Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Equipes de Nossa Senhora

Setor de Blumenau

Dever de Sentar-se

Lemos o artigo da nossa Carta Mensal de dezembro/97 a respeito da pesquisa sobre os PONTOS CONCRETOS DE ESFORÇO e houve uma parte de que nos chamou a atenção.

Percebemos que pela pesquisa detectou-se uma significativa parcela de equipistas que têm dificuldade em praticar o DEVER DE SENTAR-SE e por isso, nós resolvemos dar o nosso testemunho.

É um PCE com o qual nos identificamos bem, praticamos regularmente e tem sido de extrema valia para o nosso relacionamento.

Algumas recomendações (dicas) que oferecem um auxílio na preparação do casal para o DEVER DE SENTAR-SE:

O Dever de Sentar-se é um momento passado calmamente, juntos, cada mês, para dialogar sobre as dificuldades e para construir o próprio lar, sob o olhar de Deus e com Sua ajuda.

Você e Eu

Vida pessoal de cada um - conversar sobre a Regra de Vida - problemas de saúde - o que de bom você acha do outro (dons do Espírito Santo) - não estamos sendo o casal do "eu sozinho"?

Vida a Dois

Nossas relações afetivas (relativas aos gestos de amor), carnal e espiritual; às vezes estamos tornando-nos agressivos e não percebemos. Procuramos viver aquela frase "o importante não é ter razão, é amar"? - (acreditar e aceitar o puxão de orelha como um gesto de amor).

Nós e as Crianças

Aquele filho não está precisando de uma atenção especial? E a vida espiritual dos filhos como vai? Temos nos preocupado com isso? E nos estudos, como vão? Temos procurado ajudá-los sem super protegê-los? Fazemos com que sintam que o problema dos estudos é problemas deles e não nosso? Ensinamos a eles o sentido do outro?

Nós e os Outros

Os amigos... os colegas de serviço... na profissão... em casa... com os empregados... Deixei de visitar alguém doente a quem ajudaria com a minha visita...? Algum irmão necessitado.. irmãos... pais... algum pobre... ajudamos os outros por amor ou por ostentação? (exame de consciência).

Nós e a Equipe

Faltamos com o auxílio mútuo? Procurei ajudar o Casal Responsável ou ofereci a ele o meu auxílio? Como vão os irmáos de equipe? Colocar no Dever de Sentar-se a figura de cada casal e procurar identificar as necessidades de cada um. A nossa participação na equipe tem permitido que cada um seja o que na verdade é? Temos feito todo o empenho para levar os nossos irmãos a acreditar que só através da crença de que Cristo está presente em nossa reuniões é que nossa equipe será uma equipe de peregrinos? Acreditamos que uma atitude negativa pode levar o nosso irmão a "brigar"com Cristo? Podemos preparar a reunião de Equipe, nos preocupando com ela, falando sobre o Tema?

 

Nós e Deus

Como vai a nossa Oração Pessoal, e a Conjugal? Da Família, da comunidade? Como vai a nossa recepção aos Sacramentos? E a nossa missa pelas Equipes? Fazemos tudo para assisti-la ou o menor embaraço nos desanima? Fizemos Retiro? Procuramos saber quando vai haver e nos interessamos por ele?

 

Nós e a Vida no seu Conjunto

Programar férias... preparar atos litúrgicos... o Natal... a Quaresma... a nossa situação financeira...

Para finalizar, como cada Ponto Concreto de Esforço deve levar-nos a assumir e vivenciar atitudes concretas, é fundamental que, nessa oportunidade do dever de sentar-se, o casal também procure descobrir nesses questionamentos, de que maneira tem vivenciado as TRÊS ATITUDES FUNDAMENTAIS:

a. Cultivar a assiduidade em se abrir à vontade e ao amor de Deus. O que fazer para ajudar meu cônjuge a ser mais fiel a Deus, a se esforçar na vida espiritual?

b. Desenvolver a capacidade para a verdade. Nosso relacionamento é profundo, sincero, leal? Como derrubar as barreiras?

c. Aumentar a capacidade de encontro e comunhão. Ao término de cada dever de sentar-se, sentimo-nos mais unidos, mais cúmplices, mais renovados em nosso amor?

 

Elenice e Mauro
Eq. 4 - N.Sra. do Carmo
Caçapava, SP