Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Amigos

Outra página criada para atender a seu pedido, amigo usuário. Procuro passar minha experiência como mãe de adolescentes e pedagoga.

 

Minha filha não gosta de ler - "Tenho uma filha de dez anos que não quer ler os livros que a professora manda. Chora, reclama, tropeça nas palavras. Ela foi bem alfabetizada, mas simplesmente rejeita qualquer livrinho". Simone, Brasília - DF

- Minha amiga, já tive esse problema com meu filho. A criança deve primeiro aprender que a leitura levará a um mundo de sonhos e aventuras. Não imponha esta atividade a sua filha: transforme-a em uma atividade prazerosa. Recomendo:

1º - Compre um livro que ela queira ler - vá à livraria e deixe que ela escolha. O fato de escolher o que quer incentiva as crianças, principalmente aquelas que estão na pré-adolescência.

2º - Deixe-a folhear o livro e apreciar as gravuras. Você já notou como os livros infantis são coloridos e cheios de gravuras ? Pois é, o que primeiro chama a atenção das crianças é justamente isto: desenhos, cores, formas. Com este recurso os pequenos começam a gostar e a entender a história.

3º - Leia junto com sua filha. Não critique seus erros de leitura, seus tropeços nas palavras. Deixe-a falar sobre a história, os personagens, as gravuras que se relacionam com o texto, na hora que ela sentir vontade de comentá-las. Não tenha pressa em terminar de ler o livro.

4º - Após a leitura total do livro, proponha brincadeiras. "Que tal se a mamãe for o narrador e você o personagem da história ?" Leia, portanto, a narrativa e peça que ela leia as falas de um ou mais personagens. Ou ao contrário, se sua filha preferir.

5º - Pergunte se ela entendeu determinada palavra. Não ? Dê a sua opinião e acrescente uma consulta ao dicionário. "Vamos ver se a mamãe acertou ?"

Lembre-se: ao trabalhar com a criança, use toda sua criatividade. Transforme tudo em brincadeiras. Escute o que ela tem a falar. Você verá que em pouco tempo a criança estará demonstrando seu prazer pela leitura.