Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
next up previous contents
Next: Teorema dos Eixos Paralelos Up: Momentos de Inércia Previous: Momentos de Inércia de   Contents

Momentos de Inércia de Superfícies por Integração

O procedimento para calcular os momentos de segunda ordem por integração direta é idêntico ao utilizado para calcular os momentos de primeira ordem. Dentre as inúmeras formas possíveis pode-se adotar a sugerida na aula 06 quando estávamos calculando os momentos de primeira ordem por integração direta. Relembrando, temos:

  1. Escolhe-se uma faixa de largura $dx$, paralela ao eixo $y$ ou uma faixa de largura $dy$, paralela ao eixo $x$.
  2. Escreve-se a expressão que define a área $dA$, da faixa escolhida
  3. Calculam-se os momentos de segunda ordem $I_x=\int y^2 dA$ e $I_y=\int x^2 dA$.



Vejamos um exemplo: Seja calcular os momentos de segunda ordem de uma superfície retangular de base \bgroup\color{black}$b$\egroup e altura \bgroup\color{black}$h$\egroup em relação aos eixos \bgroup\color{black}$x$\egroup e \bgroup\color{black}$y$\egroup que passam respectivamente pela base da seção e pelo bordo mais a esquerda.

Figure 7.2: Aula 7 - Exemplo 1
\resizebox{50mm}{60mm}{ %
\vspace{-20mm} %
\includegraphics{/home/marvinsc/Academico/Ueg/Mecanica/2001_1/Aulas/Figuras/aula7_exemplo1.eps}}



Para esse exemplo escolheremos uma faixa paralela ao eixo \bgroup\color{black}$x$\egroup e de largura igual a \bgroup\color{black}$dy$\egroup. Para este caso temos que: \bgroup\color{black}$dA = b dy$\egroup, portanto:


\begin{displaymath}\bgroup\color{black} I_x = \int y^2 dA = \int y^2 b dy = b \int_{0}^{h} y^2 dy = \frac{bh^3}{3} \egroup\end{displaymath}



Note que devido a faixa ser paralela a \bgroup\color{black}$x$\egroup, os limites de integração foram de \bgroup\color{black}$0$\egroup a \bgroup\color{black}$h$\egroup. De modo análogo podemos obter \bgroup\color{black}$I_y$\egroup, só que agora tomando uma faixa paralela a \bgroup\color{black}$y$\egroup e de largura \bgroup\color{black}$dx$\egroup, Para esse caso temos que: \bgroup\color{black}$dA = h dx$\egroup, e portanto:


\begin{displaymath}\bgroup\color{black} I_y = \int x^2 dA = \int x^2 h dx = h \int_{0}^{b} x^2 dx = \frac{hb^3}{3} \egroup\end{displaymath}



Sugestão: Calcule os momentos de segunda ordem para a mesma seção retangular, considerando agora os eixos \bgroup\color{black}$\overline{x}$\egroup e \bgroup\color{black}$\overline{y}$\egroup, respectivamente paralelos a \bgroup\color{black}$x$\egroup e \bgroup\color{black}$y$\egroup e passando pelo centróide da seção.


next up previous contents
Next: Teorema dos Eixos Paralelos Up: Momentos de Inércia Previous: Momentos de Inércia de   Contents
marvinsc 2006-03-29