Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Dicas Importantes



Nesta página, procurei colocar tudo o que na minha opinião é importante para você ter e manter um cão esbanjando saúde, essa página está recheada de dicas e de informações de extrema importância para você que é criador desta incrível raça. Essa página pode ser dividida nos seguintes tópicos:

Local Padrão Alimentação Vacinação Vermifugação
Cio da Cadela Banho Escovação Saúde
Exercícios Intoxicação Geral

Local padrão:

Deve existir um lugar coberto para abrigar o cão da chuva, do sereno e do excesso de sol; exposição diária ao sol é muito importante, porém nada em excesso é bom. É recomendado também que o local seja livre de acúmulos de água (locais onde podem vir a causar uma poça d´água).

Evite sempre colocar o seu cão em local úmido ou frio, use estrados de madeiras, jornais e panos para afastá-los da friagem ou da umidade. Nunca deixe o seu cão na chuva ou no sereno, durante a noite, recolha o cão no seu abrigo noturno, principalmente se for filhote.



Alimentação:

Deverão existir duas vasilhas: uma para a água, que deve ser mantida sempre fresca e outra para a ração, de preferência suspensa por um tripé do tipo para vasos de planta, para manter a ração livre de formigas e outros animais que podem prejudicar o seu cão. A ração deve ser de qualidade, evite ficar mudando a marca da ração, pois o cão pode não se acostumar à nova ração; se tiver que ser feita a mudança por algum motivo, faça gradativamente, misturando a nova ração á ração antiga, nunca de forma brusca. A ração é o alimento mais completo e ideal para o cão, ela deve ser fornecida 3 a 4 vezes ao dia até a idade adulta (1 ano), e após 2 vezes ao dia. Pode também ser dado como complemento frutas e legumes. Nunca dê gordura, doce, pão, massa, chocolate, angu, bofe, ossos de frango e outros tipos de guloseimas e temperos.



Vacinação:

Vacina Sétupla: previne o seu cão das seguintes doenças: parvovirose, cinomose, leptospirose, hepatite, parainfluenza, coronavirus e adenovirus tipo 2.

  • 2 meses de idade: 1ª dose;
  • 3 meses de idade: 2ª dose;
  • 4 meses de idade: 3ª dose.

Vacina Anti-Rábica: previne contra a raiva.

  • 4 meses: 1ª dose;
  • intervalo de 1 ano (todo ano).

Somente saia com o seu cão para passear depois que ele tenha tomado todas as vacinas necessárias. Use sempre guia, para evitar acidentes com o seu cão e com outras pessoas.



Vermifugação:

A partir dos 2 meses de idade (ou conforme a orientação veterinária) deve ser feita a medicação contra os vermes intestinais. A manutenção do remédio deve ser feita de 4 em 4 meses.



Cio da Cadela:

O cio da cadela dura em média 14 dias, e o tempo de gravidez varia entre 58 e 63 dias. Quando a cadela estiver no cio, evite passear com ela em lugares que circulam outros cães.



Banho:

O banho simples deve ser dado somente após os 2 meses de idade, com xampu ou sabonete neutro. Um banho a cada 15 dias é mais do que o suficiente. Não deixe entrar água no ouvido do cão, proteja-os com pedaços de algodão levemente embebidos em óleo tipo Nujol.

O banho de inseticida deve ser aplicado apenas com orientação do veterinário. Vale a pena lembrar que pulgas e carrapatos são transmissores de doenças.



Escovação:

Peça orientação ao seu veterinário para saber qual o melhor modelo de escova para o pelo do seu cão, a escovação deve ser feita a cada três ou quatro dias.



Saude:

Lembre sempre que em uma clínica veterinária circulam animais portadores dos mais diversos tipos de moléstias contagiosas, tome alguns cuidados simples e eficientes para evitar que o seu cão se contamine com a doença ou até mesmo parasitas deixados por outros cães:

  • Nunca deixe seu cão rondar pela sala de espera, segure-o no colo se possível;
  • Quando for chamado vá direto para a mesa de consulta, assim além de evitar que seu cão pegue uma doença evita também acidentes como mordidas;
  • Verifique se a mesa de consulta foi desinfetada depois da consulta do cão anterior;


Exercícios:

Devem ser feitos pela manhã, para a fixação do cálcio nos ossos. Os exercícios são de extrema importância para o desenvolvimento dos filhotes e para manter a boa forma nos animais adultos. Porém os exercícios devem ser feitos seguindo a orientação do veterinário, pois um filhote não pode fazer a mesma carga de exercícios de um cão adulto, por isso o veterinário deve orientar que tipos e a duração de cada exercício apropriado para cada idade e/ou raça. Procure fazer sempre do exercício uma brincadeira para o cão, evitando exageros. Para caminhadas mais longas ou exercícios de maior desgaste, procure alternar os dias. Durante os exercícios, procure observar se o cão está alegre, qualquer sinal de tristeza, indisposição ou falta de apetite procure um veterinário.

Foto - Filhote

"Não esqueça que o filhote é como uma criança em desenvolvimento, faz muitas travessuras ao longo de seu crescimento".




Intoxicação:

Um cuidado extremamente importante para a saúde do seu cão é a não utilização de produtos como bactericidas, raticidas, inseticidas, desinfetantes, creolina, detergentes e produtos químicos em geral com contato direto a animais domésticos. Ingeridos, esses tipos de produtos podem intoxicar o animal. Um produto que recentemente causou vários acidentes (Rio de Janeiro - São Paulo) não só com animais mas também com pessoas, foi o conhecido "Chumbinho". Use água sanitária diluída para a limpeza do ambiente.



Geral:

Brinquedos como bolas de couro vazia, ossos de couro, bonecos de plásticos e pedaços de osso bovino cozido são muito importantes principalmente para os filhote, pois nesta fase estão trocando a dentição e querem morder algo, é melhor comprar um brinquedo de mais ou menos R$1,00 do que ver o seu sofá, seu pé da mesa e outros objetos mordidos.

Essa dica é de extrema importância para o filhote, tente acostumá-lo gradativamente aos sons barulhentos, pois sendo um filhote e com uma adição aguçada, nem sempre se acostuma facilmente ao estouro de bombas e outros barulhos, e ninguém quer um cão de guarda medroso.

Web Master: Carlos ALberto