Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Imperatriz

Área: 1.538,1 km².
População: 227.731 habitantes.
Principais atividades: beneficiamento de grãos, comércio e pecuária.
DDD: 098.
Distâncias das principais cidades: São Luis, 616 km; Brasília, 1.468 km; Belém, 577 km

Em 1851, o presidente do Pará Francisco Coelho enviou o frei Manoel Procópio para o rio Tocantins com a missão de fundar um povoa do na divisa com a província do Maranhão. Um ano depois frei Procópio chegou a uma área que julgou adequada às exigências da província, dando-lhe o nome de Santa Tereza de Imperatriz. Entre o final de 1854 e o início de 1855, o povoado passou a fazer parte do Maranhão, para tornar-se comarca só em 1972.

Com sucessivas redivisões de seu território e a criação de novos municípios, a "Princesa do Tocantins" acabou perdendo parte de suas terras. Hoje, dos mais de 15 quilómetros quadrados que já teve um dia, restaram apenas 10% - 1.538,1 km². Açailândia, seu ex-distrito, é quatro vezes maior. Situada no sudoeste do Maranhão, Imperatriz fica na margem direita do rio e é conhecida como "Portal da Amazônia", já que faz parte da Amazônia Legal. Distante de São Luís e dos grandes centros, até a construção da rodovia Belém-Brasília (BR-010), a cidade cresceu lentamente. mas a partir de 1960 passou a ser considerada uma das cidades mais progressistas do país com o desenvolvimento acelerado da agricultura, pecuária, comércio, indústria e serviços na nova fronteira agrícola do país, o que logo lhe rendeu o título de segunda cidade do estado. Com boa rede hoteleira e acesso rodoviário, ferroviário e aéreo, Imperatriz está mais voltada ao turísmo de negócios, mas não deixa de oferecer opções de lazer. No período de julho a outubro, época de baixa do Tocantins, suas praias de rio tornam-se o principal atrativo dos moradores.

ATRAÇÃO TURÍSTICA

Igreja de Santa Tereza D'Ávilla - R. 15 de Novembro , s/n, Centro
A igreja da padroeira da cidade foi inaugurada em 6 de outubro de 1937, com a primeira visita dos capuchinhos. A planta foi elaborada pelo Frei Francisco de Chiarelli e, em sua construção foram utilizados cal, telhas e alvenarias, além de pedras retiradas da praia do Meio.
 

São Luis