Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
 

Amplificadores Classe A ou Single Ended.

Os amplificadores "Classe A" ou "Single Ended", como são chamados, são amplificadores, em que a válvula no estágio final , é polarizada na parte linear da curva característica , dada pelo fabricante, e que todo ciclo do sinal de entrada , corresponde a um ciclo completo na saída. Quando em paralelas (para maior potência de saída), e usando polarização automática por catodo, o ponto de operação deve ser observado, já que a corrente circulante é maior . Neste tipo de polarização , a corrente de catodo é que gera o bias, de acordo com o valor do resistor de catodo. Pode ser usada também , polarização fixa. Vale lembrar, que existe sempre o consumo alto de corrente no +B, mesmo que não Basicamente, qualquer válvulas pode ser trabalhar em classe A. Pentodos e tetrodos de potência como, 6V6, EL84/6BQ5, 6L6, EL34, e triodos como, 300B, 2A3, entre outras, podem ser usadas em classe A. Observe o gráfico abaixo , que representa uma curva de transferência, característica de válvula em Classe A.

Existem vários circuitos destes amplificadores, um para cada gosto, e um deles que virou moda recentemente, é o AX84, P1, Hi Octane, entre outros nomes. Por se tratar de um amplificador de baixo custo , em termos de amplificador valvulado , ganhou muitos adeptos. Mas se trata de um circuito de baixo rendimento , todos clones de projetos de 40 ou 50 anos atrás. O que tem de comum entre estes amplificadores, é o circuito Classe A no estágio final, tendo como variantes apenas o pre-amplificador. Cada pre-amplificador é capaz de ter o seu próprio timbre ou tonalidade, que é controlada através de potenciômetros, resistores e capacitores, que formam uma rede ressonante. Variando-se o valor de algum componente desta rede , varia-se a resposta em frequência , e consequentemente a tonalidade ou timbre na saída. O que se tem feito também, é acrescentar um ou dois estágios no pre-amplificador, para proporcionar uma saturação no estágio seguinte, também chamado de "Overdriver". Esta saturação deve ocorrer apenas a nível de pre-amplificador, nunca no estágio final , o que poderá avariar a válvula de saída. Observe abaixo, um clássico circuito de tonalidade de três bandas.

Com a válvula 6V6 ou EL84/6BQ5, se consegue entregar na saída até próximo de 5 Watts; já com as 6L6 e EL34 , é possivel chegar aos 10 Watts ou mais, dependendo da elaboração dos circuitos. Outras válvulas, como os triodos 300B ou 2A3, é possível chegar aos 10 Watts com uma só válvula de saída, e baixíssima distorção. Pode-se também usar válvulas em paralelo, com isto consegue-se o dobro da potência, e para tal é necessário uma fonte de alimentação melhor dimensionada , e o transformador de saída, é claro, deve suportar a corrente contínua e a potência solicitada. Neste caso, é de grande importância o "GAP" deste transformador, porque devido a grande circulação de corrente contínua, as propriedades do núcleo do transformador variam , devido aos fernômenos magnéticos provocando distorções do sinal de saída e como consequência degradação do som.

Abaixo, alguns cicuitos em "Classe A" , usados também pela Fender, alguns denominados de "Champ".

Champ1 - Champ2 - Champ3 - Champ4 - Champ5 - Bronco


Valvestate Amplificadores Valvulados
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
CEP 21320-020
Email: valvestate.rj@gmail.com


 

Powered by Valvestate
Valvestate Amplificadores Valvulados