BioOdonto Online
Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

BioOdonto Online

Odontologia

Nossos Links

Próxima página: "Endodontia"

Odontologia para Gestantes

A gestante pode receber tratamento odontológico ?

Sem dúvida. Em qualquer idade gestacional, ela poderá ser atendida, embora o segundo trimestre seja o momento mais oportuno, porque, nessa fase, ela se encontra um período de maior estabilidade.

Existem riscos quanto a anestesia local ?

Não existe ,porém, sabemos que durante a gravidez ocorrem várias alterações metabólicas podendo apresentar uma elevação da pressão arterial e isso deve ser sempre levado em consideração. A avaliação do ginecologista sobre o estado de pacientes com problemas durante a gravidez poderá ajudar ao dentista selecionar o melhor anestésico.

A gestante pode ser radiografada pelo dentista ?

Pode. No primeiro trimestre (período da embriogênese), as radiografias devem ser evitadas. No caso de tomadas radiográficas serem imprescindíveis, o avental de chumbo deverá ser utilizado em qualquer fase gestacional.

Dizem que na gravidez os dentes "estragam" com maior facilidade. Isso é verdade ?

Não. A gravidez não é responsável pelo aparecimento de cárie e nem pela perda de minerais (como o cálcio) dos dentes da mãe para formar as estruturas calcificadas (ossos) dos bebês. O aumento da atividade cariogênica (cáries) está relacionada com alterações da dieta e presença de placa bacteriana pela limpeza inadequada dos dentes. Também se observa a diminuição do PH bucal tornando-o ácido o que requer uma melhor e maior frequência na higienização oral para regularizar esse PH.

E quanto à gengiva ? Ela se inflama com mais facilidade ?

A gravidez em sí não causa inflamação de gengiva. Ocorre uma maior vascularização do periodonto (tecido que está em volta do dente) durante a gravidez porém só afeta áreas já inflamadas e, não, a gengiva sadia. O que causa problemas é a presença de placa bacteriana pela higienização deficiente.

Existem cuidados especiais para a higiene bucal ?

Os cuidados são os mesmos de uma mulher não grávida: limpeza diária dos dentes com uso adequado da escova e fio/fita dental. A qualidade dessa limpeza é muito importante e a freqüência ajuda a regularizar o PH. Se houver alguma região da gengiva sangrando essa região deve ser limpa melhor . Se após 3 dias a gengiva continuar sangrando, a gestante deve procurar um dentista.

Quando os dentes do bebê começam a se formar ?

Os '"dentes de leite" começam a se formar a partir da 6a semana e os dentes permanentes, a partir do 5o mês de vida intra-uterina. Por isso condições desfavoráveis durante a gestação (ex.: uso de medicamentos, infecções, deficiências nutricionais, etc) podem trazer problemas nos dentes em fase de formação e mineralização.

Existe algum fortificante para ser tomado a fim de assegurar uma boa dentição para o futuro bebê ?

Os "fortificantes" estão numa alimentação balanceada, constituídas por diferentes grupos de alimentos (carnes, peixes, frutas, legumes e verduras, cereais, leite e derivados) . As carências de vitaminas podem comprometer o desenvolvimento normal dos dentes. Se houver uma necessidade de complementação vitamínica, o ginecologista determinará a prescrição necessária.

E o flúor ? A gestante deve tomar visando à dentição do bebê ?

O fato de a gestante tomar flúor durante a gestação não significa que o bebê terá menos cárie. Ele é mais importante após a erupção dos dentes (aplicação tópica), que se inicia mais ou menos aos 6 meses de idade.

A amamentação é importante para os dentes do bebê ?

A amamentação natural durante o primeiro ano de vida é fundamental para a prevenção de muitas das más oclusões. Além da importância afetiva e nutricional, o exercício muscular durante a sucção no seio favorece a respiração nasal e previne grande parte dos problemas de posicionamento incorreto dos dentes e das estruturas faciais.

E então, o que deve a gestante fazer para que seu bebê tenha bons dentes ?

Antes de tudo, ela própria precisa ter saúde. O nível de saúde bucal da mãe tem relação com a saúde bucal da criança. Os pais, particularmente a mãe, determinam muito o comportamento que os filhos adotarão. Hábitos saudáveis são fundamentais, como, por exemplo, hábitos de limpeza bucal e de alimentação equilibrada. Uma boa alimentação significa também evitar a freqüência de produtos açucarados. O açúcar natural dos alimentos é suficiente para a saúde da gestante e o desenvolvimento do bebê.

Qual a influência da minha alimentação durante a gravidez ?

Se a grávida usar de muito açúcar durante a gravidez ela estará iniciando a dependência ao açúcar da futura criança e será mais difícil para promover uma dieta pobre em açúcar depois que ela nascer. Aproveite para iniciar o diminuição do consumo de açúcar durante a gravidez, pois isso fará bem a você e ao seu bebê, além de não permitir que você engorde excessivamente nesse período.

E quanto ao álcool e fumo ?

E contra-indicado qualquer consumo seja de álcool ou cigarros durante a gravidez pois assim você estará provocando doenças graves em seu futuro bebê. Se alguém em sua casa fuma, mantenha-se afastada dessa pessoa quando ela estiver fumando senão você se tornará uma fumante passiva tendo os mesmos malefícios dos fumantes.

Após o nascimento, quando devo levar a criança pela primeira vez ao dentista ?

A primeira visita ao dentista pode ocorrer por volta da erupção dos primeiros dentinhos de leite, ocasião em que os pais recebem orientações a respeito das causas e da transmissão da cárie, da alimentação, da limpeza dos dentes do bebê e do uso adequado do flúor. A educação em saúde assegura a chance de a criança crescer sem problemas bucais.

A gestante pode - desde o momento em que tem a confirmação de sua gravidez - iniciar a cuidar de seu filho, prevenindo doenças como a cárie. Medidas de simples execução e algumas regras simples vão bastar para que você já possa amar o seu filho proporcionando a ele uma vida mais saudável.

A sua alimentação é muito importante para que seu filho tenha dentes fortes, para isso uma dieta balanceada e rica em vitaminas trará muitos benefícios , é bom lembrar que a maior fonte de vitaminas e sais minerais são encontradas nos alimentos que consumimos na forma de leite e seus derivados, carnes com pouca gordura, legumes , cereais e verdura. Somente seu médico pode indicar uma complementação vitamínica. Normalmente essa complementação não é necessária. Durante a gravidez o fumo e o álcool devem ser totalmente abolidos e no caso do fumo evite também ficar em lugares em que estejam fumantes, "não seja uma fumante passiva ! ", seu filho está em primeiro lugar. Na sua alimentação evite excesso de doces ou alimentos açucarados pois o bebê começa já na fase intra-uterina a desenvolver o seu paladar tomando predileção por alimentos mais ou menos açucarados e como sabemos que a dieta rica em açucares é um fator que aumenta muito o risco de cáries. A criança que tem uma dieta não rica em açucares (refinado) terá maior chance de não ter cáries. Os alimentos em geral contém açúcar porém esse açúcar não é tão cariogênico como o açúcar refinado. Uma alimentação controlada contendo verduras, legumes, fibras, peixe, carnes, etc é o maior benefício que seu filho pode ter. Também é na fase intra uterina que se inicia a formação dos dentinhos da criança e a mãe tendo uma alimentação rica em vitaminas esses dentinhos serão mais fortes. Ao iniciar a erupção dos dentinhos de seu filho, limpe-o sempre após a alimentação e assim vá criando nele o hábito da higienização oral, a melhor forma de educação é dar o exemplo !. No princípio a higiene com a ponta de uma fralda depois uma brincadeira com a escova dental após as refeições e depois disso a completa higienização feita por um dos pais, até os 10 anos é de responsabilidade dos pais a higienização bem como a orientação dos cuidados que seu filho deve ter com os dentes. A criança que se habitua a escovar os dentes desde pequena não encara essa tarefa como uma obrigação ruim de ser cumprida e sim como um forma de cuidar e preservar a sua saúde. A cárie é uma doença transmissível e essa transmissão ocorre pela saliva por isso evitar tocar com a boca em alimentos ou objetos (chupetas, assoprar papinhas, etc) que irão entrar em contato com a boca no nenê pode trazer uma ajuda na prevenção da cárie, ou mesmo beijá-lo na boca. A crença que da boca da mãe na pega nada não é verdadeira A restrição ao açúcar é muito dificultosa pois nossa cultura sempre associou o açúcar a energia, força, além de propagandas mostrarem sempre guloseimas, balas, refrigerantes e chocolates como alimentos indispensáveis. A verdade é que a boa alimentação dispensa qualquer tipo de açúcar além dos naturais, a não ser em casos específicos.

No entanto se seu filho quiser comer uma guloseima ou mesmo tomar um refrigerante faça com que isso não seja diário ou rotineiro e explique a ele o motivo, e sempre após comer doces deve-se escovar os dentes. A melhor hora para um docinho ou bala é sempre após as refeições porque logo em seguida se fará uma completa higienização oral. Quanto aos tios, padrinhos e avós que adoram "adoçar" as crianças lembre a eles que você pretende deixar seu filho afastado das cáries, e que conta com a ajuda deles, e que também as crianças são normais , somente não se habituaram a comer doces de maneira indiscriminada. Lembramos também que é de muita importância a colocação do bebê (desde que possível) no seio da mãe logo após o parto para que o reflexo de sugar se instale de imediato, aproveitando assim esse breve período que ele tem para se instalar. A amamentação natural (no peito) deve ser a única fonte de alimentação nos seis primeiros meses de vida. A amamentação além de trazer benefícios a saúde de seu filho dará a ele proteção e carinho na fase em que ele se sente mais inseguro. Procure dar o seio a seu filho com amor pois isso o deixará mais feliz e trará mais segurança para o seu desenvolvimento afetivo. A troca da amamentação deve-se dar em etapas trocando o seio pela papinha de alimentos naturais, e de consistência gradativamente mais dura. isso determinará o padrão de mastigação. A amamentação é muito importante também para o correto desenvolvimento dos ossos que suportarão os dentes evitando assim mal-formações e usos de aparelhos ortodônticos na adolescência. Com métodos simples, algumas alterações de hábitos e com a ajuda de seu dentista você poderá diminuir ou mesmo evitar a ocorrência da cárie em seu filho, a prevenção a doenças é a melhor maneira de você mostrar ao seu filho todo o seu amor portanto só depende de vocês. A visita ao dentista é muito importante pois habitua o nosso pequeno paciente com o dentista além de orientar os pais sobre como continuar prevenindo as cáries.

Email: bioodonto@hotmail.com

Clique para voltar a página inicial