Formato de áudio .OGG
Em meu notebook de uso pessoal, onde utilizo predominantemente o Ubuntu Linux, procurei instalar um codificador de áudio para eu poder passar vários de meus CDs da minha coleção para arquivo de computador.
No Linux, entretanto, por minha ainda não familiaridade avançada com o sistema, consegui converter apenas para o formato .OGG, onde não obtive sucesso em converter para o formato MP3, muito mais popular.
Vou te dizer que fiquei muito impressionado com o resultado. A qualidade de reprodução é muito boa e o tamanho do arquivo é ligeiramente menor do que o do MP3.
Fui pesquisar um pouco mais sobre o formato. O OGG contém em seu código referencia para dados, tanto para vídeo quanto para áudio. Pode conter também informação textual.
É muito utilizado também para rádios online e arquivos de transmissão online (streaming). Vários jogos de computador também aderiram ao formato.
Devido à baixa popularidade, comparado ao MP3, evidentemente, desde 2007, existem campanhas para ampliar o uso para que se torne um formato reconhecido pela comunidade relacionada.
Infelizmente, copiei estes meus álbuns para o meu pen drive para que eu pudesse escutar todos eles em meu carro. Tal foi minha surpresa ao descobrir que o meu tocador do carro não suporta o formato .ogg. Que decepção! Sem Lady Gaga, sem Big Time, sem Maysa, enquanto viajo na estrada!
Mesmo assim, deixo aqui a dica para quem quiser conhecer. O formato .OGG é livre, sem ter uma licensa proprietária, por isso, é bem popular no Linux e em aplicativos gratuitos ou open-source.
O formato mais difundido atualmente do .ogg é o da Vorbis. Eles chegam a declarar que a qualidade da codificação chega a superar o do .mp3. (http://www.vorbis.com/)
Deixo aqui a dica para quem quiser conhecer e passar a usar mais em sua biblioteca digital
Pesquise mais na Wikipedia: