Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
OTTERHOUND
 
 
 
 
 
 
 

ORIGEM
 

    O Otterhound pertence a uma raça britânica muito antiga. Não há informações suficientes sobre sua origem, mas alguns acreditam que data do século XIII, enquanto outros acham que ele é muito mais antigo, havendo inclusive textos que podem provar essa segunda teoria. Entre várias hipóteses, há a que considera que ele seja um descendente de um antigo cão sabujo local, do Saint – Hubert e de diversos Griffons franceses (Vendénn, Nivernais, Fauves da Bretanha ou de Bresse). Alguns autores também mencionam o Airedale, mas não há provas. O Otterhound tem a morfologia muito semelhante à do Saint – Hubert e também tem um faro excepcional que permite encontrar um rastro e segui-lo na água.
Gravura do século XIX
    Algumas comunidades monásticas mantiveram grandes matilhas para a caça de lontra. Parece que os cruzamentos com Foxhounds ao longo dos séculos permitiram conservar e melhorar o desempenho no Otterhound. Os criadores afirmam que restam poucas linhagens de raça pura. A raça ficou fixada no século XIX, época em que ainda haviam 25 matilhas na Inglaterra e País de Gales.

    A caça de lontra foi abandonada quando perceberam que ela estava em perigo de extinção. Privado de sua função, o cão poderia ser extinto por não ter mais utilidade, mas um grupo de criadores, que fundaram o Otterhound Club da Grã – Bretanha, administrado por um encarregado de uma matilha.

    Em 1900 exportaram-se alguns exemplares para os EUA e em 1907 dois deles foram expostos em Claremont (Oklahoma). H. W. Wardner, NY, é considerado o primeiro criador norte americano deste cão.
 

CARACTERÍSTICAS & COMPORTAMENTO
 

    O Otterhound é tão bom nadador como o Terra Nova e capta o odor da presa nas margens. A sensibilidade de seu faro permite-lhe seguir um rastro deixado 10 ou 12 horas antes. Conta-se que chegaram a haver cães que nadaram 5 horas seguidas em perseguição a uma lontra. Na Grã – Bretanha aparecem de tempos em tempos nas exposições, principalmente nas organizadas pelos clubes da raça. No continente Europeu são raros.

    Sendo a caça às lontras proibida em Janeiro de 1978, desde então o Otterhound caça castores e doninhas, principalmente na Escócia. No Brasil, a caça a qualquer tipo de animal é um crime inafiançável. Em complemento com as suas qualidades de caçador, este cão de tamanho grande é um excelente guarda e um maravilhoso cão de companhia, que se entende perfeitamente com as crianças.
 
 
 
FICHA
Grupo: Sexto – Cães do Tipo Sabujo e cães rastreadores (exceto galgos). 
País de Origem: Inglaterra. 
Utilização: Cão de caça à lontra. 
Altura na cernelha: De 60 a 67 cm.  
Caráter: Cão de matilha, sociável. 
Relação com as crianças: Boa. 
Relação com outros cães: Boa, comportamento típico dos cães de matilha. 
Aptidões: Caça de rastro e na água. 
Necessidade de espaço: Necessita de um quintal ou um canil espaçoso. 
Cuidados: Escovações regulares.
 
 

 
 
Padrão oficial do ottherhound
 

 
PARA MAIS INFORMAÇÕES

The Otterhound Home Page
Otterhounds and Otterhound Puppies with a Breed Description
Otterhound Home Page
BlueDot's Home Page