Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
next up previous contents
Next: Finalmente, equilíbrio de forças Up: Equilíbrio de forças sobre Previous: Produto vetorial misto em   Contents

Momento de uma força em relação a um eixo

Bom, agora que já relembramos um pouco mais de álgebra vetorial, vamos definir em termos matemáticos o que o momento de uma força em relação a um eixo. Uma definição possível é a seguinte: O momento de uma força \bgroup\color{black}$\vec{F}$\egroup em relação a um eixo \bgroup\color{black}$OL$\egroup é igual a projeção sobre esse mesmo eixo \bgroup\color{black}$OL$\egroup, do momento de \bgroup\color{black}$\vec{F}$\egroup em relação a um ponto qualquer contido no eixo \bgroup\color{black}$OL$\egroup.



Complicou ? não deu para entender de primeira ? então vamos com calma. Para entender melhor a definição acima, vamos analisar a Figura 4.3:

Figure 4.3: Momento de uma força em torno de um eixo
\resizebox{70mm}{60mm}{ %
\vspace{-20mm} %
\includegraphics{/home/marvinsc/Academico/Ueg/Mecanica/2001_1/Aulas/Figuras/momento_eixo.eps}}



Vamos definir novamente, agora olhando para a Figura 4.3: O momento de \bgroup\color{black}$\vec{F}$\egroup em relação ao eixo \bgroup\color{black}$OL$\egroup é igual a projeção de \bgroup\color{black}$\vec{M^{F}_{0}}$\egroup sobre o eixo \bgroup\color{black}$OL$\egroup. Ora, já sabemos que \bgroup\color{black}$\vec{M^{F}_{0}} = \vec{r} \times \vec{F}$\egroup, e também sabemos que a projeção de \bgroup\color{black}$\vec{M^{F}_{0}}$\egroup sobre o eixo \bgroup\color{black}$OL$\egroup pode ser dada por \bgroup\color{black}$\vec{M^{F}_{0}} \cdot \vec{\lambda}$\egroup, onde \bgroup\color{black}$\vec{\lambda}$\egroup é um vetor unitário no mesmo sentido e direção do eixo \bgroup\color{black}$OL$\egroup. Portanto, agora só nos resta escrever que:


\begin{displaymath}
M^{F}_{OL} = \vec{\lambda} \cdot (\vec{r} \times \vec{F})
\end{displaymath} (4.18)



Onde \bgroup\color{black}$M^{F}_{OL}$\egroup é o momento da força \bgroup\color{black}$\vec{F}$\egroup em relação ao eixo \bgroup\color{black}$OL$\egroup. Como podemos perceber, o momento de uma força em relação a um eixo é matematicamente expresso em termos de um produto misto de três vetores, que pode ser expresso em termos de um determinante do seguinte modo:


\begin{displaymath}
\vec{\lambda} \cdot (\vec{r} \times \vec{F}) = \left\vert
\b...
... r_y & r_z \\
\\
F_x & F_y & F_z \\
\end{array} \right\vert
\end{displaymath} (4.19)



Agora que já sabemos obter o momento de uma força em relação a um eixo, vamos fazer dois exercícios interessantes: Primeiro: Determine o momento de uma força em relação aos eixos coordenados, ou seja, determine \bgroup\color{black}$M^{F}_{0x}$\egroup, \bgroup\color{black}$M^{F}_{0y}$\egroup e \bgroup\color{black}$M^{F}_{0z}$\egroup. Segundo: Dado um sistema cartesiano com origem em \bgroup\color{black}$0$\egroup obtenha o momento de uma força \bgroup\color{black}$\vec{F}$\egroup, aplicada em um ponto \bgroup\color{black}$A$\egroup, em relação a um eixo qualquer que passe por um ponto \bgroup\color{black}$B$\egroup, ambos no espaço e de coordenadas não nulas. Entendeu ? se entendeu, mãos a obra !



Também já está na hora de exercitar os conhecimentos adquiridos, que tal fazer todos os exercícios pares do capítulo três do Beer e Jhonston ? (é uma boa sugestão)


next up previous contents
Next: Finalmente, equilíbrio de forças Up: Equilíbrio de forças sobre Previous: Produto vetorial misto em   Contents
marvinsc 2006-03-29