
voltar para Central de Mensagens
|
Construir e Destruir
Para construir a floresta, a natureza gasta séculos de serviço. Para destruí-la basta uma chispa de fogo. Para construir uma casa, grande turma de obreiros despende longos dias. Para destruí-la, basta um só homem, de picareta, no espaço de algumas horas. Para construir o jarro de legítima porcelana, o ceramista utiliza tempo enorme de vigília e preparação. Para destruí-lo, basta um martelo. Para construir o avião, primorosa equipe de técnicos associa prodígios de inteligência, na ação de conjunto. Para destruí-lo, basta um erro de cálculo. Para construir o depósito de combustíveis, o homem é constrangido a providências numerosas, alusivas à edificação e à preservação. Para destruí-lo, basta um fósforo aceso. Para construir uma cidade, o povo emprega anos e anos de sacrifício. Para destruí-la, basta hoje uma bomba. Irmão, sempre que chamados à crítica, respeitemos o esforço nobre dos semelhantes. Para construir, são necessários amor e trabalho, estudo e competência, compreensão e serenidade, disciplina e devotamento. Para destruir, porém, basta, às vezes, uma só palavra.
(Médium Francisco Cândido Xavier) |
topo/ central de mensagens/ página principal
|
Não estrague o seu dia
A sua irritação não solucionará problema algum. As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas. Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar. O seu mau humor não modifica a vida. A sua dor não impedirá que o Sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus. A sua tristeza não lhe iluminará os caminhos. O seu desânimo não edificará a ninguém. As suas lágrimas não substituirão o suor que você deve verter em benefício de suas própria felicidade. As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você. Não estrague o seu dia. Aprenda, com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o Infinito Bem.
Do livro "Agenda Cristã", psicografado por Chico Xavier - edição FEB - Centro Espírita União - Depto. Editorial. |
topo/ central de mensagens/ página principal
|
Ajude a você mesmo
Não ambicione do seu vizinho senão os dons excelentes que lhe adornam o espírito. Não permita que os dissabores governem o leme de seu destino. Não entregue o templo de suas memórias às más impressões. Não retire sua experiência dos fundamentos espirituais. Não se esqueça de que o ideal superior, objeto de sua admiração, deve corporificar-se em seus caminhos. Não se prenda ao mal; no entanto, não se desvie das obrigações de fraternidades para com aqueles que foram atingidos pelo mal. Não apague o archote da fé em seus dias claros, para que não lhe falte luz nos dias escuros. Não fuja às lições da estrada evolutiva, por mais difíceis e dolorosas, a fim de que a vida, mais tarde, lhe abra o santuário da sabedoria. Não lhe falte tempo para cultivar o que é belo, eterno e bom. Não olvide que a justiça institui a ordem universal, mas só o amor dilata a obra divina.
(Idem) |
topo/ central de mensagens/ página principal
|
Inferno
Quase todas as escolas religiosas falam do inferno de penas angustiosas e horríveis, onde os condenados experimentam torturas eternas. São raras, todavia, as que ensinam a verdade da queda consciencial dentro de nós mesmos, esclarecendo que o plano infernal e a expressão diabólica encontram início na esfera inferior de nossas próprias almas.
Médium: Francisco Cândido Xavier. Do livro "Escultores de Almas", edição C.E.U. Produzida e distribuída pelo grupo "Os Mensageiros" |
topo/ central de mensagens/ home
|
Calma
Se você está a ponto de estourar mentalmente, silencie alguns instantes para pensar. Se o motivo é moléstia no próprio corpo, a intranqüilidade traz o pior. Se a razão é enfermidade em pessoa querida, o seu desajuste é fator agravante. Se você sofreu prejuízos materiais, a reclamação é bomba atrasada, lançando caso novo. Se perdeu alguma afeição, a queixa tornará você uma pessoa menos simpática, junto de outros amigos. Se deixou alguma oportunidade valiosa para trás, a inquietação é desperdício de tempo. Se contrariedades aparecerem, o fato de esbravejar afastará você do concurso espontâneo. Se você praticou um erro, o desespero é porta aberta a faltas maiores. Se você não atingiu o que desejava, a impaciência fará mais larga a dist6ancia entre você e o objetivo a alcançar. Seja qual for a dificuldade, conserve a calma, trabalhando, porque, em todo problema, a serenidade é o teto da alma, pedindo o serviço por solução.
(Página psicografada por Francisco Cândido Xavier) |
Clique aqui para ler mensagens de Allan Kardec, Emmanuel e outros autores.