|
CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE
INTRODUÇÃO
Antes de definir CCQ é importante fazer uma breve explanação sobre Gestão Participativa e Participação Direta .
Gestão Participativa
Em função do grande desenvolvimento dos meios de comunicação, todos os segmentos da sociedade tem experimentado uma crescente democratização das relações sociais, que pressiona do mesmo modo a organização econômica, a produção de bens e serviços. Uma nova concepção de mando/subordinação vem sendo instituída, adaptando as organizações às pressões da democratização, impulsionando assim a introdução da gestão participativa nas empresas.
Participação direta
Diz-se que a participação é direta quando o indivíduo age em seu próprio nome, assumindo ou influenciando decisões na sua área de atuação.
O CCQ é uma das modalidades de participação direta - ou democratização a nível de tarefa.
CONCEITOS BÁSICOS
O que é o CCQ ?
Círculo de controle de qualidade é um pequeno grupo de funcionários que voluntariamente se une para conduzir atividades de controle de qualidade dentro da mesma área de trabalho.
A motivação básica do CCQ é a participação.
Os propósitos fundamentais do CCQ são:
1 - Contribuir para a melhoria e desenvolvimento da empresa.
2 – Respeitar a natureza humana, construir um local de trabalho alegre e brilhante no qual valha a pena viver.
3 – Desenvolver as possibilidades infinitas da capacidade mental humana e permitir a sua aplicação.
Um CCQ pode ter quantas pessoas?
O ideal é que cada CCQ tenha no mínimo três e no máximo sete funcionários. Todas as decisões dos Círculos são tomadas em conjunto, através de consenso.
Obs: Os dados acima foram obtidos da CVRD - ES - Companhia Vale do Rio Doce- Departamento de Pelotização, que vem adotando com êxito os CCQ em seu Programa de Qualidade Total.
Melhorias promovidas pelos CCQ
1- Para os funcionários: promovem a autoconfiança e auto-realização de todos, criam a oportunidade da participação nos processos decisórios da empresa, melhoram a qualidade de vida no trabalho, estimulam a busca das atividades em equipe, trazem o sentimento de responsabilidade.
2- Para a empresa: melhoram a qualidade dos processos, reduzem os custos, promovem um melhor uso do potencial dos seus funcionários, ampliam a consciência sobre qualidade, aumentam o nível de satisfação das pessoas.
3- Para a sociedade: melhoram o nível de satisfação de todos, desenvolvem uma mentalidade voltada para a busca da qualidade, desenvolvem o senso de cidadania.
CONCLUSÃO
"Entre os esquemas participativos, o que teve maior difusão no Brasil é dos CCQ - Círculos de Controle de Qualidade. A aceitação da idéia ao nível da comunidade empresarial deve-se tanto à sua operacionalidade - não exige nenhum investimento maior (a princípio) e não altera a estrutura formal da empresa - quanto à sua flexibilidade, e é aplicável a qualquer tipo de empresa."
O CCQ tem sido utilizado em várias empresas com bastante sucesso , como por exemplo a CVRD- Companhia Vale do Rio Doce.
"Não existe Qualidade Total sem CCQ.
Não existe CCQ sem Qualidade Total."
"Uma das premissas básicas para se iniciar as atividades de CCQ numa empresa é que o Programa de Qualidade Total esteja sendo implantado."
Ishikawa
Rosângela Carrion
Engenheira de Qualidade
|