Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

No link desta  imagem, todos os papéis de parede do Sabayon, coletados por um de seus desenvolvedores, Wolfden. Também, muitos outros Wallpapers de Sabayon Linux podem ser achados no Servidor GIT de acesso público de Wolfden:

Introdução, Download, Uso:


O Sabayon é um Linux Italiano de bonita apresentação gráfica e muito completo (sou o autor desse verbete do Sabayon Linux na Wikipedia) Diferente de outras Distros, o Sabayon é "Rolling Release" (auto-atualizável) e "Bleeding-Edge" (tem pacotes novíssimos, experimentais). Além disso, seus desenvolvedores fazem "Daily-Builds" ou "Nightly-Builds" semanais. Desse modo, além da versão instalada estar sempre atualizada, se você precisar re-instalar, terá sempre uma versão nova.

Outra diferença é que ele é de compilação (por ser derivado do Gentoo, ele monta os pacotes no micro, a partir dos fontes e usa Portage) mas ao mesmo tempo usa outro instalador de pacotes binários, o Entropy.

Isso o faz fácil de usar como uma Distro amigável e ao mesmo tempo customizável, personalizável e  otimizável para hardware como o  Gentoo.

Desse modo, contenta a "Gregos e Baianos" rsrs. Ao mesmo tempo que pode ser usada pelo iniciante, também satisfaz ao programador, ao hacker e ao usuário intermediário e experiente.

Por essa razão escolhi o Sabayon!

Uma das vantagens para o iniciante usar Sabayon: Seus efeitos 3D, fáceis se você tiver NVIDIA e já rodando "Out of Box", (como pode ser visto nestes vídeos e no meu video, no fim desta página) assim como muitos pacotes já instalados.

Para baixá-lo? Fazer o download? Existem vários "mirrors", mas para nós Brasileiros, use os Espelhos do Brasil, que consegui após interação com Universidades Brasileiras. é um dos Linux que mais opções oferece. Ele existe para arquiteturas de 32 e 64 bits, em versões com KDEGNOME, LXDE, XFCE, FluxBox, E17, SpinBase (minimalista, pelado, sem xorg nem gráficos), versões para servidores, CoreCDX, apenas com Xorg e Fluxbox (Tela gráfica simplificada) e versões especiais, como por exemplo para Ciência Forense.

Totalmente gratuito e sempre atualizado! Escolha a versão que quer, para seu tipo de micro e baixe-o, dos nossos espelhos Brasileiros (protocolos FTP ou HTTP ou RSYNC) da UFPR ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará: 


 ftp://sabayon.c3sl.ufpr.br/sabayon

http://sabayon.c3sl.ufpr.br/

ftp://cerberus.itti.ifce.edu.br/

http://cerberus.itti.ifce.edu.br/

rsync://sabayon.c3sl.ufpr.br/sabayon


Os Sabayons em versões anteriores (figura em vermelho, acima, a direita), próprios para computadores mais antigos, podem ser achados em alguns espelhos, como  da UNICAMP e da Tailândia, ou Torrents.

Uma versão completa, com KDE. GNOME etc..  e 64 Bits,pode ser baixada de minha área de FTP público, gentilmente cedida por Omar Semlafi do site Sabayon Mania, Itália.

Também aqui, gentilmente hospedado no Site Incubador de projetos Livres, Código Livre, Veja no  Link HTML na figura, do fim desta página.

Após baixar e salvar, queime a ISO como imagem, devagar, em velocidade baixa, em um CD ou DVD de boa qualidade.  Em Windows, você pode usar Nero, ou Roxio media Creator, ou por exemplo o excelente FreeEasyBurner.

Em Linux, K3B ou Brasero, ou GNOME-Baker, XFBurn etc...Depois  de gravada a ISO, coloque o CD no drive e de boot.

Pronto você está usando Sabayon Linux. Quando quiser, instale. O instalador é do tipo do Anaconda, do Fedora e roda bem fácil. Sou o tradutor do instalador para Português do Brasil.


As Comunidades principais, revisões e  e documentações do Sabayon:


 Sabayon Site principal; Sabayon Planet, Sabayon Wiki; Forum Oficial do Sabayon; Sabayon Bugzilla; Sabayon PastebinPacotes Oficiais para Sabayon; Site LinuxMX-IT (substitue o antigo SabayonMania,  veja este vídeo); Comunidade Francêsa não Oficial do Sabayon .

Veja também os Sites de Fabio ErculianiWolfden, Joost  Ruis e Ian "The V00d00",  desenvolvedores Sabayon e o Blog de FitzCarraldo, coordenador do Forum Sabayon.


Algumas revisões sôbre o Sabayon:  

Esta é uma nova revisão, que elogia muito o Sabayon 9, lançado este mês, Junho de 2012: Muktaware 2. Veja também : Muktware (veja também aqui). Outras revisões do Sabayon oito: Viva o Linux. Outras revisões do Sabayon estão na Distrowatch.  Mais: World Press, Revisão do Sabayon XFCE, Sabayon 8 Review  . Mais antigas, são: no site DeskoutSabayon XFCE"Sabayon o Gentoo Fácil", "O Gentoo Fácil". "Sabayon, Eye on Linux"; "Sabayon Linux 5 Review" ; "Sabayon 5.4 Review" "Sabayon Linux, a Gentoo Beauty"; "Official Distrowatch Revision". Revisão de Susan Lindon no Linux Journal, no  "Vargux Revision". Excelente revisão (Maio de 2011) no Site Italiano "Comunità Digitale". Bonita revisão, cheia de telas, no Site Taringa. Video Revisão do Sabayon no YouTube, Sabayon, a Linux Monster. Mais uma revisão aqui, no site "PatoPreto"! rsrsrs, DarkDuck .

Mais alguns links, como Entrevista com Fabio Erculiani, o desenvolvedor principal, o inventor do Sabayon Linux,  e esta outra entrevista, na prestigiada revista Internacional Linuz Magazine. e no site Wired (veja neste Link, da SabayonMania). Aqui temos duas (1 e 2) revisões sôbre o Sabayon versão 7.

Essas revisões atestam a qualidade do Sabayon e o quanto é diferente das outras distribuições Linux, porisso Sabayon é muito usado, cada versão nova que sai, é tão acessada que fica entre a 4a a 18a na Distrowatch.


Para ver meus muitos artigos sôbre o Sabayon, veja os links na minha página sôbre Linux em geral. Também sou  o Autor do verbete do Sabayon Linux na Wikipedia em Português, tradutor do Instalador do Sabayon Linux (Fabio Erculiani, desenvolvedor) para Português do Brasil e tradutor do Portato, interface gráfica para o gerenciador de pacotes Portage do Gentoo, e agora um dos tradutores do Entropy e do Rigo.

Meus downloads relacionados ao Sabayon: Minha ISO completa com KDE e GNOME, e os aplicativos para baixar ISOs Sabayon e Centro de Controle (de Omar Semlafi, Itália) traduzidas para pt_BR (Smart-Download-Mania  e Smart-Packet-Mania) . Também, um tema de Sabayon Linux, para Navegador Chromium ou Google Chrome, feito pelo usuário BatVink, Holanda.


Observação: Depois que pegar um pouco de prática, saberá que o Sabayon usa três arquivos importantes: o /etc/make.conf , o /etc/entropy/client.conf e o /etc/entropy/repositories.conf , para gerenciar os instaladores de pacotes Entropy e Portage, ambos com repositórios Brasileiros, já configurados e atualizados. Caso necessite, use esses, otimizados, no lugar do arquivos default da distribuição instalada.


Em exemplos para ATlhon X2, 64 Bits, eles podem ser baixados dos Links citados AQUI Para outros computadores, você pode adaptar. Os arquivos foram feitos em Sabayon Linux, usando processadores de texto Abiword, Gedit ou Kwrite, e compactados usando gerenciadores de arquivos como Konqueror, Dolphin, Thunar,Nautilus etc..., e enviados via FTP com Filezilla. Também minahs traduções dos pacotes para Sabayon: Smart-Download-Mania, Smatr-Packet-Mania e Smart-USB-Key-Mania, de Omar Semlali, podem ser baixados dos Links citados no mesmo Site.


 O Autor, Alberto Federman Neto, agradece à Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, pela possibilidade de uso de seus recursos computacionais, que possibilitaram downloads e uploads em altas velocidades, respectivamente de cêrca de 3500 KB/ps e 230 KB/ps