Carolina
Área 6.490 km².
População: 26.909 habitantes.
Principais atividades: agricultura e pecuária.
DDD: 098.
Distâncias das principais cidades: São Luís, 834 km; Brasília, 1.446 km.Localizada no sul do Maranhão, Carolina fica às margens do rio Tocantins. Durante muito tempo, foi disputada pelos governos de Goiás e do Maranhão até que, em 1854, passou a fazer parte definitivamente do estado maranhense, sendo elevada à categoria de cidade 5 anos mais tarde. Antigo entreposto aéreo e fluvial da região do Tocantins, a cidade foi "abandonada" nas décadas de 60 e 70 com a construção das rodovias Belém-Brasília e Transamazônica. Hoje constitui-se em um dos principais pólos turísticos da região.
Com formações de serras emoldurando a paisagem de cerrado, a cidade que recebeu o nome em homenagem à primeira imperatriz do Brasil saiu do anonimato. Cercada por vegetação exuberante e rochas que lembram ruínas, o cenário apresenta cemitérios de granito e grutas, sem falar nos rios que correm sob pedras.
O Rio Farinha corta um solo rochoso e acidentado, dando origem a corredeiras e duas grandes cachoeiras, a da Prata e a de São Romão, chegando a desaparecer por inteiro sob o leito de pedras, ressurgindo à frente forte e caudaloso, no local conhecido como Ponte de Pedra. Próximo à cachoeira da Prata fica o Morro das Figuras, formação rochosa com diversas inscrições rupestres. O acesso a esses lugares parte da rodovia BR-230 por estrada de terra, onde só é possível a locomoção de veículos com tração nas 4 rodas. Vale a pena visitar a Passagem Funda, pequena gruta que fica nas encostas de uma das serras. A caverna abriga morcegos e inspira lendas na população.
A 35 km de Carolina fica a cachoeira de Pedra Caída. Seu acesso pode não ser simples, mas os minutos de caminhada por entre rios e pedras pode valer a pena. Dobrando-se à direita, depara-se com paredes de pedra que alcançam até 50 metros de altura.
É de lá que cai a água da cachoeira, formando um lago com cerca de 1,5 metro de profundidade, considerado afrodisíaco no imaginário local.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Balneário Rio Lages - (Praiolândia) - Saída para Riachão, a 3 km de Carolina.
Cachoeira da Prata no rio Farinha - À sua margem há um complexo de bares e restaurantes.
Cachoeira do Itapecuruzinho - A 30 km do Centro. Tem 2 cachoeiras com cerca de 12 metros. Foi lá que surgiu a primeira hidrelétrica da Amazónia, em 1946.
Cachoeira de Pedra Caída - Estr. para Estreito, km 37, a 35 km de Carolina.
Cachoeira da Prata - A 50 km do Centro.
Cachoeira de São Romão - A 70 km do Centro.
Morro das Figuras - Próximo à cachoeira da Prata, a 45 km do Centro.
Passagem Funda- A 70 km de Carolina.
Praias do Rio Tocantins- Para visitar no verão, nos meses de julho a setembro.
Rio Sereno- Acesso por estrada de terra que liga Carolina a Goiatins, a 50 km de Carolina.
INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
Secretaria de Turismo - R. Duque de Caxias, 522, Centro.