enfoque de pesquisa em Comunicação. Planejamento, execução e avaliação de pesquisa.

Técnicas em Pesquisa de Opinião (FC17) Planejando uma pesquisa de mercado. Métodos. Técnicas. Coleta de dados. Questionários. Estatística. Pesquisa quantitativa e qualitativa.

 Comunicação e Marketing (FC27) O papel do marketing na comunicação atual. Métodos, técnicas e paradigmas do marketing contemporâneo. O futuro do marketing.

Oficina de Jornalismo On Line (FC37) Sites de comunicação e sites de jornalismo. Produção de news na web e outras ferramentas (email, push, web, searchs). Redação de hipertexto.


ESPECÍFICAS - OBRIGATÓRIAS DA HABILITAÇÃO DE REPORTAGEM (ERs)

I SEMESTRE

II SEMESTRE

Oficina de Impresso I

Atividades Complementares Obrigatórias

III SEMESTRE

IV SEMESTRE

Oficina de Fotojornalismo I

Atividades Complementares Obrigatórias

V SEMESTRE

VI SEMESTRE

Oficina de Radiojornalismo I

Atividades Complementares Obrigatórias

VII SEMESTRE

VIII SEMESTRE

Oficina de Telejornalismo I

Projetos de Conclusão em Reportagem


Oficina de Jornalismo Impresso I (ER1) Pauta, importância, vantagens e desvantagens, o pauteiro. Apuração de dados. A importância das fontes. Estrutura da notícia, formas de redação, estruturação do texto. Título e sua importância. Edição, função do editor. Outros gêneros de texto jornalístico, entrevista e reportagem. A infraestrutura do planejamento gráfico. Produção e edição do jornal laboratório. 

Oficina de Fotojornalismo I (ER2) História do fotojornalismo. O fotojornalismo dos anos 20 e 30. Concepção e realização da reportagem. Forma e o conteúdo. Decupagem de uma reportagem fotográfica. Análise das imagens. 

Oficina de Radiojornalismo I (ER3) Programas jornalísticos: da pauta a realização. Estratégias de produção.  Reportagem. Transmissão ao vivo. A entrevista. Edição de matérias jornalísticas. Programas especiais e apresentação de programas.

Oficina de Telejornalismo I (ER4) Jornalismo na TV. Definição. O telejornal, suas funções e métodos de produção. A notícia na TV. A reportagem de telejornal. Equipamentos e práticas. Normas, aplicações e exercícios práticos. Edição de reportagens. A avaliação crítica dos produtos elaborados.

Projeto de Conclusão em Reportagem (PCR) Os Projetos de Conclusão de Curso substituem a disciplina intitulada ‘Projetos Experimentais’, cursada no último semestre do curso, de trabalhos relacionados com a habilitação em jornalismo, em forma de monografia, fita gravada de som e/ou imagem, sempre realizadas em laboratórios da própria escola.


ESPECÍFICAS - OBRIGATÓRIAS DA HABILITAÇÃO DE EDIÇÃO (EEs)

I SEMESTRE

II SEMESTRE

Oficina de Impresso II

Atividades Complementares Obrigatórias

III SEMESTRE

IV SEMESTRE

Oficina de Fotojornalismo II

Atividades Complementares Obrigatórias

V SEMESTRE

VI SEMESTRE

Oficina de Radiojornalismo II

Atividades Complementares Obrigatórias

VII SEMESTRE

VIII SEMESTRE

Oficina de Telejornalismo II

Projetos de Conclusão em Jornalismo


Oficina de Jornalismo Impresso II (EE1) Pauta, importância, vantagens e desvantagens, o pauteiro. Apuração de dados. A importância das fontes. Estrutura da notícia, formas de redação, estruturação do texto. Título e sua importância. Edição, função do editor.  Outros gêneros de texto jornalístico, entrevista e reportagem. A infraestrutura do planejamento gráfico. Produção e edição do jornal laboratório. 

Oficina de Fotojornalismo II (EE2) História do fotojornalismo. O fotojornalismo dos anos 20 e 30. Concepção e realização da reportagem. Forma e o conteúdo. Decupagem de uma reportagem fotográfica. Análise das imagens. 

Oficina de Radiojornalismo II (EE3) Programas jornalísticos: da pauta a realização. Estratégias de produção.  Reportagem. Transmissão ao vivo. A entrevista. Edição de matérias jornalísticas. Programas especiais e apresentação de programas.

Oficina de Telejornalismo II (EE4) Jornalismo na TV. Definição. O telejornal, suas funções e métodos de produção. A notícia na TV. A reportagem de telejornal. Equipamentos e práticas. Normas, aplicações e exercícios práticos. Edição de reportagens. A avaliação crítica dos produtos elaborados.

Projeto de Conclusão em Jornalismo (PCE) Os Projetos de Conclusão de Curso substituem a disciplina intitulada ‘Projetos Experimentais’, cursada no último semestre do curso, de trabalhos relacionados com a habilitação em jornalismo, em forma de monografia, fita gravada de som e/ou imagem, sempre realizadas em laboratórios da própria escola.


ESPECÍFICAS - OBRIGATÓRIAS DA HABILITAÇÃO DE PRODUÇÃO (EPs)

I SEMESTRE

II SEMESTRE

Oficina de Redação em Rádio e TV

Atividades Complementares Obrigatórias

III SEMESTRE

IV SEMESTRE

Oficina: Direção em Rádio e TV

Atividades Complementares Obrigatórias

V SEMESTRE

VI SEMESTRE

Oficina:Produção e edição em Rádio

Atividades Complementares Obrigatórias

VII SEMESTRE

VIII SEMESTRE

Oficina: Produção e edição em TV

Projetos de Conclusão em Radialismo


 

Oficina de redação em Radio e TV (EP1) Noções de teoria musical. Compasso, andamento, ritmo, estética musical.  Efeitos dramáticos da música. Associações e sincronismo, imagens, ruídos, fala, música.

 

Oficina de Direção em Programas de Rádio e TV (EP2) Coordenação de equipe.  Enquadramento, movimento de câmeras.  Direção de atores, cenografia. Ilha de edição e mesa de corte (efeitos). Direção de Imagem em coberturas (jogo de futebol, por exemplo). Espelho e Execução de roteiros. Continuidade. Introdução à sonoplastia e à computação gráfica.

 

Oficina de Produção em Rádio (EP3) Diferentes tipos de gravadores. Técnicas de gravação e mixagem de som.  Diferentes tipos de microfones e suas utilizações. Operação em estúdio.  Operação em externa. Edição em fitas, montagens.  Realização de Programas.

 

Oficina de Produção em TV (EP4) Diferentes procedimentos para registro de imagem.  Edição de imagens e som.  Uso de efeitos especiais em TV. Animação com equipamentos eletrônicos.  Pós-produção.  

Projeto de Conclusão em Produção (PCP) Os Projetos de Conclusão substituem a disciplina intitulada ‘Projetos Experimentais’, cursada no último semestre do curso, 270 horas, de trabalhos relacionados com a habilitação em radialismo, em forma de monografia, fita gravada de som e/ou imagem, sempre realizadas em laboratórios da própria escola.


OPTATIVAS HABILITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (DOCs)  

Nivelamento em Informática (DOC1) Windows 2000. Noções de NT. Office (Word, Excel, Acess, PowerPoint). Introdução à Internet (programas de emails, navegação e pesquisa na web e intercomunicadores)

Informática para Comunicadores (DOC2) Programas específicos para: Jornalismo impresso (PageMaker e Quarker), Fotografia (Fotoshop e similares), Mídia Digital (Editores HTML e FTP) e vídeo (RealPlayer e Adobe Premium).

Comunicação Fotográfica (DOC3) A ‘escrita’ da luz – a fotografia com linguagem artística e como linguagem jornalística. História da Fotografia. Técnicas e possibilidades. Fotos e fotógrafos contemporâneos.

Temas Especiais em Cinema (DOC4) História do cinema. O cinema no Brasil (chanchada, cinema novo e atualidade). Os processos criativos no cinema. Linguagens. Abordagens sobre os gêneros cinematográficos. Teoria da montagem. Crítica.

Leitura e apresentação de textos (DOC5) Leitura crítica e leitura dramática. Técnicas de vocalização e interpretação. Locução em rádio e TV. Dicção e fonoaudiologia. Exercícios práticos.


 OPTATIVAS - HABILITAÇÃO EM JORNALISMO (DOJs)

Estilos Jornalísticos (DOJ1) Conceitos de discurso e de gêneros. Os gêneros do discurso jornalístico. Narrativas do relato da atualidade. As espécies argumentativas do comentário contemporâneo. Técnicas literárias em jornalismo. Ensaios jornalísticos.

História do Jornalismo (DOJ2) Jornalismo como produção e militância política. As condições históricas do surgimento e da formação de um público leitor do século XVI ao século XVIII.  Os jornalistas na revolução francesa. Os jornalistas dos períodos de comunicação de massa. Os jornalistas, o mundo capitalista e a revolução soviética de 1917. Os jornalistas na Segunda guerra mundial. Os confrontos militares, políticos e ideológicos dos anos 50 aos anos 80.

Administração jornalística (DOJ3) Funcionamento do sistema empresarial. A empresa de comunicação. O papel da empresa de comunicação na vida econômica. Funções administrativas de uma empresa jornalística. As diversas teorias de administração e as empresas jornalísticas. Planejamento e organização de empresas jornalísticas.

Jornalismo Científico (DOJ4) Conceito de ciência: métodos, leis e filosofia. A ciência como pensamento. O discurso argumentativo da ciência. A ciência como instituição. O discurso narrativo do jornalismo. Os paradigmas e a evolução dos conceitos científicos. Gêneros do jornalismo científico. A informação científica nas diversas mídias. A ciência contextualizada. A ciência na América Latina e outras regiões.

Seminários Especiais de Jornalismo (DOJ5) Jornalismo brasileiro, padrões jornalísticos, sistemas econômicos, o capital financeiro, economia agrícola, a questão da tecnologia, jornalismo político, direito, saúde pública, enfim, o estudo da atualidade e da sociedade contemporânea.


OPTATIVAS - HABILITAÇÃO EM PRODUÇÃO (DORs)

Linguagem de vídeo (DOP1) Caracterização da linguagem de televisão a partir da imagem, movimento de câmera. Gêneros e estruturas narrativas em televisão. Documentário e ficção.  Técnicas de produção de entretenimento. Informação, propaganda e material educativo.

Técnica de Veiculação (DOP2) Mídia. Os veículos: características. Aspectos quantitativos. Estratégia de veiculação. Público alvo e veículo. Uso das informações e pesquisa. A interação, veiculação e mensagens.Canais de difusão da mensagem publicitária ao veículo e ao público alvo.

Linguagem de Som e Imagem (DOP3) O complexo imagem/som como sistema de expressão, cinema e TV, diferenças e semelhanças, problemas da caracterização do cinema e da televisão como linguagem, especificidade do texto audiovisual, a narrativa audiovisual, elementos de análise de ficção cine/televisual, especificidade da ficção televisual, segmentação, serialidade, a emissora ao vivo e suas características, estrutura dos programas de informação, o telejornal como gênero específico de televisão, novos formatos audiovisuais.

Técnica de Mercadologia em Rádio (DOP4) O mercado de rádio. O mercado brasileiro. Audiência geral e especializada.  Aferição de audiência. Relação com o público e anunciantes. Técnicas de merchandising.

Organização de Produção em Rádio e da TV (DOP5) A evolução histórica e técnica do rádio.  Característica do rádio. Importância e objetivos. Noções básicas sobre processo de transmissão radiofônica. Estrutura das emissoras. Equipamentos, equipe e tarefas. Tipos de programação. Evolução histórica da TV, especificamente do telejornalismo.  Princípios da transmissão de imagens: VHS, microondas, satélites. TV a cabo, TV monocromática. Equipamentos de televisão: características, funcionamento e utilização na produção, gravação, edição e transmissão, especialmente telejornalismo.  


Atividades Complementares Obrigatórias

As Atividades Complementares Obrigatórias (ACOs) prevista no currículo do curso de graduação serão realizadas na forma de disciplinas. Para feito de computação de carga horária serão consideradas as seguintes modalidades de atividades complementares obrigatórias: Programas Especiais, Práticas de Pesquisa, Produtos técnico-artísticos, Eventos Acadêmicos e Estágio Acadêmico Universitário.

·         Programas Especiais - são as atividades institucionais tais como: programa de monitoria, programa de bolsa de trabalho, bolsas de extensão e outras – sempre desenvolvidas sob a orientação de um professor.

·         Práticas de Pesquisa – são as atividades de investigação sistemática de um tema com vista ao crescimento do conhecimento científico ou cultural – coordenada por professores ou pesquisadores responsáveis. Todo aluno deve pagar, obrigatoriamente, 180 (cem) horas durante todo curso com essas atividades.

·         Produtos técnico-artísticos – fotos, textos literários, imagens, música, espetáculos, vídeos e quaisquer produtos culturais, materiais técnicos ou artísticos, elaborados pelos estudantes, voltados para veiculação, com supervisão de professores.

·         Eventos Acadêmicos – atividades realizadas com períodos, prazo de realização e carga horária determinada, realizada por instituições reconhecidas, sob a forma cursos, seminários, oficinas, 

·         Estágio Acadêmico Universitário – A prática de estágio supervisionada será realizada em órgãos ou entidades afins desde que em atividades na área de comunicação.

Ao contrário de outros cursos de comunicação que optaram por implantar atividades/crédito de pesquisa e de extensão simultaneamente às 'horas-aula' em cada semestre durante todo curso, entendemos que esta inserção deva ser gradual e alternada, permitindo que aluno conheça as todas as possibilidades de desenvolvimento oferecidas e escolha em quais quer se aprofundar. Também termina a concentração de disciplinas teóricas nos primeiros semestres e de disciplinas técnicas no final do curso. Neste modelo proposto, o aluno em um semestre paga créditos de extensão vinculados a disciplinas técnicas obrigatórias, e, no semestre seguinte, paga créditos de pesquisa vinculados a disciplinas obrigatórias teóricas. E, nos dois últimos semestres, o estudante pode pagar seus créditos de pesquisa e extensão onde preferir. Por outro lado, todos professores, principalmente os que trabalham em regime de dedicação exclusiva, devem dividir sua carga horária entre a sala de aula, uma das 3 bases de pesquisa e um dos 4 núcleos de extensão.

Quatro Núcleos de Extensão:

Três Bases de Pesquisa:

1)  Rádio

2)  Televisão

3)  Fotografia

4)  Impresso (Jornal Laboratório)

1)  Mídia e Poder

2)  Imagem e cultura

3)  Comunicação e Educação


As Atividades Complementares Obrigatórias deverão ser realizadas pelos estudantes de Comunicação Social em um total 400 (quatrocentas horas) de carga horária destinada em cada uma das habilitações.

Importante: no sexto período, dois semestres antes de conclusão do curso, o aluno deverá solicitar a computação da carga horária dessas atividades, através de processo protocolado na secretaria geral dos cursos, com os seguintes documentos:

a) requerimento escolar, fornecido para coordenação do curso;

b) certificado de cada uma das atividades cursadas, contendo: carga horária, período de realização, órgão emissor, resultados e relatório e assinatura do professor supervisor;  e publicações, citação na imprensa ou outros anexos.


MODELO DE PROJETO

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

WEBJORNAL LABORATÓRIO HABILITAÇÕES E ESPECIALIZAÇÕES