Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
<H1>ESPAÇO DA COMUNIDADE<H1>

Espaço para Comunidade

Este espaço é reservado para a comunidade. Aqui pode-se encontrar algumas referencias ou avisos de interesse, bem como contactos que podem ser de alguma utilidade se nao para si mas para um amigo ou amiga. É como se fosse uma Agenda para Comunidade. Portanto aproveita a opurtunidade e contribua para que este site torna cada vez mais disponivel a todos..
Muito obrigado!



MINO DI MA HOMI DI NOS CULTURA

A nossa cultura ficou mais pobre com o desaparecimento fisico de Teodolindo Ledo Pontes, popularmente conhecido por MINÓ di Mamá. Vitima de um derrame cerebral Mino di Mama, deixou o mundo dos vivos na manhã duma quarta feira ou seja dia 2 de Junho de 2004, no Hospital de S Filipe, Ilha do Fogo sua terra de sempre. As exéquias fúnebres desse conceituado artista tradicional cabo-verdiano tiveram lugar, no cemitério da freguesia de S. Lourenço, acompanhado por muita gente com música ao vivo, numa última homenagem ao celebre tocador de gaita da Ilha do Fogo.

Minó di Mamá no seu repórtorio de mύsica deixou a cultura Caboverdiana uma vasta obra musical por avaliar, que deve ser bem aproveitado preservando para posteridade e proporcinando aos vindouros uma opurtunidade de conhecrer esse grande homem de cultura.

Teodolindo Ledo Pontes, “Mino di Mama, faleceu aos 87 anos de idade e quase durante todo tempo da sua vida a sua gaita era uma companheira sua inseparavel que o levou a transpor continentes levando a todos a morabeza, a musica, o contacto, a alegria e os versos e canatres da sua inesquecivel musica.

À família enlutada e à comunidade artística cabo-verdiana, “”SANTACATARINAFOGO” formula suas sentidas condolências pela morte deste bastiao da música tradicional cabo-verdiana.


SANTACATARINAFOGO, Deseja a Todas Maes Do Mundo Um Dia Muito Feliz e Felicidades Na Vida

MARCADO NO TEMPO

De vez em quando a minha memória retrocede no tempo e pensa no processo do crescimento humano. Como o tempo voa! Mas outros diriam: Como o tempo passa devagar! Assim há um desacordo dependendo da perspectiva de cada um. Em cada situação, há um comum dividendo, este dividendo é chamado Tempo, que começou muito, muito tempo atraz. Este factor pode ser manipulado a nosso favor ou nao, a pergunta é: Como? Por exemplo: existem pessoas que conseguem fazer na vida num curto espaço de tempo mais do que aqueles que vivem mais tempo. Ou existem pessoas que, precisam de mais tempo para fazerem melhor. Podemos dizer que tudo no mundo está sujeito ao TEMPO duma maneira ou outra.

O mes de Maio de 2004 já passou, mas deixou marcado no tempo alguns acontecimentos que vão permanecer gravados nas nossas memórias por muito tempo. Entre tantos acontecimentos alguns diametralmente opostos, destacam-se por exemplo o catastrofe natural das chuvas torrenciais no Haiti e Republica Dominicana que deixou milhares de mortos e muitas pessaos sem abrigo.
Num outro hemisferio, uma guerra civil no Sudão em Africa, está sendo considerado como uma das piores crises humanitaria de sempre, grupos etnicos lutam contra si mesmos tentando eliminar por completo a outra raça “Ethnic cleansing” ou Genocidio étnico melhor dizendo, eliminar por completo ou acabar com vestigios de outras pessoas ou racas, trazedo tantos sofrimentos as populações. Felizmente o resto do mundo já está tomando medias apropriadas.

Quem vai esquecer as fotografias vistas mundialmente e comentadas na media por todos, dando conta e criticando o que passou com as pessoas presas nalgumas prisões em Iraque e Afagnistao sobre control norteamericano, mostrando o lado mau do comportamento humano de alguns de nós, antagonizando ou desprezando a mesma especie da raça humana, baixando ao mais baixo nivel da dignidade, onde viu se até que ponto podemos chegar sem contudo darmos conta que estamos infligindo o mal nas gentes e em nós mesmos duma maneira ou doutra. Sabemos que em outros lugares e tempos o mal continua, mas devemos lembrar sempre que as leis foram criadas precisamente para tal nao acontecer mas mesmo assim acontece e quando acontecer devia sempre ser punida rigorasamente. Generalizar sem contudo encontrar a causa certa do mal não vai trazer bom resultado porque fazendo assim, pode voltar a repetir.

Passando para um outro acontecimento totalmente diferente que magnetizou muitas pessoas, aconteceu se na Peninsula Ibérica, mais precisamente em Espanha, calcula-se que mais de mil milhoes de pessoas em todo o mundo seguiram de perto o casamento do Principe Felipe da Espanha com a sua esposa Letizia Ortiz, seguindo passo a passo o desenrrolar das cerimonias da boda. Para a esposa foi a segunda vez que ela disse sim ao matrimonio. O fascinio ou interesse que puxa as gentes para participar nessas cerimonias de uma maneira ou outra é uma incógnita, pode ser derivado dos contos de fadas que foram nos transmitidos desde crianças, nas histórias de reis e rainhas que nos eram contados levando nos a acreditar nas fadas; ou talvez como disse o catedratico espanhol Amando de Miguel, no jornal El Tiempo, o mundo está aterrorizado por tantas noticias de maldades, guerras, assassinatos, sequestros, tragédias etc a mente humana precisa de boas noticias, novidades agradáveis e nada mais melhor do que uma boa boda real: vestimentas, automóveis sensassionais, uma história de amor, famosas personagens que riem, musicas e exquesitos banquetes, um acontecimento onde todo é belo e feliz, é particamente um teatro que a gente vai sonhar um pouco.

Uma outra ocorrencia e desta vez aconteceu na nossa comunidade que deixou a maioria das pessoas espantadas e enigmáticas foi um facto talvez sem margem para duvida, a primeira ocorrida na nossa comunidade desta maneira! “HOMEM NUM CAIXOTE” Um individuo queria fazer uma viagem transatlantica dentro de um caixote cubico fechado, medindo apenas de 4 vezes 4 vezes 4, viagem essa que demoraria em tempo mais ou menos uma semana. A eventual viagem teria inico aqui, no estado de Massachusetts e o destino seria Cabo Verde mais precisamente concelho dos Mosteiros na Ilha do Fogo. Parece que os organizadores ou organizadoras dessa estranha façanha que nao chegou a concretizar – felizmente - por motivos da intervenção policial, que chegou a tempo de dar mais uma vida ao destemido viajante, descuidaram ou pensaram que ele era um immortal ! Ora um acontecimento assim, leva a gente a pensar e reflectir que os/as autores deste acto dao pouca significancia a uma vida humana ou talvez tivessem outras intencoes porque viajando num caixote e dentro dum contentor hermeticamente fechado, probabilidades de sobrevivencia seria praticamente zero o que causaria o individuo uma morte certa e fazer assim uma viagem sem retorno. Talvez a comunidade vai ganhando cada vez mais experiencia com isso e ter sempre presente que estamos num tempo critico da nossa existencia e devemos unir nos cada vez mais para continuarmos numa viagem mais segura neste caminho da VIDA.

Antes de por um ponto final sobre o mes de Maio, aos desportistas e principalmente aos portistas o F. C do Porto sagrou – se bi campeão da Europa elevando mais uma vez o nome do clube e do futebol portugues e nao so, proprcionando a todos um momento de bom divertimento onde podemos ver um digno espectaculo esquecendo um pouco das coisas que aconetecem no tempo. Joaquim Fontes
Quinquim


Esta carta foi enviado pelo amigo Napoleao V Andrade

DEMOCRACIA: POPULAÇÃO v/s REPRESENTAÇÃO

Liberdade de opinião e democracia são tão intimamente relacionados como a mente e o espírito. Um não pode subsistir sem o outro. Sendo um indivíduo racional, o ser humano não pode prescindir da opção de expressar de forma aberta suas idéias, emoções e pensamentos. Sendo um ser social, ele sente a necessidade de participar do meio no qual vive e exercer o direito de poder optar por aquilo que julgar ser melhor.
Alguém queria nos acusar de regionalista/bairrista, quando levantou-se o problema da representação de Santa Catarina na Câmara de S. Filipe, querendo tecer demagogicamente comentários que nos colocaria como um elemento perigoso na intervenção politica e equilíbrio regional, escondendo sua pretensão de reinar comodamente, sem que a gente apercebesse de que está-se desmascarando o regionalismo e não a fomentar o regionalismo.
Falando claramente da representação de Santa Catarina na Câmara, e por que não, no parlamento, uma vez que o Concelho de S. Filipe tem três deputados, facilitando assim dentro da possibilidade a representação de todas as três freguesias que fazem parte do dito Conselho, de forma a combater as sombras do isolamento democrático e permitir a sua ligação com o sistema democrático a todos os níveis, exigir sua participação politica mais directa, sobretudo quando tem quadros que lutam para manutenção da democracia, elemento chave para representação das nossas populações.
Qualquer população que reconhece suas capacidades politicas, económicas, sociais, etc, deve reflectir-se e encontrar no seu seio pessoas que conhecem dificuldades locais, que amam sua população, sem se recorrer a deputados encomendados, que tem pouca ligação com a vida dessa população, prejudicando suas iniciativas, desmoralizando suas potencialidades, sem dor e piedade politica. Embora se fala em nome de Deputado Nacional, deve-se respeitar o conceito do círculo eleitoral, quando se defende interesses puramente particulares.
Falar desta forma não significa ser exclusivista, mas sim aproximar mais a sentimentos e exigências que recaem a pessoas que não tem por onde desculpar, caso venha a dizer que não conhecem bem os anseios da população.
Consultar a população é importante neste aspecto porque ela tem o poder de escolher e indicar, uma vez que pode propor os partidos políticos nomes que devem ser alistados e os que não merecem confiança.
No caso concreto de Santa Catarina devem os partidos políticos optarem por uma representação de deputado dessa freguesia no universo do circulo eleitoral de S. Filipe, por forma a ter apoio da própria população, porque ela já está reclamando sua participação na vida politica.
Para os quadros residentes na Freguesia de Santa Catarina já é uma estratégia clara, preparando a população para uma escolha de um filho para candidato a deputado.
Sendo esta a estratégia para servir o círculo eleitoral dentro do contexto nacional, harmoniosa e equilibradamente, vai o país ganhando o enraizamento mais alargado da democracia, sem exclusão de oportunidades politicas.
De localidade a nação e da nação a localidade, vai-se defendendo as almas espalhadas dentro e fora do território nacional.
Cabe actualmente os Santacatarinenses, sobretudo seus quadros residentes actuarem para uma representação mais legítima e justa.

 ALMA DJARFOGO
 
Si vinho manecon ê sangue
Enxofre ê aspirina
Decha bolombolo deta
Na quemada  nha padjigal
 
Si sonha ê liberdade
Pensamento ê poder
Decha nha alma vacabundo
Encontra nobos profetas
 
Si quemada ê manta
Tchon di Djarfogo ê cama
Dechan dormi
Na magia di note frio
 
Si pedra djarfogo ê trabecero
Dichan deta na cadjau
Coberto cu ondias di mar
Ta pidi bu regresso
 
Napoleão Vieira Andrade
Bóston, 17 de Abril de 2004 

MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA ?

ENERGIA ELÉCTRICA é fundamental para a nossa saúde e para o desenvolvimento. Quando esquecemos do seu significado ou da sua utilidade talvez alguma coisa não esteja certa. Por exémplo no nosso pais Cabo Verde pode se dizer que muita gente ainda nao se deu ao “luxo” de ter energia eléctrica em casa embora saibam que nao é luxo ter energia. O Poder Central ou Local ainda não deu conta disso ou pelo menos os esforços ainda nao são suficientes . Apesar de sermos um País pobre temos condicoes suficientes para canalizar essa energia a todas as areas habitadas. Ainda estamos a subestimar o seu valor ou talvez estamos dando prioridade aos outros sectores ou programas de menor importancia. Por exemplo, segundo os estudos do INE, o municipio de São Filipe na Ilha do Fogo tem uma das mais baixa taxa de cobertura comparada com os outros municipios do pais, não obstante os esforços da Câmara e da Electra. Devemos todos conjugar forças e debruçar ainda mais para encontar uma solução condigna e ver um Cabo Verde todo iluminado. Hoje em dia, a maior parte da energia consumida vem dos fósseis. carvão, óleo, e gás natural, são todas energias fósseis. Vários milhões de anos passados as decomposições das plantas, dos dinosauros, e outros animais foram tranformados em materiais fósseis. Esses materiais estão enterrados entre terras e rochas. A única maneira de tirar – los para fora é com furos or escavações das minas. Enquanto materiais fósseis estão sendo hoje criados por pressão e calor subterraneo, eles estao sendo consumidos mais rapidamente do que estão criando. Por esta razão, materiais fósseis são considerados nao-renovaveis, e por isso eles nao estão sendo substituidos logo que os usamos. Assim, podiamos esgotá – los futuramente em algum tempo. Ou, podiamos algum dia usar tanto material fóssil que não poderiamos furar ou escavar as minas ao mesmo tempo que o ritmo e a necessidade da procura. Sistema de energia renovaveis são produtos que estão mudando constatemente e são geralmente menos poluitivos. Alguns exemplos de sistemas de energias renovaveis inclui, solar, vento, e geothermal (obtendo energia do calor na profundidade da terra) Tambem temos energia renovavel das arvores e plantas, agua e ate lixos. Energia Solar
Podemos usar energia dos raios de sol para aquecimento, iluminar as casas e prover electricidade para alimentar as luzes, fogões, frigorificos, e outros utensilios.
Força do Vento
Desde há muitos séculos, o vento tem sido usado para os navios de vela, mover moinhos, e para pamper agua. Hoje em dia as gentes usam vento para gerar electricidade. As ventoinhas construidas no passado tinham muitas laminas, mas hoje em dia turbinas de vento geralmente tem tres laminas que dão volta quando o vento sopra. Mas as laminas das turbinas são muito mais compridas dos que as das ventoinhas. De facto as laminas das turbinas podem ser ate 25 metros de comprimento.
As láminas giram um gerador que produz electricidade, da mesma forma que as turbinas a vapor. Quanto mais compridas são as laminas e o vento soprar mais forte a produção da electricidade das turbinas sao maiores. Turbinas de vento são colocadas nas torres porque o vento é mais forte e mais continuamente acima do nivel do chão.
Para produzir mais electricidade, turbinas de vento precisam de estar localisados em áreas onde o vento sopra a uma constante velocidade, o que é deficil em todas as partes. A velocidade do vento é descrita por sete “classes”. Por exemplo, ventos de Classe 7, são extremamente fortes, enquanto que ventos de Classe 2, são somente brisas frescas. Geralmente, ventos de Classe 4 ou mais são considerados adequados para uma turbina de vento que produz electricidade.
Grupos de grandes turbinas de vento, são conectados a equipamentos de força eléctrica e fornecem electricidade a muita gente. As modernas turbinas de vento tiram vantagem das áreas de menos vento usando melhores laminas, mais control da electronica e outros melhoramentos. Algumas turbinas de vento podem operar eficientemente com diferentes velocidades de ventos.
Uma vantagem das turbinas de vento comparada com as outras formas de energia renováveis é que eles podem produzir electricidade tanto de dia com de noite precisando somente do vento. Seria bom para gente e para o ambiente se em Cabo Verde comecemos a explorar cada vez mais essa fontes renovaveis de energia e fazer um bom estudo a respeito, assim poderiamos ter mais luzes nas nossa queridas Ilhas e ao mesmo tempo contribuindo para um meio ambiental saudavel.
QUINQUIM



O artigo que se segue foi enviado pelo um cybernauta amigo e filho da Freguesia de Santa Catarina Fogo e a opiniao exprimida aqui é totalmente pessoal, podendo outros cybernautas focar seus pontos de vistas neste espaco. Obrigado pela colaboração.
SantaCatarinaFogo

VILA DE COVA - FIGUEIRA : QUE FUTURO?

Longe de querer contar história de Cova – Figueira como uma das povoações mais antigas da Ilha do Fogo, cantado por seus próprios homens de Serenata como: “Povoação popular, de lindas cores e tudo mais...” , vem se à alma essa pequena lembrança de gente de cultura nobre, caprichado pela beleza estética da sua actual Vila, contar o desagravo que vem na alma dessa população ao ver Cova – Figueira a crescer desordenadamente, sem nenhum plano urbanístico ( loteamento de terrenos), onde por exigência da Lei que norteia os interesses da comunidade, devia ser imposta medidas que obrigassem a população a participar no alargamento da Vila, através de infra –estruturação dos terrenos, que por via de negociação com os proprietários que possivelmente terão que ceder terrenos, facilitar uma construção de uma Vila, onde haja ruas e espaços para construção de pracetas e outras infra-estruturas para o bem da comunidade.
Não se deve permitir que uma Vila como a de Cova-Figueira venha desenvolver sem um estudo técnico. Torna-se inconcebível deixar que construções de moradias se processem de forma como tem estado a verificar.
Deve-se fazer esforço para criar condições para que a zona de “Lapinha” e “ Quemada – Baixo” tenham acesso a carros.
O conceito da Vila não passa pela aglomeração de casas e pequenas infra-estruturas, como: Posto Medico, Correios, Posto Policial, Posto Administrativo e Igreja.
Ela deve passar por projectos bem estudados, que permitem o desenvolvimento das infra-estruturas e perspectiva o futuro cada vez mais organizado e estruturado.
Todo esse desleixo e essa forma de actuar, demonstram que devemos ser cautelosos e responsáveis com o futuro das gerações.
Cova –Figueira tem sofrido muito e espera que essa campanha que está à porta venha servi-la de lição e de indicador para uma avaliação politica que se espera nas urnas. Sempre isolaram sua gente a não fazer parte da administração da sua Vila e nem tão pouco participar nas instâncias politicas que favorecem melhores influências para o desenvolvimento da zona.
Todos os quadros, sobretudo a população em geral devem despertar-se para uma avaliação politica mais realista e desmontar essa manobra que tem prejudicado profundamente a gente de Santa Catarina.
A Câmara de S. Filipe não pode funcionar somente com a gente do Norte. A realidade é esta. Se Santa Catarina como Freguesia e, ainda com proposta para ser Conselho não tem nenhum funcionário na Câmara, inclusive sem uma representatividade politica que luta para os interesses de Santacatarinenses, vê-se logo a tamanha descriminação e o isolamento da nossa gente na tomada de alguma decisão politica.
O fraco empenhamento para desenvolver Cova-Figueira e mesmo Santa Catarina, passa por uma estratégia montada por pessoas do Norte que não querem ver Santa Catarina como Conselho e nem tão pouco ver Cova Figueira como uma Vila desenvolvida. Muitos emigrantes de Cova-Fiqueira e de Santa Catarina em geral pretendem construir moradias e mesmo investir, mas por falta de loteamento de terrenos e crescimento desorganizado da Vila não constroem, indo comprar terrenos em outras Ilhas ou mesmo na cidade de S.Filipe.
Deve-se atacar os males antes de se instalarem como habito natural, transformando assim como uma via normal que o povo escolheu. Mas deve-se dizer que essa atitude de fazer politica e de estar como um agente contemplativo da evolução é mau para o desenvolvimento.
Tem que haver vozes gritantes a desmontar essa visão míope e traçar novos rumos para a vida das pessoas.
O isolamento da Freguesia de Santa Catarina tornou-se mais evidente, quando construíram a estrada de volta – volta que transferiu o fluxo de movimentação e contactos Mosteiros – S. Filipe e vice-versa via Norte, deixando (Sul) Santa Catarina isolada através de uma estrada assassina “ espigão”, “baleia”, onde já morreram dezenas de pessoas, devido ao mau estado dessa maldita estrada.
Fazer politica não significa ninar uma população e mergulha-la no profundo sono da ignorância politica, distraindo a através de assistencialismo pontuais.
Cova-Figueira, sua gente e Santacatarinenses vão encontrar soluções para seu próprio destino.
Napoleão Vieira Andrade.
Emigrante


A equipa de futebol JUVENTUDE CABOVERDEANA SOCCER CLUB do desportista TIAGO MONTEIRO, que vai em digressão a Cabo Verde mais precisamente Ilha do Fogo a fim de estar presente nas grandes festas de 1. Maio de Nho San Filipe. SANTACATARINAFOGO, formula a todos votos de uma boa viagem e uma óptima estadia na terra de todos nós.



PROPOSTA DO PRESIDENT BUSH AOS EMIGRANTES

Pesident Bush no seu discurso à nação, anunciou uma proposta referente aos emigrantes que estão nos EUA sem documentação legal que lhes dão o direito de residencia permanente. Desde há muito tempo esta situação precária de muitos emigrantes tem sido considerando como uma enígma por parte de muitos políticos porque sabem que é um problema sensível podendo colocá-los ou tirar-los do poder. Toda gente sabe que os EUA é um pais formado por emigrantes e que os emigrantes contribuiem sempre para o desenvolvimento deste poderoso país. Esta proposta do Sr Presidente Bush, pode ser considerado como uma abertura mas nao vai beneficiar todos os emigrantes, porque nao é uma amnestia geral; está ainda para ser descutido no Congresso e depois se passar, será decretada na Lei. Se, se passar da maneira como está agora, muita gente da nossa comunidade nao vai beneficiar muito com isso, portanto deve se ter cautela, informar bem e esperar até o Congresso decidir.
A proposta diz que muitos emigrantes não documentados irão ter a opurtunidade de terem documentação legal ou seja “Green Card” Cartinha Verde que lhes dão direito de trabalhar legalmente, ter o seguro social, viajar para estrangeiro, abrir contas bancarias, educação etc mas esse direito é somente para trez e no máximo seis anos, sem a possibilidade de serem cidadãos deste pais e depois tem que regressar para o país de origem. Sendo assim, há que considerar os filhos que vão nascer aqui futuramente e que terão de acompanharem os pais de regresso ao país Natal e isso não vai trazer muitos beneficios para essas crianças tirando lhes o direito de desenvolver e de usufruir dos beneficios desta nação.

Algumas organizações e idividualidades politicas já pronunciaram que esta proposta da maneira que está agora nao vai beneficiar tanto os emigrantes. Sabemos que estamos caminhando para as eleições deste ano aqui nos EUA e que os partidos politicos precisam de votos para serem eleitos, por isso devemos informar nos bem e dar nos o nosso apoio ao partido que mais faz para os emigrantes. Portanto devemos esperar mantendo nos informados e ponderar sempre até ficarmos certos do que a proposta vai trazer.
Joaquim Fontes “Quinquim”




ELEVEMOS A NÓS MESMOS E A NOSSA COMUNIDADE!


Independentemente do nosso inclinio ou crença política, eleger um candidato nosso a um lugar de relevo numa Camara Munincipal, Congresso ou Senado, ou numa qualquer outra instituição publica só vai enaltecer a nós mesmos como uma comunidade organizada e respeitada e assim criarmos uma vóz áctiva que preocupa com as nossas necessidades e procurar dar solução aos problemas que nos afecta. A semelhança das outras comunidades podemos tirar exemplo como são estruturadas com o objectivo em vista de sempre procurarem seus direitos, que a lei lhes dao. Ja há alguns séculos que estamos neste grande País; individualmente muitos caboverdeanos já sobresairam, mas há ainda uma força ainda maior talvéz desconhecida para alguns, ou mesmo nao posta em prática para outros e essa força chama-se: “Força de União”. Portanto vamos unir e enaltcer todos os Caboverdeanos com o nosso direito de VOTO.

LET US ELEVATE OUR SELF AND OUR COMMUNITY


Independently of our political party, to elect a candidate for a relevant seat in a City Hall or any other political instituition it is only going to elevate our self as an organized and respected community and thus create an active voice, which can deal with our necessities and find how to solve problem that affect us all. We can refer from other communities and take examples and see that their structure has always in mind to find their rights in the law. We have been here in this great Country for centuries; individually some Capeverdeans already has gone far, but there is still yet a greater force maybe unknown to others or yet to be put in practice for another and this force is called: “Union of Force”. Therefore let us elevate all Capeverdeans by exercising our right to VOTE

********* and Make Our Community Stronger!

UM COMENTARIO

PODER DO VOTO

Votar é um um dos direitos que a democracia nos oferece; é um direito de capital importancia que uma pessoa tem, num estado democrático. Muitas pessoas nao sabem que não devemos votar só para votar, e que votando, estamos contribuindo para o avanço da democracia e possivelmente para melhorar as coisas. Devemos ponderar ou pensar, em quem ou que partido está fazendo o melhor para o desenvolvimento do estado ou do povo. Sabemos que a democracia não é perfeito, mas tem tido dado resultados palpáveis quando respeitada e posta em pratica.
Em Cabo Verde agora estamos em tempo das eleições autarqicas ou Camaras Munincipais para a escolha de representantes que zelam para o desenvolvimento dos concelhos e dos municipes.
Cabo Verde é uma nação jovem e pequena mas democraticamente está provando cada vez mais ao mundo que a coexistencia pacifica num regime democratico é a melhor maneira de continuar com uma harmonia saudavel. Devemos sempre respeitar as opiniões contrarias, criticar ou ser criticados, sem contudo entrar em conflitos pessoais que só vai enfraquecer a democracia e consequentemente prejudicar de uma maneira ou doutra a toda gente. Portanto vamos todos as urnas ou lugares de votaçao conscientes que estamos exercendo o nosso direito e que não obstante o resultado final podemos sempre mudar o status quo numa proxima campanha.

QUINQUIM


ALGUNS CONTACTOS IMPORTANTE EM CABO VERDE

Telefones Úteis

Agência TACV
Tel: 613215, na Avenida Amílcar Cabral.

Agência Nacional de Viagens (Barcos)
Tel: 613549, na Avenida 5 de Julho.

Agencia Cabtur
Avenida Amílcar Cabral

Aeroporto
Tel: 613452

Air Senegal
Tel: 612769, na Avenida 5 de Julho.

Air Portugal (TAP)
Tel: 611874, na Avenida Amílcar Cabral

Hospital Dr. Agostinho Neto
Tel: 612462.

Polícia de Ordem Pública
Tel: 132, Achada de Santo António

Linha - C I A J Centro de Informação para Juventude Tel. 177

A C D - Associação Caboverdiana de Deficientes Tel: 62 86 82 Fax: 62 86 84 E-Mail:acd@cvtelecom.cv

I. C. M. Instituto Caboverdiano de Menores Linha SOS Criança Tel:178

Linha SOS DROGA Comissao de Coordenação Combate à Droga Tel: 0 800 2525

Companhias Aéreas

TACV - Cabo Verde Air Lines

Ilha de Santiago:
Av. Amílcar Cabral Praia
Tel: 615813

Ilha da Boavista:
Rua Bom Sucesso Sal Rei
Tel: 511186

Ilha do Fogo:
S. Filipe
Tel: 811228

Ilha de Maio:
Rua Unidade Africana
Tel: 551256

Ilha de S. Nicolau:
Terreiro
Tel: 351161

Ilha de Stº Antão
Ponta Sol
Tel: 211184

TAP - Air Portugal

Praia
AV. Amílcar Cabral, 111 r/c
Tel: 615826/ 611939 Fax: 611266

Sal
Aeroporto Amílcar Cabral
Tel./Fax: 411387 / 411195



Pequena Lista Telefónica

  • A.B.C.D Agencia que serve a comunidade 617 357-6012
  • ACTION USA Agencia de apoio a negocio 1 866 245 0783
  • Agencia Fidalgo 617 442 4824 + 617 541 97267
  • Agencia Orlando 508 586 0471
  • Boston Medical Center (or) Boston City Hospital 617 534 5000
  • Brockton Hospital 508 941 7000
  • BCIL Boston Center Idependent Living (617)338-6665 Fax(617)338 8765
  • Bowdoin Health Center “Clinic” 617 754-0100
  • Bayside Expo 617 474 6060
  • Braintree Mall 781 843 8200 250 Granite St. Braintree Ma
  • Cape Verdean Community Task Force - CVCTF, 492 Dudley St. Roxbury MA 02119. Mail: 504 Dudley St. Roxbury MA 02119. Tel. 617-442-6644, Fax 617-427-8047. E-mail:cvctf2004@yahoo.com
  • Consulado Cabo Verde Boston 617 353-0014 Copley Square 607 Boylston St Boston 4 floor 02116
  • Credit Bureau Equifax 1 888 567 8688
  • Cova Figueira 011238 811 360
  • Consulado Portugues Boston 617 536 8740 Fax: 617 536 2503
  • Boston City Hall 617 635 4000
  • Randolph Town Hall 781 961 0913
  • BCIS Emigracao USA 1800 375 5283 J F K Federal Building Government Center Room 123 BOSTON MA 02203
  • Emabaixada American em Praia Cabo Verde Rua Hojy Iahenda 81, C.P.201 Tel 011238-61-56-16 } 61 13 55 Fax Seccao visto 011238 60 07 46
  • Embaixada Americana em Lisboa Portugal 01135111 727 3300
  • Eduardo Monteiro (Taxi Service)617 480 9092
  • FRANCISCO Rep. de Relogios & Joelharia 508 586 6267
  • Fuel Assistance (ou) Ajuda Gas508 588 5440 Fanagan Drive, Crowley School, Avon, Ma 02322 Tel: (800)225 0875
  • Internal Revenue Service (IRS)800 829 1040
  • New England Medical Center 617 956 5000
  • M.D.A. 781 575 1881
  • MAPS "Massachusetts Aliance of Portuguese Speakers" 617 825 5897 Fax 617 825 4167
  • Mass Health(ou)Agencia de Saude Ma1 800 590 4820
  • National Visa Center 1 603 334 0700
  • Ask a Nurse Pergunta Enfermeira/o 1 800 544 2424
  • Office Max 617 329 1667+617 445 5152
  • Passaporte (617) 427-4898 (617) 236-7800 Quick 617 878 0900
  • Radio Porton de Nos Ilhas 508 586 2099
  • Radio....... 508 ...
  • Radio Caminho Pa Cabo Verde 508 ......
  • Restaurante & Bar CheChe em Cova Figueira Cabo Verde 82 10 94 - 82 11 18
  • Social Security em Brockton 508 559 5325
  • Social Security USA 1.800 772 1213
  • Small Business ou Pequena Empresa 617 565 5590
  • Strand Theater617 282 8000
  • Serviço Notarial QUINTINO 508 584 5708
  • Serv. Notarial & Casamento QUINQUIM 781 986 1089
  • TAP Air Portugal617 262 8585+800 225 7020
  • TACV Cabo Verde727 2227

O GALO CATA-VENTO
O meu sogro e eu falamos de muitas coisas e as vezes analizamos ou crticamos os problemas que afectam as gentes, ele sempre tem algo ilucidativo para comparar e ele lembrou do GALO CATA VENTO. e ele contou me aquilo que a memória conservou, lamentando o facto de o autor ter ficado no esquecimento ou falta de lembrança. Lembrei-me então desses versos dum soneto num livro de leitura da terceira ou quarta classe dos anos cinquenta. Os versos ainda admiravelmente actuais, levam-nos a acreditar que nada mudou no nosso telhado...

O GALO CATA-VENTO

Viva lá senhor galo cata-vento! Fale à gente! Não seja malcriado. Lá por ter o poleiro no telhado Não suponha que está no firmamento Como percebe de onde sopra o vento E sabe do equilíbrio o seu bocado Já se imagina bacharel formado Julga que tem carradas de talento Cuidado! Pedantismo sem mistura No fundo, duas tretas, bagatela Que só entre patetas faz figura O que você, amigo, não revela É que antes de ser galo, nessa altura Foi uma reles tampa de panela!

Q


NATAL FELIZ PROSPERO ANO NOVO DE 2004

Reflectimos um pouco neste espaço e tempo sobre a mensagem do Natal e do Ano Novo. Todos os anos celebramos esta quadra duma maneira ou doutra; talvez com felicidade ou talvéz com tristeza, mas a mensagem é sempre a mesma ou seja Amor e Páz. Essas duas palavrinhas porém tem uma reflexão bastante grande quando bem entendidas e pode alcançar o mundo inteiro, se soubermos ser bons mensageiros, poderia mesmo transformar as coisas para um equilibrium mais razoavel. Infelizmente ainda nao aconteceu assim ! Quando pensarmos no Amor e na Paz, devemos dar sempre graças ao Criador e também lembrar daquelas crianças, dos necessitados, dos aflitos de diversas circunstancias que para eles, esta quadra quase nao tem significado, e procurarmos em nós mesmos a maneira de como aliviar os seus sofrimentos e fazer votos ao Altíssimo para que o homem encontre a páz e deslique da fantasia em todas suas formas, a fim de que a vida volta a ser pura como uma nascente e simples como a alegria.

FELIZ NATAL e que o ANO NOVO


SANTACATARINAFOGO

Aí Vem o Dia de Promessa


Aí vem o dia dos fantoches, dos fariseus, dos hipócritas e dos milhares cínicos que andam por por este mundo fora, com falsos sentimentos e propósitos a respeito do mundo.
Falam da paz e dizem ser desejosos da paz; que ela é necessária. Sabemo-lo. Pelo menos esta voz já vem ecoando, há mais de dois mil anos. Mas a pergunta é esta: o que é que tem sido feito para que a paz seja uma realidade, de facto? Gritam pela paz, assinam tratados e convenções, todavia, continuam a fabricar armas, cada vez mais mortíferas, a semear desigualdades com a criação da chamada globalização. Lançam milhares e milhares de famílias no desemprego e provocam a degradação do meio ambiente, de uma forma irracional e descontrada.
A única forma de implementar a uma verdadeira e duradoira paz é destruir o "EGO". O "EGO" não conhece e nem tão pouco quer saber do direito dos outros. A palavra respeito não tem sentido para ele. O "EGO" não escolhe meios para atingir os seus fins.
A História nos tem ensinado muito a respeito dos velhos "Impérios". Lembrem-se de uma coisa: nada é eterno.
Nada de mais precioso pode existir entre os homens do que uma convivência e coexistência pacíficas - PAZ.
Não sou pessimista. Acredito de que se o querer funcionar a paz tem um espaço entre os HOMENS DE BOA VONTADE.

GLÓRIA A DEUS NO MAIS ALTO DOS CÉUS E PAZ ENTRE OS HOMENS POR ELE AMADO.


Santa Clara


=====

Lista dos vencedores as autarquias em Cabo Verde

BARLAVENTO

Porto Novo Amadeu João Cruz (MpD)
Ribeira Grande Orlando Rocha Delgado (Independente)
Paul Américo Silva (MpD –– presidente cessante)
São Vicente Isaura Gomes (MpD)
Sãão Nicolau Amílcar Spencer Lopes (MpD)
Sal Jorge Figueiredo (Independente)
Boavista José Pinto Almeida (MpD –– presidente cessante)
SOTAVENTO
Maio Manuel Ribeiro (MpD –– presidente cessante)
Praia Felisberto Vieira (PAICV –– presidente cessante)
São Domingos Fernando Borges (MpD –– presidente cessante)
Santa Cruz Orlando Sanches (PAICV –– presidente cessante)
São Miguel João Gomes Duarte (MpD)
Santa Catarina João Baptista Freire (PAICV –– presidente cessante)
Tarrafal João Domingos (MpD –– presidente cessante)
São ! Filipe Eugénio Veiga (PAICV –– presidente cessante)
Mosteiros Carlos Fernandinho Teixeira (PAICV –– presidente cessante)
Brava Camilo Gonçalves (PAICV –– presidente cessante)

=========


=======

Site elaborado e mantido por: Joaquim Fontes "Quinquim" e Amigos.

Voltar Casa–Home