Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 

 Faixa da Tux-CE, Comunidade Cearense de Software Livre.


SEJA LIVRE, USE SOFTWARE LIVRE E USE LINUX!

168_80.gif

                   


DICAS PARA CONHECER  E COMEÇAR A USAR LINUX ;


Bom, você quer experimentar o Linux... Este é o "jeitão" Básico. Procure o Site da Distribuição que quer testar...

Para os iniciantes, recomendo que tentem com Metamorphose, BigLinux, Mint, Ubuntu ou Mandriva  (meus artigos sôbre o Mandriva: 1 e 2) , pois os considero os Linux mais fáceis.

Baixe-a, adequada para seu computador, 32 ou 64 Bits.  Baixou, tem um arquivo em formato ISO.

Queime-o, como Imagem , usando un software do tipo do Nero ou do Roxio Media Creator ou o excelente Free EasyBurner.  Se estiver em Linux, use K3b, Brasero, GNOME-Baker ou XFBurn etc... Queime em velocidade baixa e em Mídia de Boa Qualidade.

Agora coloque o disco no drive CD-ROM e dê Boot com ele. Já estará usando um Linux, e sem mexer no seu HDD, nem estragar nada! Veja na sessão acima, meus ARTIGOS E DICAS e o Site "Viva o Linux". Eles ajudam!

Agora seria bom você saber que os Linux pertencem a 5 tipos fundamentais... A maioria é Tipo Debian (como Ubuntu, Kubuntu, BigLinux, Metamorphose, Mint etc...); outras são tipo Red-Hat (Fedora, Mandriva, Mageia, CentOS, OpenSUSE etc...); outros ainda são tipo Slackware (PQui, BlueWhite, Slax); tipo Gentoo (Funtoo, Sabayon, VidaLinux, Toorox, Calculate, Librix, Litrix, Exherbo etc...). Existem também alguns diferentes,  não baseados em nenhum tipo Geral: Arch, Crux, Mage, Lunar etc...

Cada tipo de Linux, instala os programas de um jeito. Os Debian usam pacotes de extensão DEB, os Red-Hat, pacotes extensão RPM, os Slackware usam pacotes , em geral tgz ou fontes compilados "no braço" e os Gentoos não usam "pacotes binários" só usam Fontes e "constroem" os pacotes automáticamente no micro.

Quando você usava Windows, você saia baixando os softwares no Baixaki, no Superdownloads etc... e depois clicava neles! NÂO FAÇA ISSO EM LINUX! não é o melhor jeito!

Para instalar um software em um Linux (geralmente chamamos softwares de pacotes) o melhor jeito é seguir as opções, pela ordem, a primeira é o melhor jeito e assim sucessivamente:

1) Use o instalador gráfico do seu Linux (Synaptic, KPackageKit, RPMDrake, YaST etc.. dependendo do Linux). Tem jeito de fazer com comandos. Depois você aprende com comandos... Esses instaladores, buscam os pacotes adequados nos repositórios. Este é o melhor jeito, porquê os softwares, são os especiais, os que foram feitos para o seu Linux!

2) Se não achou o software, baixe manualmente o pacote que quer, con extensão DEB (se usar Ubuntu, Debian, Metamorphose, BigLinux etc...) ou RPM (se usar OpenSUSE, Mandriva ou Fedora). Salve o pacote baixado e dê um duplo-clique de mouse nele! De preferência, baixe o pacote para sua distro, ex se usa Debian, baixe o .DEB de Debian, se usar Ubuntu, baixe o de Ubuntu, se usar OpenSUSE, baixe o RPM para OpenSUSE etc...

Se não achar para o seu Linux, use um de  Linux parecido. Suponha vc use Insigne (é um Debian). Nãoa achou o pacote, baixe um de Ubuntu ou de Debian que deve funcionar... Para Procurar software para vários tipos de  Linux,  veja no buscador IDX ou neste Artigo .

3) Fazendo como em 1 e 2 , você não achou! Apenas nesses casos, baixe o RPM ou DEB dos sites como Baixaki ou Superdownloads, e clique duas vêzes!

4) Outro jeito, menos fácil, rodar binários standalone (algumas vêzes, formato, extensão bz2) ou mesmo COMPILAR os Fontes! (geralmente, vem em formato d extensão .tar.gz) Não é para os Iniciantes.. depois você aprende!

Para maiores detalhes gerais de como instalar pacotes em Linux, veja as respostas deste Post.


EM LINHAS GERAIS E SIMPLES, É ASSIM QUE SE COMEÇA NO LINUX! QUANDO PEGAR UM POUCO DE JEITO, INSTALE NO DISCO RÍGIDO. APRENDERÁ QUE NÃO PRECISA SEQUER TIRAR O SEU VELHO WINDOWS!


ESPELHOS DAS DISTRIBUIÇÕES LINUX, VEJA ONDE BAIXAR OS LINUX E SEUS PACOTES:


Para você baixar o seu Linux, veja a lista completa dos Espelhos. Prefira espelhos Brasileiros,pois são mais próximos e mais Livres.

OpenSUSE, Mandriva, Ubuntu, mais Ubuntu, Sabayon, Debian, Slackware, mais Slackware, Gentoo, Mint, Fedora, Espelhos para baixar o Kernel do Linux, Várias Distros, IBiblio, Arch Linux,



BOA SORTE! Seja LIvre, Conheça Linux, Experimente Linux, Use Linux!


Alberto Federman Neto é cadastrado Internacionalmente como usuário Linux, Site Linux Counter,Inglaterra, sob número #479903  e também Membro ativo do Forum "Viva o Linux",, o maior da América Latina, com pontuação de autor classificada em 6o lugar (3.435.393 pontos) entre 173.950 membros do Site. Também sou um dos tradutores do Sabayon Linux e do Gentoo para Português do Brasil e tenho muitas Dicas e Artigos publicados sôbre Linux, em vários Sites.



Linux Counter, England
Viva o Linux, maior Site Linux da América Latina.

Veja meus Vídeos de Efeitos 3D em Linux, hospedados no Site Vimeo.





Clicando na Figura abaixo, você pode acessar um Site de Download, onde encontrará muitos pacotes e software para Linux e Software Livre e de Código Aberto:


Site Linux