Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Faculdade de Direito
Universidade de Lisboa

clik.to/estadodesitio

Editorial

ENFIM, O SONHO SE TORNA REALIDADE !

Este minuto que passa é a nossa oportunidade de mudar a realidade envolvente, este é o sonho , para que tal aconteça é necessário apontar e provar do amargo e do doce da vida esta é a interpretação que fazemos (ES) do sonho.

Algures, numa viagem rumo a Lisboa, ocorreu-nos aquilo que muitas vezes nos tinha ocorrido, mas nunca se tinha materializado em palavras.
Demos por nós a escrever mentalmente este editorial vezes sem conta, e uma vez que se trata do primeiro número, havia a necessidade de demonstrar o objectivo deste projecto. No entanto, tal tarefa tornava-se extremamente difícil, tendo em conta que o trabalho encetado por todos levava a uma imagem única daquilo que o “Estado de Sítio” (ES) representava para cada um.
- Eis, se não quando... o filme que era exibido durante a viagem lançou uma série de ideias das quais duas frases nos ficaram na memória;
“cada momento que passa é uma nova oportunidade para mudar o rumo da realidade envolvente” e “ para se conhecer o doce é necessário percorrer o amargo da vida” ; qualquer coisa assim...
Os mais atentos, ou aqueles que tiveram a oportunidade de o ver, já perceberam que se trata de um filme acerca do limiar da realidade e do sonho, ou mais concretamente, quando e porquê estamos perante qualquer um destes estádios.
De forma alguma queremos fazer uma crítica cinematográfica ( a rúbrica dos 7 sentidos que trate disso), no entanto, a temática suscitada;- o que é o sonho? - ; - o que é a realidade?-; transporta-nos para a necessidade inerente que cada ser humano tem em se alienar, ou simplesmente, fazer uma interpretação diferente daquilo que nos rodeia.
O sonho surge então como um escape, como uma figura de estilo, como algo que nos acolhe e fornece o calor para continuarmos a lutar.
O sonho é simultaneamente o irreal e aquilo que não gostaríamos que fosse a realidade. É claro!, tão claro como uma questão de interpretação pessoal.
Tudo aquilo que vemos, tudo aquilo ouvimos, tudo aquilo que tocamos nada mais é do que a imagem filtrada pela nossa interpretação. A realidade é, e sempre será, filtrada nos nossos sentidos. Em última análise, será sempre a nossa mente a atribuir o tom a cada uma das cores.
Este minuto que passa é a nossa oportunidade de mudar a realidade envolvente, este é o sonho , para que tal aconteça é necessário apontar e provar do amargo e do doce da vida esta é a interpretação que fazemos (ES) do sonho.
Este projecto representa algo de muito pessoal e diferente para cada um de nós, esperamos que não seja apenas um sonho, que não se desvaneça com o passar dos tempos, e que cada momento seja a nossa oportunidade de ajudar a criar uma impressão em todos aqueles que querem ter opinião.
... A obra vive do desejo de a partilhar...

Direcção do ES

(...) Deus quer
O Homem sonha
A obra nasce
(...)

Fernando Pessoa

Associação Académica da Faculdade de Direito Faculdade de Direito de Lisboa Universidade de Lisboa
[ Estatutos | Termos de Utilização | Contactos | Guestbook | Mapa do Site ] © Estado de Sítio 2003
Webdesign:
Optimizado para browsers 6.0, 1024x768