Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Como escolher o filhote:



Quando realmente decidimos comprar um filhote de cão de guarda como o Rottweiler, é necessário que tenhamos alguns cuidados antes de efetuar a compra, principalmente, porque o mesmo passará a conviver entre nós, adultos e crianças, tornando-se assim o mais novo membro da família.

Primeiramente devemos procurar saber sobre a sua origem, ou seja, o canil onde foi gerado. Procure ver o estado de saúde e físico dos pais do filhote, observe as instalações, os depósitos de comida e de água. Se o chão está limpo, sem fezes nem urina. As fezes contribuem para o aparecimento de moscas e a urina (por ser ácida) poderá trazer problemas de pele para os animais, além de propiciar o aparecimento de doenças que poderão ser fatais para a ninhada.

NÃO retire o filhote antes de completar 45 DIAS. Esse período é necessário para que seja completado o ciclo de amamentação, o qual é de extrema importância para a saúde e desenvolvimento do cão.

Veja também:

Faça alguns pequenos testes para verificar o perfil de seu provável cão de guarda:

1. Observe se o cão se alimenta adequadamente, demonstrando voracidade ao comer.

2. Quando estiver distraído bata com as palmas das mãos (ou estale os dedos), emitindo algum som e observe se o cão demonstra está assustado. O ideal é que ele apenas perceba o som, levantando a base das orelhas e continue agindo normalmente olhando para a fonte de ruído.

Se a ninhada por algum motivo não retirou o pedigree (árvore genealógica) por algum motivo, pessa o pedigree dos pais, se os pais também não tiverem pedigree, veja você mesmo se os filhotes estão dentro dos padrões estabelecidos na página "Padrão", eu gostaria de lembrar que cães sem pedigree não significa que não são puros. Porém os cães com pedigree são mais valorizados no mercado e por criadores, se você pretende colocar o seu cão em uma exposição, exija um cão com o pedigree.

Filhote

"Nem sempre o maior filhote é o melhor".

O Rottweiler quando filhote é um cão robusto, de porte médio para grande, sem ser leve ou grosseiro, pernalta ou esgalgado. Nas proporções corretas, sua estrutura combina agilidade e resistência. O comprimento do corpo, medido da ponta do esterno à protuberância do ísquio, não deve exceder em 15% à altura na cernelha.

Você acabou de ler algumas dicas para escolher um ótimo cão, mas se você não tiver certos cuidados com o mesmo, não adianta, ele vai se tornar um cão frágil, medroso, etc. Se você deseja realmente ter um cão super saudável, visite a página de dicas, clicando no botão "DICAS" do menu principal. Lá você encontrará dicas de: vacinação, alimentação, cio da cadela, escovação, banho, vermifugação e outros.

Web Master: Carlos Alberto