Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

DinoNet              Figura2.gif (13450 bytes)

SENHORES DOS MARES

Enquanto os dinossauros povoavam as terras, os mares eram governados pelos ferozes répteis
Existia vida no mar centenas de milhões de anos antes que os dinos vagassem pelo planeta. As medusas e estrelas-do-mar surgiram há 600 milhões de anos. Centenas de séculos mais tarde, apareceu o primeiro peixe, bem como alguns anfíbios, os que podem viver na terra e na água.
RESPIRANDO AR PRATO CHEIO
Os cientistas acham que os répteis evoluíram desses anfíbios. Um dos mais antigos era o Hylonomus que acabou preferindo viver na terra. Outros optaram por viver na água. Todos os répteis precisam respirar ar. Os répteis marinhos necessitam vir à tona para respirar, e alguns deles também para botar ovos. O Ichthyosaurus surgiu no final do período Triássico. Embora se parecesse com o atual golfinho, ele era na verdade um réptil, não um mamífero. Sabe-se que comia peixes e moluscos porque restos da última  refeição foram encontrados dentro de seus fósseis.

Ichthyosaurus

CAÇADOR DOS MARES
Em meados do Cretáceo, o Champsoaurus apareceu. Assemelhava-se ao moderno crocodilo e era um predador tão perigoso quanto este.

Champsosaurus

AMPLA VARIEDADE
Placodus

 

Grande número de diferentes espécies aquáticas evoluíram dos primeiros répteis marinhos, incluindo o Placodus que parecia uma foca.

FORTES MANDÍBULAS TAMANHO DE UM ÔNIBUS
Um descendente afastado dos primeiros anfíbios era o Mosasaurus, que surgiu depois que o ictiossauro desapareceu, durante o período cretáceo. Ele nadava nos mares pré-históricos por volta de 100 milhões de anos atrás, com mandíbulas enormes e poderosas, recheadas de dentes pontiagudos. O Mosasaurus usava os dentes para perfurar conchas de amonite, de que alimentava. As amonites, um gênero de moluscos, eram abundantes naquela época, tanto que são os mais encontrados entre os fósseis pré-históricos. O Mosasaurus possuía um corpo esguio e comprido, que chegava a ter o tamanho de um ônibus. Sua cauda longa e achatada o impulsionava através da água, enquanto as nadadeiras serviam como leme. Apesar de seu aspecto de peixe feroz, o Mosasaurus era, na verdade, um lagarto

Mosasaurus

DIETA DE PEIXE
Na época em que o primeiro ictiossauro apareceu, o Nothosaurus era um dos governantes dos mares. Bem adaptado ao seu mundo aquático, volteava pelas ondas e se alimentava de peixes mastigando-os com seus dentes pontudos e curvos. Os cientistas acham que os Nothosaurus eram os ancestrais de um grupo de répteis que dominavam os mares no período Jurássico há cerca de 170 milhões de anos: os plesiossauros e os pliossauros

Nothosaurus

Copyright 1998 - 2000  Rafael Paccanaro - Todos os Direitos Reservados