Itamar F. Leskov - Montanhas
Um esclarecimento: Segundo o dicionário não existe diferença entre Alpinismo e Montanhismo, o que se faz na prática entre os leigos é chamar de Alpinismo a prática do esporte que requer equipamento especializado, como grampos, cordas, mosquetões... e de Montanhismo quando não é necessário este tipo de material, assim pode-se ir ao Anhangava e praticar Alpinismo ou Montanhismo (também chamado de trekking)
Anhangava

Aqui na região de Curitiba, quem deseja iniciar a prática do esporte tem um lugar de fácil acesso e inúmeras possibilidades que é o morro Anhangava – pouco mais de 1400m – que fica na Serra da Baitaca, próximo ao município de Quatro Barras.
Para chegar lá é só pegar o ônibus Quatro Barras (pode ser pela BR-116 ou Via Graciosa), na Rodoviária Velha (Terminal do Guadalupe), e após aproximadamente 45 minutos descer no seu ponto final (Terminal de Quatro Barras) e então esperar (se der azar e chegar logo após a saída do próximo ônibus, terá de esperar uma hora) o Borda do Campo, do qual você saltará no ponto final (o trajeto deste ônibus é curto, não mais que 20 minutos), de onde já é possível avistar o Anhangava (cuidado para não fazer confusão, pois já encontrei alguns alpinistas desavisados que estavam no Borda do Campo tentando chegar ao Aconcagua, o ponto mais alto da América do Sul!).
Ao descer é só seguir a rua no mesmo sentido em que o ônibus veio - não se preocupe, apenas siga em frente – um percurso que levará menos de 15 minutos. Haverá então a sua esquerda a entrada de uma pedreira, é só seguir reto. Mais adiante haverá um portão, que certamente estará quebrado, você ignora esta entrada e continua subindo...
Após passar este ponto só haverá uma possibilidade de errar o caminho ...alguns minutos após o portão a trilha fará uma curva a esquerda, a passagem a frente estará bloqueada com pedras empilhadas, seguindo reto o caminho leva a um paredão, e lá estando sem equipamento é o fim da linha.
Pronto, é só ter um pouco de boa vontade e após mais ou menos uma hora você estará no topo do Anhangava, onde em primeiro plano observa-se o Morro do Corvo e ao fundo podemos ver o Marumbi.
Se você tiver tempo (e coragem) para acampar e assistir o amanhecer do topo do Anhangava não irá se arrepender.
Uma questão chama a atenção: Segurança. O Anhangava é freqüentado por duas “tribos”, os naturebas e os maconheiros. A primeira “tribo” é a que faz valer a convivência no morro, são pessoas prestativas e que não lhe causarão transtornos. A segunda é que pode causar problemas. Assaltos ocorrem mensalmente lá, algumas destas pessoas se embebedam, mas em geral se você “ficar na sua” não há maiores problemas (é como uma torcida de futebol, muitos vândalos reunidos, apenas abaixe a cabeça e siga seu caminho, eles não costumam se aproximar se não incentivados).
Não há policiamento no lugar (a quem diga que tem alguns guardas no morro, mas eles devem ficar em um local muito bem camuflado, pois nunca os vi...), apenas nos feriados é que costuma ser realizada uma revista nas pessoas que pegam o Borda do Campo. Essa revista serve apenas para apreender maconha, nada mais.
Resumindo: O passeio é bom, e assim como em dia de clássico de futebol você deve ser prudente, os assaltos costumam ocorrer principalmente a noite, então evite este horário e divirta-se.
FOTOS DO ANHANGAVA
Posicionando o cursor sobre a foto aparecerão os comentários, clicando sobre as mesmas estas aparecerão ampliadas.
Marumbi

Páginas Relacionadas
Pico do Marumbi
Voltar
Atualizado em 03/01/2001