Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Características

O Java é orientado a objetos: O Java é um membro do paradigma orientado a objetos (OO) das linguagens de programação, tudo em Java é objeto. As linguagens que aceitam este paradigma, como Java e C++, seguem a mesma filosofia básica, mas diferem em sintaxe e estilo. As linguagens orientadas a objetos oferecem muitas vantagens sobre as linguagens procedurais tradicionais. Como os objetos encapsulam dados e funções relacionados em unidades coesas, é fácil localizar dependências de dados, isolar efeitos de alterações e realizar outras atividades de manutenção, talvez o mais importante, as linguagens OO facilitam a reutilização. Não existem variáveis globais ou funções independentes. Toda variável ou método pertence a uma classe ou objeto e só pode ser invocada através dessa classe ou objeto.

O Java é distribuído: Distribuição de informações para compartilhamento e trabalho conjunto, com a distribuição de carga de trabalho do processamento, é uma característica essencial dos aplicativos cliente/servidor. Felizmente para os programadores Java, há uma biblioteca de procedimentos TCP/IP incluída nos códigos-fonte e de distribuição binária do Java. Isso facilita aos programadores o acesso remoto às informações, usando protocolos como HTTP e FTP.

O Java é compilado e independente de plataforma: Um programa escrito em Java precisa ser compilado antes de ser executado. O compilador traduz o código-fonte e gera arquivos objeto chamados arquivos de classe. Cada programa Java consiste da implementação de uma única classe. Depois de compilado, pode ser executado em qualquer plataforma onde exista um sistema de tempo de execução Java (runtime). A compilação de um programa em C++ realiza a tradução do código-fonte da linguagem em instruções que são interpretadas pelo microprocessador da máquina onde foi compilado. O programa então só roda em outra máquina que tenha o mesmo tipo de processador. Já um programa em Java, quando compilado, gera instruções (chamadas de byte-codes) para um microprocessador virtual. Existem implementações desse microprocessador virtual para várias plataformas e o programa então rodará em qualquer uma delas. Por ter suas instruções interpretadas por um software (processador virtual), os programas em Java são mais lentos que os escritos em C ou C++. A igualdade é atingida usando microprocessadores virtuais com compiladores Just-In-Time (JIT), que já são bastante comuns. Esse tipo de sistema, converte as instruções em byte-codes para instruções do microprocessador na hora da execução, fazendo com que programas escritos em Java não tenham grandes perdas de desempenho em relação a programas escritos em C ou C++.

O Java é multitarefa: Os objetos binários de códigos de bytes do Java são formados por seqüências de execução múltiplas e simultâneas. Essas seqüências são conhecidas como contextos de execução ou processos leves. As linguagens C e C++ são membros de um paradigma de execução em seqüência única, por não oferecerem suporte a seqüências no nível de linguagem. O Java, no entanto, oferece suporte no nível de linguagem para multitarefa, resultando em uma abordagem de programação mais poderosa e de múltiplas facetas.

O Java é dinâmico: A linguagem Java foi projetada para se adaptar a um ambiente dinâmico, em constante evolução. Possui uma representação de tempo de execução que permite que o programa saiba a classe a que pertence um objeto, na hora em que o recebe, durante a execução. Isso permite a inclusão dinâmica de classes que podem estar em qualquer lugar da Internet. Java também suporta a integração com métodos nativos de outras linguagens. Desta forma, podem surgir em breve aplicativos híbridos em Java e C++, aproveitando o grande volume de código existente hoje em C++.

O Java é robusto: Quanto mais robusto um aplicativo, mais confiável ele será. Isso é desejável tanto para os desenvolvedores de software quanto aos consumidores. A maioria das linguagens OO, como o C ++ e Java, possuem tipos bastante fortes. Isso significa que a maior parte da verificação de tipos de dados é realizada em tempo de compilação, e não em tempo de execução. Isso evita muitos erros e condições aleatórias nos aplicativos. O Java, ao contrário do C++, exige declarações explícitas de métodos, o que aumenta a confiabilidade dos aplicativos.

O Java é seguro: Como o Java foi criado para ambientes de rede, os recursos de segurança receberam muita atenção. Por exemplo, se você executar um binário transferido por download da rede, o mesmo poderá estar infectado por vírus. Os aplicativos Java apresentam garantia de resistência contra vírus e de que não são infectados por vírus, pois não são capazes de acessar heaps, stacks ou memória do sistema. No Java, a autenticação do usuário é implementada com um método de chave pública de criptografia. Isso impede de maneira eficaz que hakers e crakers examinem informações protegidas como nomes e senhas de contas.

O Java é simples: Um dos principais objetivos do projeto do Java foi criar uma linguagem o mais próxima possível do C ++, para garantir sua rápida aceitação no mundo do desenvolvimento OO. Outro objetivo do seu projeto foi eliminar os recursos obscuros e danosos do C ++, que fugiam à compreensão e aumentavam a confusão que poderia ocorrer durante as fases de desenvolvimento, implementação e manutenção do software. O Java é simples porque é pequeno. O interpretador básico do Java ocupa aproximadamente 40k de RAM, excluindo-se o suporte a multitarefa e as bibliotecas padrão, que ocupam outros 175k. Mesmo a memória combinada de todos esses elementos é insignificante, se comparada a outras linguagens e ambientes de programação.

O Java oferece alto desempenho: Há muitas situações em que a interpretação de objetos de códigos de bytes proporciona desempenho aceitável. Mas outras circunstâncias exigem desempenhos mais altos. O Java concilia tudo isso oferecendo a tradução dos códigos de bytes para o código de máquina nativo em tempo de execução. O alto desempenho permite a implementação de seus aplicativos WEB em Java, na forma de programas pequenos e velozes, que podem ampliar significavelmente os recursos tanto do cliente quanto do servidor.

Aquisição: Existem 3 navegadores que suportam Java:

Seja qual for o navegador selecionado, ele é grátis para utilização não comercial e pode ser obtido na Internet por download.


Home | Introdução | Histórico | O que é? | Características | Como é formado | Futuro