Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
PADRÃO OFICIAL DO OTTHERHOUND
 
 
 
 
 
CARACTERÍSTICAS: Raça britânica. Cão de membros retos e fortes e pelagem espessa. A cabeça é majestosa, o corpo poderoso e os movimentos flexíveis e soltos. São obrigatórios a pelagem dupla e dura e os pés fortes. Este cão sabujo, forte e potente, foi feito para uma longa jornada de trabalho na água mas é capaz de correr em terra firme. Temperamento agradável e equilibrado. 
  

CABEÇA: Seca, muito imponente, mais profunda do que larga. Crânio convexo, mas não em demasia. Occipital ligeiramente saliente, testa sem rugas. Stop discreto. Bochechas secas. Focinho comprido e profundo. Nariz bem desenvolvido, de narinas bem abertas. Focinho um pouco mais curto que a linha que vai do stop ao occipital. Lábios bem desenvolvidos, mas sem excesso. Toda a cabeça está revestida de pelos ásperos. O focinho apresenta bigodes e uma barba discreta. OLHOS: Não salientes; a sua expressão é inteligente, simpática e franca; a cor dos olhos e a pigmentação dos rebordos orbitários variam de acordo com a cor da pelagem (o animal preto e avermelhado pode ter olhos cor de avelã; a cor amarela não é apreciada). ORELHAS: Características da raça, compridas, pendentes, com inserção na altura dos olhos, bem peludas e com franjas. BOCA: Maxilas fortes e largas; dentes bem implantados; mordedura em tesoura perfeita. 
  
PESCOÇO: O pescoço é comprido, destacado, inserido no dorso e nos ombros. Permite-se uma barbela discreta. 
  
QUARTOS ANTERIORES: Os ombros estão bem posicionados. As pernas da frente são retas dos cotovelos até o solo. Os seus ossos são fortes. As munhecas são fortes e ligeiramente inclinadas. 
  
CORPO: O peito é bem desenvolvido. Caixa torácica saliente, bem profunda e oval, dando muito espaço ao coração e aos pulmões. Corpo muito forte, de garupa larga; o lombo é curto e potente. 
  
QUARTOS POSTERIORES: Sob todos os ângulos são potentes e musculosos. Vistos por trás, não parecem muito largos nem muito estreitos. A angulação é moderada, o jarrete baixo, a coxa e o joelho são musculosos. Com o cão parado, os metatarsos são verticais.   

PÉS: Largos, redondos, bem arqueados, compactos, com membranas interdigitais. Os pés posteriores são um pouco menores que os anteriores.   

CAUDA: De inserção alta, ergue-se elegantemente quando o cão está atento. Nunca se enrola sobre a linha superior. Pode pender quando o animal está imóvel. É grossa na base e afunilada na extremidade. Pelos mais compridos e abundantes na parte de baixo que na de cima.   

PELAGEM: O pelo tem de 4 a 8 cm. É espesso e áspero, mas nunca duro e é impermeável. Em todo o corpo, dá impressão de estar partido. Ao tato, é mais macio na cabeça que nos membros. O subpelo é visível. O subpelo e o pelo externo podem ser um pouco oleosos. O cão deve ser apresentado nas exposições ao natural, ou seja, sem cortes no pelo.  
  
COR: São permitidas todas as cores reconhecidas para os cães hounds. Cinza, cor de areia, baio, cor de trigo e azul uniformes, com pequenas manchas brancas eventuais na cabeça, peito, pés e ponta da cauda. Pelagem de duas cores, preto e canela avermelhado, azul e canela avermelhado, preto e creme, por vezes cor de fígado, canela avermelhado e branco. Os cães brancos podem ter manchas amarelo – limão, azuis ou mistura de tons; a pigmentação da pele deve estar de acordo com a cor da pelagem.