Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Edson Scheid de Andrade

(Web Site Não Oficial)



Nascido em Belo Horizonte em 1984, numa família de músicos profissionais, iniciou seus estudos de violino aos três anos de idade, na Preucil School of Music, em Iowa City (EUA). De volta ao Brasil em 1988, continuou seus estudos de violino com o pai, Edson Queiroz de Andrade, professor de violino na Universidade Federal de Minas Gerais, que também o iniciou no estudo de viola aos seis anos. A partir de 1999 foi aluno particular do Prof. Paulo Bosísio, um discípulo do renomado violinista Max Rostal, e professor de violino na Uni-Rio.

Edson Scheid é detentor de importantes prêmos nacionais: primeiro prêmio no II Concurso Nacional de Violino Paulo Bosísio, no Rio de Janeiro em 1992; primeiro prêmio no XII Concurso Jovens Instrumentistas Brasil Piracicaba 1993, em Piracicaba (SP), onde ainda recebeu o prêmio de melhor intérprete da música de Ernest Mahle e o Prêmio Revelação do concurso; primeiro prêmio no 9º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio em Juiz de Fora (MG), em Novembro de 2001; vencedor do II Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia em Salvador (BA), em Junho de 2003.

Apresentou-se acompanhado de sua mãe, a pianista Valéria Gazire, em vários espaços culturais mineiros, tais como o Minas Tenis Clube, a Associação Coral Júlia Pardini, o Teatro Nansen Araújo, o Pampulha Iate Clube, o Teatro do BDMG, o Teatro Pró-Música de Juiz de Fora, o teatro da Fundação Acesita em Timóteo(MG),o Teatro Municipal de São João del Rei, e apresentações em Pará de Minas, Viçosa, Conceição do Mato Dentro e Ouro Preto. Foi também recitalista no FEMÚSICA - Festival de Música de Campos (RJ), na série “Concertos na Lapa” nesta mesma cidade, no Teatro da Sociedade de Cultura Artística de Vitória (E.S.), na série Jovem Músico, do BDMG Cultural (BH), na série “Clássicos na Serra” em Teresópolis (RJ), no II Festival de Verão dos Canarinhos de Petrópolis, na Sociedade Musical Macaense (Macaé – RJ), no Centro Cultural Justiça Federal (RJ), e na série Unirio Musical (RJ).

Durante o IV Encontro Latino-americano de Compositores e Intérpretes realizado em Belo Horizonte em 2002, apresentou a “Partita Brasileira” para violino solo, do compositor Guilherme Bauer, fazendo a estréia mundial de seu último movimento, “Rabecando”.

Como solista, apresentou-se frente às seguintes orquestras: Camerata Infantil do Curso de Música Colonial Brasileira (Juiz de Fora, MG), Orquestra do Centro de Cultura do Rio de Janeiro, Orquestra da Escola de Música de Piracicaba (SP), Orquestra de Câmara Pró-Música de Juiz de Fora, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (BH), Orquestra Filarmônica de Mato Grosso (Cuiabá), Orquestra de Câmara Carlos Vaz de Carvalho (BH), Orquestra de Câmara Musicoop (BH), Camerata Jovem Brasileira (Niterói), Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Vitória), Camerata Giengen (Alemanha), Orquestra da Escola de Música da UFMG (BH), Orquestra Camargo Guarnieri (Uberlândia), Orquestra Sinfônica Brasileira (RJ), Orquestra Sinfônica da Bahia (Salvador),Orquestra Sinfônica Paulista (Tatuí-SP), Mozarteum University Orchestra (Austria), Jenaer Philharmonie (Alemanha) e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (Brasília).


Em Janeiro de 2003, gravou pelo selo Karmim os “24 caprichos para violino solo”, de  Paganini, sendo o primeiro brasileiro a realizar a gravação integral desta obra. Por duas vezes apresentou em concerto a integral dos 24 caprichos: em Agosto de 2003, no IX Cello Encounter, no Rio de Janeiro, e em Junho de 2004, no 24º Festival de Música de Londrina. Por este CD recebeu o “TROFÉU PRÓ-MÚSICA - Ano IX - 2003”, na categoria Instrumentista Revelação.CD - 24 Caprichos de Paganini - Karmin

Em Outubro de 2003 integrou a Internationales Jugendsinfonieorchester Bremen – Orquestra Sinfônica Jovem Internacional de Bremen (Alemanha), regida pelo maestro Heiner Buhlmann. Neste evento, promovido pela Musikschule Bremen (Escola de Música de Bremen) congregando 130 jovens de cerca de 15 países diferentes, Scheid se destacou em apresentações individuais na Musikschule Bremen e na Rathaus (prefeitura de Bremen), onde a convite do maestro Buhlmann tocou peças para violino solo que incluíram Caprichos de Paganini e “Dança Negra” de Paulo Bosisio. As suas apresentações solo foram recebidas com entusiasmo pelo público, organizadores do evento e autoridades da cidade.

Em Agosto de 2004, Edson Scheid integrou a classe de violino do Professor Igor Ozim, durante o Festival Internacional de Música do Mozarteum, em Salzburg – Áustria. Por seu desempenho no Festival, foi aceito como aluno de violino no curso de graduação na Universidade Mozarteum, na classe do referido professor, à partir de Outubro deste mesmo ano. Como aluno do Mozarteum apresentou-se em Salzburg na Wiener Saal, Salzburger Barok Museum, Konzertsaal Frohnburg, Schloss Mirabel. Apresentou-se também em concertos na Alemanha, Itália e Eslovênia.

Em Agosto de 2006 no Encerramento do I Encontro Internacional de Cordas no Conservatório Musical de Tatui, Edson Scheid interpretou o Concerto para Violino e Orquestra de Sibelius junto à Orquestra Sinfônica Paulista, sob a regência de Adriano Machado.

Em 25 de agosto de 2007 no 18th Igor Ozim Summer Academy em Velenje, Eslovênia, Edson Scheid encerrou o evento apresentando  integral dos 24 caprichos de Paganini. A apresentação está disponível no You Tube em 24 Caprichos de Paganini por Edson Scheid

Em setembro de 2007 Edson se apresentou na série Rising Stars no 4th International Great Mountain Music Festival na Coréia.

Em Novembro de 2007 se apresentou no II Encontro Internacional de Cordas em Tatuí-SP, tocando o Concerto N°1 de Paganini.

Edson Scheid e a Orquestra do Mozarteum de Salzburg - Serenata de Bernstein - 2008

Em 09 de Setembro de 2008, Edson Scheid tocou o concerto para violino de Beethoven com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência de Charles Roussin

Em 05 de Outubro de 2008 em Vitória(ES) Edson apresentou a “Serenata Haffner”, de Mozart; três “Caprichos” de Paganini (números 1, 5 e 24); e “Introdução e Rondó Caprichos”, de Saint-Saëns. Em seguida apresentou o concerto de Sibelius com OFES sob a regência de Alexandre Lopes.
 

Em 1º de Agosto de 2009, Edson Scheid, abriu o Rising Stars Series no Great Mountains Music Festival and School na Coréia, tocando os Caprichos de Paganini.


Em Setembro de 2009, Edson inicia seus estudos com o renomado prof. Hyo Kang na Universidade de Yale (EUA).


Em 15 de Dezembro de 2009 Edson Scheid apresentou o quinteto com piano de Schubert "A Truta" no Vista Chamber Music Series no Sprague Hall da Universidade de Yale. Em Yale, participou de diversos concertos junto à Philarmonia Yale Orchestra sob a regência de grandes nomes como William Christie, Krzysztof Penderecki, Peter Oundjian, Aaron Jay Kernis, Shinik Hahm, entre outros.

Em Abril e Maio de 2010 participou da gravação do CD Tango Distinto do trombonista grego Achilles Liarmakopoulos com obras de Astor Piazzola pelo selo Naxos. Em Junho de 2010 esteve em Vitória onde juntamente com a Camerata Sesi do Espirito Santo apresentou os concertos para violino de Bach e também em Belo Horizonte onde apresentou a integral dos 24 caprichos para violino solo de Paganini.

Em 15 de Novembro de 2010 apresentou os 24 Caprichos de Paganini no Sprague Hall em Yale.

Em Fevereiro de 2011 na série Yale em New York integrou a Yale Philarmonia em apresentação no Carnegie Hall (Zankel Hall). Neste período tem integrado também a orquestra de câmara Sejong Soloists e a Delphi Chamber Orchestra.

Em Maio de 2011 ao receber seu Master of Music (M.M) em Yale, foi agraciado com prêmio Broadus Erle Prize for Outstanding Violinists.

Em 31 de Maio de 2011 se apresentou junto à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em Brasília como solista da Fantasia para Violino e Orquestra de Cláudio Santoro e do Concerto para Violino Nº1 de Paganini.

Em Julho e Agosto de 2011 participou do Norfolk Chamber Music Festival liderando o Green Woods String Quartet e com este apresentou obras de Haydn, Ives, Bartok e Surillo. Ao lado da trompista Dana Cullen e do pianista Alexander Karpeyev, apresentou também o trio para Trompa Op.40 de Brahms.

Em Março de 2012 apresenta recital em Yale com obras de Kreisler e Paganini, além da integral do estudos polifônicos para violino de Ernst.

Em Maio de 2012 recebe o Artist Diploma pela Universidade de Yale, apresentando o estudo VI "The Last Rose Summer Variations" de Ernst no concerto de formatura.

Em Julho e Agosto de 2012 participa do Festival de Aspen (Colorado).Em Outubro de 2012 participou da apresentação da obra "Allegory of the Cave" para quarteto de cordas e piano de Christopher Theofanidis.

Atualmente integra o Yale Baroque Ensemble, programa intensivo de estudos e prática da música historicamente informada sob a orientação de Robert Mealy.


********************************************



“. . . o mais destacado violinista da jovem geração no país. Edson é um artista –virtuose por excelência . . . “ - Paulo Bosisio (Unirio, R.J.)

“. . . Que violinista !!! É simplesmente fantástica a execução de Edson Scheid no CD 24 Caprichos de Paganini.” - Maestro Roberto Duarte (Unisinos, R.S.)

“. . . um gênio do instrumento!” - Maestro Roberto Duarte (Unisinos, R.S.)

“Sua performance foi verdadeiramente extraordinária e merece o maior respeito em qualquer lugar onde a execução violinística é apreciada.” - Leopold La Fosse (Universidade de Iowa, Iowa City, E.U.A.)

“[Scheid] é extremamente talentoso, com uma técnica excepcional, e uma sonoridade excelente.” – Almita Vamos (Universidade Northwestern, Chicago, E.U.A.)

“. . . com musicalidade e técnica de altíssimo nível, Edson tem um caminho grandioso a percorrer.” Maestro Heiner Buhlmann (Bremen, Alemanha)


 

Links Atualizados - 11/2012

Hyo Kang
Yale University - School of Music
Universität Mozarteum
Prof. Igor Ozim
Prof. Paulo Bosísio
Prof. Edson Queiroz de Andrade
Prof. Almita Vamos
Prof.Leopold La Fosse
Maestro Roberto Duarte
Heiner Buhlmann

 

O objetivo deste site, é prestar uma homenagem e uma fonte de informação aos fãs deste talentosíssimo violinista.





Dúvidas, Comentários, Sugestões : cccvsj@gmail.com