Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
next up previous contents
Next: Operações Vetoriais Up: Álgebra Vetorial - Revisão Previous: Exemplo 1 - Cálculo   Contents

Representação analítica de vetores

Outra interessante abordagem ao se trabalhar com vetores está em se adotar a sua representação analítica, o que facilita o cálculo das operações vetoriais que veremos mais adiante. Obviamente, essa abordagem não inviabiliza a abordagem gráfica, porém se mostra bem mais eficiente quando estamos trabalhando no espaço vetorial tridimensional. Genericamente, podemos representar analiticamente um vetor do seguinte modo:


\begin{displaymath}
\vec{v} = x \vec{i} + y \vec{j} + z \vec{k}
\end{displaymath} (1.1)



Onde \bgroup\color{black}$x \vec{i}$\egroup, \bgroup\color{black}$y \vec{j}$\egroup e \bgroup\color{black}$z \vec{k}$\egroup são vetores que representam as projeções do vetor \bgroup\color{black}$\vec{v}$\egroup sobre os eixos \bgroup\color{black}$x$\egroup, \bgroup\color{black}$y$\egroup e \bgroup\color{black}$z$\egroup, repectivamente. Vamos entender melhor como isso funciona utilizando um exemplo bidimensional: Consideremos o vetor apresentado no exemplo 1, um vetor que tem origem em \bgroup\color{black}$(0,0)$\egroup e extrmidade em \bgroup\color{black}$(3,4)$\egroup, conforme está mostrado na Figura 1.2.



Na realidade o que fizemos foi substiruir a representação do vetor \bgroup\color{black}$\vec{v}$\egroup por uma soma vetorial cujo resultado é igual a \bgroup\color{black}$\vec{v}$\egroup. Entenderemos melhor isso mais adiante quando estiver-mos estudando a soma de vetores.

Figure 1.3: Projeções vetoriais em duas dimensões
\resizebox{50mm}{60mm}{ %
\vspace{-20mm} %
\includegraphics{/home/marvinsc/Academico/Ueg/Mecanica/2001_1/Aulas/Figuras/projvec.eps}}



Como já calculamos anteriormente, esse vetor tem módulo igual a 5 e forma \bgroup\color{black}$53,13^{o}$\egroup com o eixo \bgroup\color{black}$x$\egroup. Calculando o módulo da projeção desse vetor sobre o eixo \bgroup\color{black}$x$\egroup acharemos o número 3, e prodecendo da mesma forma em relação ao eixo \bgroup\color{black}$y$\egroup acharemos o número 4. Assim, podemos completamente descrever o vetor do exemplo 1 do seguinte modo:


\begin{displaymath}
\vec{v} = 3 \vec{i} + 4 \vec{j}
\end{displaymath} (1.2)



O caminho inverso também é perfeitamente possível, ou seja, dado um vetor \bgroup\color{black}$\vec{v} = 3 \vec{i} + 4 \vec{j}$\egroup pode-se calcular o módulo e a direção desse vetor. Nesse caso, o módulo do vetor é calculado como sendo a raiz quadrada da soma dos quadrados dos módulos das projeções, ou seja:


\begin{displaymath}\bgroup\color{black} \vert v\vert = \sqrt{3^2 + 4^2} \egroup\end{displaymath}



Os cossenos diretores são calculados da seguinte forma:

a)
$\lambda_x = \frac{proj_x}{\vert v\vert} = \frac{3}{5}$
b)
$\lambda_y = \frac{proj_y}{\vert v\vert} = \frac{4}{5}$



Onde \bgroup\color{black}$proj_x$\egroup e \bgroup\color{black}$proj_y$\egroup são respectivamente as projeções do vetor \bgroup\color{black}$\vec{v}$\egroup sobre os eixos \bgroup\color{black}$x$\egroup e \bgroup\color{black}$y$\egroup. Note que a soma dos quadrados dos cossenos diretores sempre é iagual a unidade.


next up previous contents
Next: Operações Vetoriais Up: Álgebra Vetorial - Revisão Previous: Exemplo 1 - Cálculo   Contents
marvinsc 2006-03-29