Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Causas das alterações cutâneas

 

  

As causas de doenças da pele são inúmeras, algumas mais graves outras mais simples, entretanto existem alterações cutâneas que não apresentam ainda causa nenhuma conhecida. Essa variação de fatores, como a predisposição genética, por exemplo, pode enganar um diagnóstico preciso.

  

Entretanto existem algumas causas que são mais genéricas e comuns, pois são responsáveis pela maioria das condições cutâneas.

  

As bactérias e os fungos podem se prender aos folículos pilosos, vivendo por muito tempo nesse ambiente. Isso gera uma relação de parasita e hospedeiro, o que pode ocasionar infecções e deixar cicatrizes.

 

 

Infecções virais também representam uma importante causa de alteração da pele, assim como o contato com insetos ou com a pele de outra pessoa que já esteja infectada por algum agente.

 

 Existe também a suscetibilidade genética como dito acima e algumas doenças do sistema imunológico. Mas o que é mais comum entre as doenças cutâneas são a alimentação e uma rotina degradante. É comprovado que alguns alimentos podem agredir a pele, ocasionando diversas alterações em seu aspecto.

  

Além disso, algumas condições de saúde podem desencadear algumas doenças de pele específicas. Vamos enumerar algumas:

  

O Estresse

  

Aqui entramos no mundo do psíquico. Há quem discorde que os problemas psicológicos não estão relacionados a problemas de pele. Isso é um grande engano, pois estudos mostram que problemas da mente como o estresse são potencializadores de reações químicas, pois eles aumentam os níveis de hormônios específicos do corpo, podendo agravar quadros cutâneos.

 

 


São vários os problemas relacionados com o estresse. Alterações conhecidas como a psoríase, a urticária, a dermatite seborreica, a alopecia, os eczemas, a Ictiose e até a acne podem ser desencadeadas por alterações psicológicas.

  

Gravidez

 

A gravidez é um período em que a mulher passa por muitas alterações hormonais, tanto em variedade quanto em quantidade. Esse ambiente confuso pode desencadear alguns problemas de pele.

  

A boa notícia é que a maioria desses problemas adquiridos durante a gestação desaparecem logo após o nascimento do bebê. Entretanto existem outros que merecem uma atenção específica para que não se agrave.

 

 Podemos enumerar alguns desse problemas como as estrias, a foliculite herpetiforme, a dermatite e o prurigo por exemplo.

 

 Algumas doenças relacionadas com o intestino e rins também são agentes desencadeadores de algumas alterações cutâneas como os eritemas nodosos, as fissuras anais, as fístulas enterocutâneas e o vitiligo