Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Pelo Telefone


Pelo telefone - de Donga (Ernesto dos Santos) - foi gravado pela Casa Edison em 1917, é considerado o "primeiro samba", o que não é verdade.

Em 1911 foi gravado o samba Em Casa de Baiana, de autor desconhecido, executado por um conjunto musical para a casa Faulhaber (Favorite Record No 1-452.216), que não alcançou sucesso, daí a razão de Pelo Telefone ser considerado o primeiro samba. Era um samba de partido alto. Segundo Donga, apenas os mais velhos, mais experientes é que ousavam cultiva-los, pois seus estribilhos eram sempre improvisados pela roda de samba, que ajudava na marcação batendo palmas. Em 1914, a mesma casa ainda gravou o samba de Catulo da Paixão Cearense A viola está magoada.

Mas também não foi Donga quem compôs o dito "primeiro samba". Desde 1910, existia um grupo de músicos que se reuniam na casa de Tia Ciata, uma baiana festeira. Entre eles estavam Sinhô, Pixinguinha, China (irmão de Pixinguinha), Hilário, João da Baiana, Donga, etc... Sinhô era pianista profissional e era apelidado de "O rei do Samba", além disso era um compositor polêmico, talentoso e muito briguento. Em 1917, Sinhô rompe com o grupo (quase todos brigaram entre si), e Donga, apoiado pela Casa Edison registra a samba em seu nome. Este samba é um samba de criação coletiva, sendo a letra é de Mauro de Almeida e Didi da Gracinda (segundo o próprio Donga) e a música teve a participação de Sinhô, João da Baiana, Germano, Tia Ciata, Hilário e Donga. Mas Donga já havia registrado a partitura na Biblioteca Nacional do Rio de Janiro, um ano antes (1916), apenas em seu nome.

O sucesso da música foi muito maior que o esperado, e a briga pela autoria na mesma proporção, embora não existisse na época o pagamento dos direitos autorais. Neste caso o que entrou em jogo foi a vaidade pessoal, além da ira coletiva contra Donga.

Sentindo-se lesado pelo resto do grupo (como diria mais tarde ao reatar com Pixinguinha), Sinhô começa uma verdadeira "batalha musical" com o grupo de Tia Ciata, trabalhando intensivamente, criando seus melhores arranjos e suas músicas mais conhecidas posteriormente.

Ainda no carnaval de 1917 ele compõe a marcha Resposta a inveja, considerada uma de suas melhores músicas, especialmente contra o grupo de Tia Ciata. Como era diretor geral do bloco As Sabinas da Kananga, sua música passou a ser cantarolada pelas ruas do Rio, desafogando suas mágoas.

Sinhô ouviu uma música de China num bar, correu e a registrou como sua. Quando questionado afirmou: "Música no bar é que nem passarinho, quem pega é dono."

Em 1919, Pixinguinha e China em resposta a esta desonestidade e incomodados pela música Quem são eles?, compõem em reação a desonestidade a música Já te digo, onde descrevem Sinhô como alto, magro feio e desdentado.

Sinhô responde em 1920 com a música Pé de anjo, relacionando com o grande pé que o China tinha, dizendo: "tenho uma tesourinha que cortava ouro, marfim e serve também para cortar línguas que falam de mim."

De qualquer modo, quem mais ganhou com os desentendimentos foi a música brasileira, porque todos passaram a produzir músicas tão bem trabalhadas que atravessaram o tempo e chegaram aos nossos dias.


Voltar
Dezembro de 1994