Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
next up previous contents
Next: Indeterminação Estática Interna Up: Indeterminação Estática e Cinemática Previous: Indeterminação Estática   Sumário

Indeterminação Estática Externa


A indeterminação estática externa configura-se quando o número de forças incógnitas aplicadas externamete a estrutura é superior ao número de equações de equilíbrio para resolver a estrutura. Do ponto de vista prático e usual, as reações de apoio é que são as forças incónitas aplicadas externamente a estrutura, e sob este prisma pode-se dizer que toda vez que o número de reações de apoio exceder o número de equações de equilíbrio a estrutura será externamente estaticamente indeterminada.



Ainda importa saber o quanto uma estrutura pode ser externamente estaticamente indeterminada, e isso se faz através do cálculo do grau de indeterminação estática externa ($G_e$). Que pode ser expresso matematicamente expresso da seguinte forma:


\begin{displaymath}
G_e = NRA - NEE
\end{displaymath} (10)



Onde $NRA$ é o número de reações de apoio e $NEE$ é o número de equações de equilíbrio. Lembrando que no plano $NEE=3$ e no espaço $NEE=6$.



Na Figura 10 são apresentados alguns casos de estruturas externamente estaticamente indeterminadas. Também apresenta-se nessa figura o cálculo do grau de indeterminação estática externa $G_e$.

Figura 10: Estruturas exteriormente estaticamente indeterminadas
\resizebox{100mm}{80mm}{
\vspace{-20mm}
\includegraphics{/mnt/oldlin/Academico/Ueg/CME/Figuras/indeterestaticaext.eps}}

Figura 11: Estruturas internamente estaticamente indeterminadas
\resizebox{110mm}{90mm}{
\vspace{-20mm}
\includegraphics{/mnt/oldlin/Academico/Ueg/CME/Figuras/indeterestaticaint.eps}}


next up previous contents
Next: Indeterminação Estática Interna Up: Indeterminação Estática e Cinemática Previous: Indeterminação Estática   Sumário
marvinsc 2006-05-04