Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Como cuidar da rosa do deserto: mudas em estaca


E aí minha gente tudo bem com vocês? O artigo de hoje vai tratar de um assunto que na verdade não é muito complexo. É muito mais simples do que vocês pensam e eu vi que muita gente está tendo problema de fazer muda de estaca.


As pessoas falam "a minha está apodrecendo!", "não consegue de jeito nenhum fazer uma muda de estaca!". Então no artigo de hoje vamos aprender como cuidar da rosa do deserto de uma vez por todas e fazer mudas de estacas.


Escolhendo a "vítima"


Muito bem pessoal, selecione sua "vítima" para retirar suas estacas. Selecione uma rosa do deserto que esteja com os galhos bem alongados porque na verdade a intenção é deixar uma copa bem equilibrada para a planta ficar com um equilíbrio e com um design bem bacaninha. 


Comece seu trabalho  selecionando alguns galhos, esses galhos que serão reaproveitados para fazer suas mudas de estaca, após selecionar os galhos retire sua planta do vaso. Vamos utilizar basicamente uma lâmina bem afiada e cola de secagem rápida, lembrando que você tem que esterilizar a lâmina com álcool e usar luvas, pois a seiva da rosa do deserto é bem tóxica, ok?


Procure escolher os galhos mais grosso, os galhos menores não são tão interessantes pra fazer estacas. Corte os galhos mais grosso e deixe os galhos pequenos, pois eles serão estimulado a crescer após a remoção dos galhos mais grosso.


Lembrando que o corte tem que ser revisado, você tem que ter um corte preciso. faça um corte enviesado, "por quê esse corte enviesado né"? Porque basicamente vai impedir que haja qualquer tipo de acúmulo de água, e essa área de corte merece atenção pois propiciar uma proliferação de fungos e bactérias.


Aproveite que sua planta está fora do vaso para deixa-la de molho em um fungicida e depois replanta-la. Remova todas as folhas das suas estacas, para que sua estaca não perca água e desidrate, uma vez que ela desidrata bastante menores são as chances dela vingar, porque ela vai estar perdendo água e não vai ter a força suficiente para poder enraizar, então você retirar essas folhas evita que a sua estaca perca mais água aumentando as chances de sucesso.


No meu caso as estacas eram bem longas e pra multiplicar as chances de sucesso cortei todas ao meio, e ao invés de plantar uma por vaso, plantei duas. Aí você me pergunta por que que eu deixo esse talinhos aqui das folhas? porque na verdade aqui a gente tem um acúmulo de hormônio e isso pode auxiliar no tratamento.


Agora você irá fazer um corte preciso base que vai ser enterrada, faça uma raspagem nas bordinhas do corte para evitar que as raízes cresçam para baixo. Assim, suas raízes irão crescer espalhadas deixando o caudex da sua rosa mais grosso, faça em todos as estacas.


Agora, pegue suas estacas e mergulhe em um antifúngico  espere secar e inicie o processo de cauterização com cola de secagem rápida, espere em torno de duas horas para iniciar o replantio. Use substratos de qualidade que tenham um bom escoamento, evitando acúmulo de  água.


Se você gostou das nossa dicas e quer aprender ainda mais não deixe de conhecer o nosso Manual de Cultivo de Rosas do Deserto