Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Uma breve História da Eletricidade:


 O fenômeno de que os cabelos são atraídos por um pente de osso, ou pequenos pedaços de papel são atráidos por um bastão de vidro atritado, esfregado com um pano de lã, hoje tão comum, foi observado a muito tempo, pelo Filósofo Grego Tales de Mileto , ao esfregar com lã de carneiro um pedaço de resina de Âmbar.

Também os Raios eram observados mas eram forças de natureza desconhecida.

Muitos sabem  que foi o Gráfico, Cientista e Político Americano Benjamin Franklin que,  artificialmente trouxe  a energia dos Raios para  a terra e inventou o Pára-Raios, criando também o conceito de cargas negativa e positiva.

O Físico Alemão Otto Von Guericke inventou a primeira máquina prática de produzir Eletricidade, mas foi o Físico Italiano Alessandro Volta quem primeiro investigou sôbre a natureza da Eletricidade, enquanto energia, isso culminou com a invenção do Eletróforo de Volta, um disco de Âmbar, Breu ou Ebonite com um cabo isolante, que quando esfregado com um pano de lã, atraía pequenos pedaços de papel. Assim Volta desenvolveo conceito de  Eletricidade Estática, o primeira forma de produção de Eletricidade artificial, não vinda dos Raios.

Também na Itália, o Médico Luigi Galvani, espetando agulhas, em uma pata de Rã dissecada, notou que a pata se movia, e associando com uma Força Vital, Galvani teorizou sôbre a natureza da Eletricidade Animal, a qual seus discípulos chamaram Galvanismo, Teoria Galvânica

Disto discordava Volta, que empilhando uma série de discos alternados de Zinco e de Cobre, intercalados com pedaços de papelão (depois substituído por tecido) embebido em salmoura (depois substituída por ácido sulfúrico diluído), em 1800, cria e inventa a Pilha de Volta. É a descoberta da produção contínua da Eletricidade Dinâmica. Vários tipos de pilhas elétricas se sucederam à de Volta: Pilhas do Inglês Daniel, dos Alemães Bunsen (o mesmo do Bico de Bunsen, veja minha página de Química) e Poggendorff e a do Francês Lechanchè (precursora das modernas pilhas elétricas, do seu radinho, câmara digital etc... Veja História da Pilhas e das Baterias.

A partir desses estudos com as pilhas, o Quimico Sueco Johann Jacob Berzelius (aluno de Dalton e de Karl Scheele (veja Scheele na minha página sõbre Bancos de Dados Bibliográficos) descobriria os Íons (Cétions e Ânions) e a Eletrólise. Berzelius também inventaria a Química Analítica Quantitativa (Gravimetria) e sistematizaria o conceito de Pureza, e os Alemães Mohr (Bureta) e Volhard (Aidimetria) inventariam a Volumetria.