Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

DinoNet              Figura2.gif (13450 bytes)

ICTIOSSAUROS

OS ICTIOSSAUROS ERAM MUITO BEM EQUPADOS PARA A VIDA NO MAR. PARECIDOS COM OS GOLFINHOS, ELES DESLIZAVAM PELA ÁGUA ENQUANTO OS DINOSSAUROS REINAVAM NA TERRA.
Os primeiros ictiossauros surgiram no fim do Triássico. Pelos 150 milhões de anos seguintes, eles reinaram nos mares, enquanto os dinos dominavam em terra. Morreram misterisamente na mesma época do fim dos dinossauros.
1-DENTES AGUDOS 2-RÉPTEIS MARINHOS
A maioria dos ictiossuros tinha dentes agudos. na mandíbula superior do Euhinosaurus, por exemplo dentes afiados e tortos se sucediam por toda a extesão. E o focinho em forma de espada tavez fosse usado para cavocar bancos de areia, na busca de alimento. Esse réptil também caçava peixes, balançando freneticamente a cabeça feito uma lança. O nome ictiossauro significa "peixe lagarto". Assim como seus parentes - répteis terrestres ou voadores - os ictiossauros respiravam ar. Ao contrário dos peixes, eles tinham necessidade de vir a tona para respirar. Sua narinas ficavam distantes da boca, perto dos olhos. Assim, para poder inspirar, tinham de pôr quase toda a cabeça fora da água.
3-OLHOS 4-CORPO AERODINÂMICO
Amplas órbitas oculares sugerem que els tinham uma boa visão

 

 

 

Como os peixes, os ictiossauros não tinham pescoço. Isso os ajudava a deslizar pela água.
ict2.JPG (13932 bytes)
5-BARBATANA 6-PELE SUAVE
A barbatana dorsal do ictiossauro servia para manter seu corpo aprumado, evitando que ele balançasse. Um fóssil de ictiossauro achado na Alemanha mostra claramente o perfil do corpo . Sua pele era espessa, carnuda mas lisa. A suavidade da pele, reduzindo a otrito com a água, facilitava todos os movimentos.
7-ÚLTIMA REFEIÇÃO 8-CAUDA
Estudando fósseis, os cientistas puderam definir que tipo de alimento o ictiossauro preferia. Restos fósseis no estômago dessas criaturas revelam que elas tinham uma dieta de peixe, camarões, ostras, parentes das atuais lulas e outros moluscos, e ainda, ocasionalmente um pterossauro. Uma grande cauda pareciada com a do tubarão, movia-se de um lado para outro

 

 

UM SUPERESPÉCIME

O ictiossauro acima media cerca de 2m  de comprimento mas alguns eram muito maiores que isso. O Shonisaurus, encontrado em Nevada, EUA, alcançava espantosos 15 m e é o maior ictiossauro conhecido, com tamanho equivalente de certas baleias.

9-NADADEIRAS
Um ictiossauro avançava através da água usando suas nadadeiras, assim como fazem as atuais tartarugas.
OS MAIS ANTIGOS
A única pista existente para os mais antigos ictiossauros é o crânio de um animal chamado Grippia. Cerca de 5 milhões de anos depois sua evolução resultou no Mixosaurus. Esse ictiossauro primitivo tinha corpo fino, pequenas nadadeiras e rabo estreito.
EM MOVIMENTO
MixosaurusOs ictiossauros conseguiam nadar pelo vigoroso imovimento lateral de sua cauda, como fazem os tubarões. As nadadeiras eram usadas para orientação dentro da água. Esses répteis marinhos atingiam velocidades de 40 km/h ou mais. A barbatana, que é uma nadadeira dorsal (nas costas do animal), servia para dar prumo e equilíbrio ao corpo. Sem ela, o bicho ficaria instável dentro da água, sujeito a tombar ou a rolar. Hoje em dia, as pranchas de surfe e os barcos também contam com esse dispositivo, essencial para evitar que balancem demais.

 

O Mixosaurus (acima) tinha um rabo fino. Mais tarde, o ictiossauro desenvolveu uma cauda como a do atual tubarão (acima).

O que é? AERODINÂMICA?

Três caracteristicas - a forma de fuso ou charuto, as bordas arredondadas e a superfícies bem lisa - são próprias de barcos e aviões, poruqe reduzem o atrito com o ar ou a água. Essas formas, chamadas aerodinâmicas, é que permitem o avanço suave e rápido através do meio líquido ou gasoso, como acontece com os golfinhos ao lado, à medida que eles nadam.

Modernos golfinhos (ao lado) e toninhas cruzam a água em grupos.

Golfinhos

Ophthalmosaurus
0 Ophthalmosaurus ("réptil olho") também nadava em grupos (abaixo). Ele media 3,5 m de comprimento, mais do que outros ictiossauros do período Triássico, como o Mixosaurus ou a Grippia. Os olhos grandes desse réptil eram incomuns.
Ophthalmosaurus
BEBES AQUÁTICOS
bebe ictiossauroOs ictiossauros se adaptaram tão bem à vida na água que seu corpo se modificou. Não só para lhes facilitar a natação como até na maneira de se reproduzirem. Répteis modernos, como os crocodilos, põem ovos na terra. Os ictiossauros eram répteis, mas se acostumaram tanto à vida no mar que não conseguiam mais movimentar-se em terra para pôr ovos. Em vez disso, seus filhotes nasciam dentro da água, como as baleias e os golfinhos. Depois de nascidos, os bebês provavelmente acompanhavam o grupo de sua mãe e nadavam com os adultos, por segurança.

Acima : sabe-se que um réptil tão antigo como o ictiossauro paria seus filhotes por causa deste extraordinário fóssil, que mostra um bebê nascendo. A área embaixo da cauda da mãe foi ampliada para mostrar o bebi vindo ao mundo.

an-101.gif (2992 bytes)