Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Centro Universitário Nove de Julho

UNINOVE

Curso Básico de INTERNET


Índice :


 

Objetivo deste Tutorial

" criar novas duvidas e ensina-los a achar a resposta ou seja - Aprender a aprender ! ! ! ".

 

volta ao início

Histórico

O QUE É A INTERNET ?

ARPANET - "Advanced Research Projects Agency - Network " ( agencia de projetos de pesquisa avançada )

A Internet surgiu na Guerra Fria , denominação dada as provocações e desacordos entre o bloco capitalista liderado pelo EUA e bloco comunista este liderado pela extinta URSS . Até então , os Estados Unidos se consideravam o maximo em tecnologia de ponta . Foi só a União soviética lançar o primeiro satélite espacial (o Sputnik, em 1957) , para que os americanos ficassem preocupados com a defasagem tecnológica. A possibilidade de um ataque nuclear por parte da extinta URSS era real , ambos os paises tinham arsenal belico nuclear , porem os sistemas de comunicação não eram grande coisa , o que motivou o Departamento de Defesa Americano a encontrar um sistema que em caso de ataque , pude-se continuar fucionando por rotas alternativas . Surgiu a ARPA.

A ARPA quer dizer Advanced Research Projects Agency, e sua principal função era agilizar o sistema de informação entre os centros de pesquisa nucleares nos Estados Unidos e não permitir que um ataque nuclear ocorresse pôr defasagem, não tecnológica, mas sim, informacional.

Só que uma outra instituição já estava bastante avançada na época sobre esse compartilhamento de informações - a Rand Corporation, esse criou o conceito de comutação de pacotes . Para se ter uma idéia, esse conceito de comutação de pacotes surgiu para dar segurança às informações que estivessem durante o processo de transferência na rede, pois se um dos caminhos (ou itinerário) fosse obstruído ou impedido, este tomaria outro caminho e as informações chegariam da mesma forma ao destinatário. Pôr isso, se diz que a Internet foi construída para suportar um ataque nuclear. Somente em 1967 é que surgiram os primeiros planos de uma rede para esse tipo de troca de informações

 

volta ao início

A REDE

A rede é um conjunto de canais de comunicações que se interligam entre si, possuindo portanto diversos caminhos para chegar ao mesmo destinatário. É nada menos que uma teia ("Web" em inglês) de conexões (ou backbones) e outros recursos de comunicação (telefone, rádio, satélite,...) que se interligam ao redor do mundo. Ou seja, o seu computador conecta-se ao computador de seu provedor de acesso (via linha telefônica) que, pôr sua vez, está ligado aos computadores da Embratel ou da Rede Nacional de Pesquisas , que se ligam com o resto do mundo (via satélite, cabos submarinos, cabos de fibra ótica,...). Essa conexão entre o seu provedor e a Rede se dá pôr uma conexão dedicada (on-line 24hs.) e este torna-se um "nó" da rede.

 

volta ao início

WWW – World Wide Web ou Teia de abrangência mundial

A World Wide Web é um conjunto de documentos espalhados pela Internet . Estes documentos têm uma característica em comum: são escritos em hipertexto, utilizando-de uma linguagem especial, chamada HTML.

Para que façam sentido, os documentos devem ser visualizados através de um tipo de programa chamado Browser. Existem vários de diversos fabricantes à disposição, distribuídos gratuitamente pela Internet . Entre os mais famosos destacam-se o INTERNET EXPLORER e o NETSCAPE .

Através da WWW o usuário tem acesso a uma imensa quantidade de informações, espalhadas pôr toda a Internet , de forma prática e amigável.

 

volta ao início

O QUE TEMOS NA INTERNET ?

 

volta ao início

CONHECENDO UM POUCO MAIS

Hipertexto

O hipertexto é uma forma especial de navegação dentro de um documento. Um documento normal (não hipertexto) somente permite que seu leitor navegue seqüencialmente, percorrendo seu conteúdo para a frente e para trás. Em um documento hipertexto o leitor pode, através de um clique do mouse em cima de elementos especiais (links) "saltar" para outra parte do texto. Um exemplo bastante difundido de hipertexto é o sistema de HELP (AJUDA) do Windows.

 Exemplo de hipertexto

 

volta ao início

http – hypertext transfer protocol

Quando seres humanos se comunicam, utilizam um idioma. Assim, podem ser expressas infinitas combinações de palavras, permitindo que idéias, conceitos e informações sejam passadas a diante. Para que duas pessoas possam se comunicar, em princípio, é necessário que falem e entendam o mesmo idioma.

Para que dois computadores se comuniquem, é necessário que "falem" e "entendam" um mesmo protocolo. O protocolo utilizado pela WWW é o HyperText Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência em Hipertexto, que na forma reduzida diz-se HTTP

 

volta ao início

Hipermidia

É um hipertexto com uma diferença : a hipermidia contém links não somente para outras partes do texto , mas também para outras formas de mídia – sons , imagens e filmes . Imagens podem estar ligadas a sons ou a outros documentos .

 

volta ao início

Cliente/Servidor

Existe um software no usuário que se chama cliente e outro no seu provedor que se chama servidor. Ambos se entendem e os comandos executados no cliente serão traduzidos para outros que estão no lado servidor para que este execute as funções de acordo com seu sistema operacional .

 

volta ao início

TCP-IP

O TCP (Transfer Control Protocol) é quem vai cuidar de quebrar o documento, organizá-lo em pacotes e depois reagrupá-los. Ao IP (Internet Protocol) descobrir pôr qual caminho os pacotes passarão.

 

volta ao início

IP - Internet Protocol

Os endereços IP são números com 32 bits, normalmente escritos como quatro octetos (em decimal), pôr exemplo 128.6.4.7. A primeira parte do endereço identifica uma rede especifica na inter-rede, a segunda parte identifica um host dentro dessa rede. Devemos notar que um endereço IP não identifica uma máquina individual, mas uma conexão à inter-rede.

 

volta ao início

DNS – Domain Name System ( Sistema de nomes de referencia )

Para que serve o DNS? Basicamente ele faz troca de nome pôr numero. E é exatamente isso. Você da um nome para ele e ele fala o endereço IP (números) correspondente aquele nome. Para que serve isso? Pacotes IP tem de ser endereçados pôr números, mas é extremamente incomodo para seres humanos decorar números. A solução foi usar um serviço que fizesse a tradução de um para outro.

Quando você faz uma conexão com www.shareware.com o seu browser faz uma conexão com um servidor DNS pedindo o endereço IP correspondente a string "www.shareware.com". O DNS tenta resolver isso localmente, mas se não conseguir propaga a consulta para outros servidores DNS ate conseguir (ou não) a resposta, e então retorna o endereço para o browser que continua a conexão.

 

volta ao início

URL

Todos os recursos disponíveis na WWW têm um endereço único. Este endereço é sua URL (Uniform Resource Locator). Exemplo:

http://Ibase.org.br:80/campanhas/cidadania/fome.htm#LOCAL

 

volta ao início

Tipos do domínio:

O nome do domínio onde o recurso está localizado. Muitas vezes o nome de um domínio fornece-nos informações interessantes. Sua sintaxe de forma geral é:

Quanto ao tipo do domínio, existem:

.com Instituição comercial ou provedor de serviço

.edu Instituição acadêmica

.gov Instituição governamental

.mil Instituição mil norte-americana

.net Provedor de serviços em redes

.org Organização sem fins lucrativos

As siglas de países são compostos de duas letras. Páginas com a terminação .br estão localizadas em território brasileiro. Páginas que não possuem terminação indicando o país de origem estão situadas nos Estados Unidos.

No Brasil, quando o tipo do domínio não é citado, a instituição é acadêmica.Ex.:ufrj.br, unicamp.br, etc.

 

volta ao início

O QUE PRECISO PARA ACESSAR A INTERNET

HARDWARE

 

volta ao início

Conceito de MODEM - Modulador/demodulador

O modem é um aparelho que permite a transmissão e a recepção de dados do computador, através de linhas telefônicas. Desta forma, é possível ter acesso à Internet, transmitir e receber fax, usar videoconferência, correio eletrônico, jogar com um colega distante, e diversas outras aplicações.

 

Velocidade bps

A maioria dos modems utilizados nos anos 80 apresentavam taxas de transmissão baixíssimas. Eram comuns os modelos de 300 bps. Com a evolução da tecnologia, foi possível produzir modems cada vez mais velozes, mesmo continuando a usar as problemáticas linhas telefônicas. Em 1995 tornaram-se comuns os modems de 28.800 bps, em 1996 chegaram os modelos de 33.600 bps e hoje contamos com os modems de 56K bps.

 

volta ao início

SOFTWARE

volta ao início

Browser ou Navegadores

Browsers são programas especiais para visualizar páginas WWW. Os Browsers lêem e interpretam os documentos escritos em HTML, apresentando as páginas formatadas para os usuários. Hoje, os Browsers muitas vezes realizam tarefas relacionadas com à Internet, como a leitura de correio eletrônico . O Windows 95 / 98 , sistema operacional padrão de parte dos computadores pessoais, vem com um Browsers embutido , o Internet Explorar.

 

volta ao início

Provedores - Provedores de Informação Internet

São instituições que disponibilizam informação através da Internet. O seu acesso à Internet é também do tipo dedicado, em geral a um Provedor de Acesso, e as informações são disponibilizadas através de programas servidores tais como FTP, Gopher e WWW, podendo estar organizados em bases de dados locais ou distribuídas pela Internet.

 

Provedores gratuitos :

IG fone 30584010 http://www.ig.com.br

Netgratuita http://www.netgratuita.com.br

Terra http://www.terra.com.br

gratis1 http://www.gratis1.com.br

Super11 http://www.super11.net

 

O QUE TENHO NA INTERNET

Web Sites diversos

Arquivos para download

Tutoriaisdiversos

Musica

Jogos

E-mail

 

volta ao início

E-mail ou Correio eletrônico

O correio eletrônico é o recurso mais antigo e mais utilizado da Internet. Qualquer pessoa que tem um endereço na Internet pode mandar uma mensagem para qualquer outra que também tenha um endereço, não importa a distância ou a localização. Não é necessário pagar individualmente as mensagens enviadas. Ele tem várias vantagens sobre outros meios de comunicação: alcança o destinatário em qualquer lugar em que estiver. Além disso, é mais rápido e não depende de linhas que podem estar ocupadas (como o fax) nem de idas ao correio e é incrivelmente mais barato que o telefone. Outra vantagem: você não está limitado a mandar cartas pôr correio eletrônico. Pode enviar programas, arquivos e imagens. Um endereço de correio eletrônico obedece a seguinte estrutura: à esquerda do símbolo @ (ou arroba) fica o nome ou apelido do usuário. À direita, ficam da empresa ou organização que fornece o acesso, o tipo de instituição e finalmente o país. Complicado? Nem tanto. O resultado é algo assim:

maria@uol.com.br

Onde: maria=usuário

empresa=uol (Universo Online)

tipo=com (comercial)

país=br (Brasil)

Os tipos de instituição são divididos em: mil - militar org - organização não-lucrativa com - comercial edu - educação (universidades, escolas, etc.) net - rede gov - governamental Nos Estados Unidos não é usada a sigla que identifica o país. Assim, se um endereço não tem sigla de país, já sabemos que é dos EUA (embora haja algumas exceções).

Geralmente ao se cadastrar em um provedor INTERNET , este fornecerá acesso ao srviço de email , pode-se tambem conseguir atráves de WEB MAILS gratuitos , abaixo alguns dos pricipais :

 

volta ao início

Emoticons

Como é difícil transmitir nuanças e entonação no texto escrito em uma mensagem eletrônica, criaram-se alguns símbolos para denotar algum sentimento nestas mensagens. Essas convenções, denominadas genericamente de emocionas(ícones de emoções), são muito informais, como a Internet em geral o é, e aproveitam as características de as mensagens serem compostas apenas pôr caracteres. Uma das convenções mais comuns e usar uma caretinha que deve ser vista rotacionando-se a cabeça em 90° no sentido anti-horário. Existem centenas dessas caretinhas, mas as mais conhecidas são:

:-) - O sorriso básico. É usado para expressar alegria, brincadeira, ou ironia.

;-) - O mesmo acima, mas com uma piscada.

:-( - Expressa tristeza ou descontentamento, pelo que foi escrito.

:-))) - O mesmo que :-), com mais intensidade.

(-: - O mesmo que :-), mas o usuário é canhoto.

%-) - É um sorriso de alguém que está bêbado ou cansado do vídeo.

:*) - O usuário esta bêbado.

B-) - O usuário está com óculos escuros.

:-{) - O usuário tem bigode.

:-{} - O usuário usa batom.

:'-( - O usuário está chorando de tristeza.

:'-) - O usuário está chorando de alegria.

:-Q - O usuário é fumante.

 

volta ao início

Listas de discussão

As listas de discussão são uma aplicação de correio eletrônico muito usada para troca de informações entre pequenos grupos. Logo depois que a Internet foi criada, os cientistas que a usavam desenvolveram um programa que aceitava "assinaturas" dos interessados em determinado tema e enviava as mensagens de todos para todos. É um recurso simples e eficiente, muito usado até hoje. Escreva "mailing list" em algum índice ou programa de busca internacional, ou "lista de discussão num índice ou programa de busca brasileiro. Você vai descobrir listas sobre milhares de assuntos.

Não é necessário qualquer programa específico para participar delas : basta apenas o seu programa de e-mail habitual . Pode-se obter maiores detalhes em :

Listas BR : www.listas.actech.com.br

 

volta ao início

IRC , Chats e salas de bate-papo

O IRC (Internet Relay Chat) foi criado em 88 na Finlândia. Rapidamente se estabeleceu uma rede de computadores que dispunham de recursos para o IRC pôr toda a Internet. Hoje se encontra gente de todos os tipos e idades. O IRC é dividido em canais. Qualquer um pode criar um canal, a qualquer momento e sair conversando. Hoje existe uma variedade de programas que possibilitam a conversa pelo computador. Muitos podem ser acessados diretamente na Web. Os grandes provedores possuem salas de bate-papo onde o acesso é grátis . Estas "salas"podem ser escolhidas pôr idade , tema , etc

O ZAZ ( http://www.zaz.com.br ) , UOL ( http://www.uol.com.br ) entre outros possuem salas de bate-papo .

 

volta ao início

ICQ

O ICQ ( uma sigla que representa I Seek You ou seja "procurando você") , criado pela empresa Israelense Mirabilis serve para interconectar quem estiver na rede , a partir de um cadastro , podendo assim se comunicarem instantaneamente , mantendo conversas ou sessões de chat . Para isso , é necessário que ambos tenham o programa instalado em cada computador e estejam registrados na rede ICQ .

www.icq.com

www.mirabilis.com

 

volta ao início

FTP (File Transfer Protocol)

Protocolo usado para a transferência de arquivos. Sempre que você transporta um programa de um computador na Internet para o seu, você está utilizando este protocolo. Muitos programas de navegação, como o Netscape e o Explorer, permitem que você faça FTP diretamente deles, sem precisar de um outro programa. É utilizado, entre outras coisas, para atualizar as Home Pages hospedadas em máquinas remotas.

Entre os chamados repositórios de software , destaca-se o Tucows , sempre atualizado e que tem espelhos (mirrors) em todo o mundo .

www.tucows.com

mirrors

 

Outros Sites :

 

volta ao início

Download ( baixar) arquivos

Programa GETRIGHT e GO!ZILLA

São gerenciadores de FTP que , entre outras funções , permite a recuperação do download depois de erros e falhas na conexão , nos sites que suportam este recurso , Assim se a conexão cair durante o download , pode-se voltar , depois do ponto onde parou . O GO!ZILLA é freeware .

GO!ZILLA : www.gizmo.net/gozilla

GETRIGHT : www.getright.com , e no Brasil : www.siliconaction.com.br

 

volta ao início

Sites de Busca – Ordem ao Caos

Porque precisamos de instrumentos de busca ?

Quer saber qual o tamanho real da INTERNET ? Pois bem ... É grande , muito grande ! Realmente muito grande . E está ficando maior a cada minuto !!!!

Acompanhando o crescimento da população na INTERNET , tem havido um crescimento igualmente rápido em informação . Ferramentas de busca tem se tornado indispensáveis para pesquisas na rede.

As ferramentas de busca permitem-nos pesquisar volumes de informações com base em palavras-chave . Estas palavavras-chave fornecem ao sistema de busca critérios especificos que , pelo menos em teoria , vão nos gratificar com conexões pertinentes sobre nosso interesse .

Alguns sites de busca :

http://www.cade.com.br

http://www.yahoo.com.br

http://www.aonde.com.br

http://www.yahoo.com

http://www.altavista.com

http://www.metacrawler.com

Para achar Imagens

http://image.altavista.com

www.arribavista.com

 

 

 

volta ao início

CONSTRUÇÃO DE UMA WEB PAGE

 

HTML - Hypertext markup language

É a linguagem utilizada para a criação de páginas para a WWW. Não é, no entanto, uma linguagem de programação.

 Clique aqui e baixe um Tutorial HTML

A linguagem HTML é simples e pode ser aprendida sem maiores dificuldades pelo usuário leigo, não sendo necessárias, na maioria dos casos, noções anteriores de programação.

Uma das principais características do HTML é a de que se um Browser não entende um determinado Comando (TAG), este é ignorado, não causando qualquer tipo de mensagem de erro e afetando no mínimo o resto do documento.

 

ESTRUTURA BÁSICA - HTML

A estrutura básica de um documento HTML é a seguinte:

<HTML>

<HEAD>

<TITLE>Minha Home Page</TITLE>

</HEAD>

<BODY>

Conteúdo da página, como figuras, textos, tabelas e etc...

</BODY>

</HTML>

Agora vamos saber rapidamente um pouco sobre cada um destes elementos básicos:

<HTML></HTML> - indicam o início e o fim do documento TODO.

<HEAD></HEAD> - Delimitam a seção de cabeçalho do documento.

<TITLE></TITLE> - Indicam o título do documento que será exibido na barra superior do browser.

<BODY></BODY> - Corpo do documento.Entre estas marcas estará contida a maior parte do conteúdo a ser apresentado, como os Textos, Figuras, Tabelas e etc...

 

volta ao início

Java-script

JavaScript é uma nova linguagem para criação de Home-Pages. Funções escritas em JavaScript podem ser embutidas dentro de seu documento HTML. Com JavaScript você tem muitas possibilidades para "incrementar" seu documento HTML com elementos interessantes. Pôr exemplo, você será capaz de responder facilmente a eventos iniciados pelo usuário. Assim você pode criar na verdade sofisticadas páginas com a ajuda do JavaScript. Existem atualmente, muitos exemplos sobre JavaScript na Internet.

 

volta ao início

Ferramentas

Editores HTML Geralmente são editores do tipo WYSIWYG ( What you see is what you get) com muitos recursos de edição , texto , imagem .

Word – As versões mais recentes do WORD possuem editores HTML

Dreamweaver – Editor profissional da macromedia http://www.macromedia.com

FrontPage ( Microsoft ) – Uma das versões acompanha o INTERNET EXPLORER

 

volta ao início

Recurso de animação

Flash - Revolução na animação O conceito de animação vetorial praticamente não existia antes do Flash. Essa e uma das razoes pela qual ele representou tamanha revolução na industria da Web, tornando-se padrão em tempo recorde (o Netscape Communicator 4.5 e as versões mais recentes do Internet Explorer já vem com os plug-ins de Flash instalados). A animação tradicional demanda muita habilidade para se conseguir bons resultados, enquanto com o Flash tudo e possível.Se você não tiver a versão Flash 4 poderá baixar e experimentar pelo período de 30 dias, conheça primeiramente o que ele pode fazer depois para para a versão 4.0, que também estará a disposição pelo mesmo período para que você possa experimentar. O endereço é :

http://www.macromedia.com

 

volta ao início

COMPACTAÇÃO OU COMPRESSÃO DE ARQUIVOS

O programa de compressão de arquivos comprime ou espreme um arquivo de computador em um espaço menor . Um modelo simples de compressão verifica palavras ou frases que ocorrem diversas vezes em um mesmo arquivo . O programa de compressão coloca um símbolo ou caracter especial no lugar de cada ocorrência da palavra ou frase no arquivo e inclui uma lista de substituições para recolocar cada palavra ou frase de volta no arquivo restaurado em seu computador .

 Veja o mesmo texto compactado

(1)(6) arquivos comprime (7) espreme um (5) (6) (2) em um espaço menor . Um modelo simples (6) compressão verifica palavras (7) frases que ocorrem diversas vezes em um mesmo (5) . (1) Coloca um símbolo (7) caracter especial (4) lugar (6) cada ocorrência da (8) (4) (5) e inclui uma (3) (4) fim do (5) . (1) utiliza esta (3) para recolocar cada (8) (6) volta (4) (5) restaurado em seu (2) .

(1) O programa de compressão

(2) computador

(3) lista de substituições

(4) no

(5) arquivo

(6) de

(7) ou

(8) palavra ou frase

 

volta ao início

WINZIP

Com certeza o melhor compactador e descompactador de arquivos, que conhece o velho e bom DOS sabe do que estou falando, tantos outros programas similares entraram no mercado e desapareceram, primeiramente pela falta de qualidade e segundo pôr falta de aceitação dos usuários. Você pode encontrar este arquivo na versão 7.0 nas melhores revistas de informática está quase sempre nas sessões dos essenciais, mas se você quiser baixar pela rede click no endereço abaixo.

http://www.winzip.com

 

 

volta ao início

VIRUS

O que são?

No seu âmago, um virus é simplesmente um programa com um objetivo: replicar-se ou seja tirar copia de si mesmo. Parte do processo de obtenção deste objetivo é permanecer oculto. Se um virus for encontrado pelo usuário, é provável que seja apagado, o que impõe grandes dificuldades a quaisquer planos de multiplicação. Assim como qualquer outro programa, um virus precisa ser executado para fazer seu trabalho. E já que um usuário não irá executar um virus intencionalmente, o virus tem que se anexar a um arquivo que o usuário irá executar. Isto inclui arquivos executáveis e arquivos de documentos com macros embutidas. Seria contraproducente para um virus infectar qualquer outro tipo de arquivo pôr exemplo, um arquivo de texto puro: Lembre-se, a multiplicação é seu objetivo principal.

Muitos virus hoje são especificamente programados para executar alguma função além da auto-multiplicação. Esta função, chamada de "bomba", pode ser tão inócua quanto mostrar uma mensagem no monitor do computador, ou tão prejudicial quanto destruir dados nos discos rígidos do sistema. Ela pode ser solta quando o disparador, um evento tal como uma seqüência particular de teclas, uma determinada data ou um número de ações predeterminadas ocorrer.

 

Tipos

Vírus de macro ( word , excell)

Com a evolução das linguagens de Macro, destinadas a incrementar os recursos dos aplicativos mais usuais (Word, Excel, etc.), surgiram os Vírus de Macro ou Macrovírus, capazes de infectar documentos gerados por esses aplicativos. Ao contrário dos Vírus de Programa, que só podem atuar na plataforma para a qual foram projetados (PC, Mac, Unix, etc.), os Vírus de Macro podem ser multi-plataforma.

 

Cavalo de Tróia ou Trojan Horse

É um tipo de worm (verme) que se apresenta como um "presente" para o usuário, isto é, oferece algum atrativo para induzi-lo a executá-lo voluntariamente. Um exemplo antigo e clássico é o MADONNA, que apresentaria um strip-tease da cantora (enquanto apagava todos os arquivos do HD...). Outro, mais recente, é o AOL4FREE.COM, que supostamente permitiria acessar de graça ("for free") os serviços da rede American on Line, mas que, na realidade, também deleta todos os arquivos do Winchester.

 

Verme ou Worm

É uma aplicação cliente/servidor para o ambiente Windows 95/98, que permite a um PC "cliente" controlar totalmente um PC "servidor", através de qualquer rede que trafegue o protocolo TCP/IP, como a Internet , ou uma Rede Local, etc. Esse controle inclue copiar/apagar arquivos, ler senhas, resetar a máquina, etc.
Um exemplo é o "Back Orifice" desenvolvido por um grupo de hackers denominado "Culto da vaca morta" (Cult of dead cow), visando mostrar as falhas de segurança existentes no Windows 95/98.

 

Principais Antivírus

Vários são os programas para deteção e limpeza de vírus, praticamente todos com a mesma eficácia, variando somente na forma de interação. Atualmente, praticamente todos os bons anti-vírus, usam o recurso de um pequeno programa (TSR) que fica residente na memória checando todos os arquivos antes de serem executados, evitando portanto que o seu micro seja contaminado inadvertidamente.

A melhor maneira de você evitar a contaminação por vírus, além de manter um anti-vírus atualizado, ativo, é evitar o uso de programas que tenham a procedência duvidosa , isto se refere principalmente a programas "baixados " (download) na INTERNET ou anexados em e-mais .

Você pode obter alguns excelentes antivírus em:

http://www.dataclean.com.br http://viruslab.trendmicro.com/
http://www.mcafee.com http://www.symantec.com

É muito difícil um Vírus de Computador (ou um Cavalo de Tróia) se instalar em um computador sem alguma forma de colaboração do usuário (por ingenuidade ou descuido).

 

Dessa forma, os cuidados básicos para evitar contaminações são:

 

volta ao início

HACKER / CRACKER / PHREACKERS

 

Hackers:

Um hacker, na verdade, é um especialista no que faz. Assim um especialista em medicina, logo será considerado um hacker da medicina. Um especialista em computação, será considerado um hacker da computação.

Vemos a todo momento dizer: "Hackers roubam banco!", "Hackers destroem site", "Assistam agora o filme: Hackers - Os Piratas do computador" e assim vai...

Geralmente não usam seus conhecimentos para fazer mal .

 

Crackers:

Estes sim são os verdadeiros vilões da história; são hackers que usam ilicitamente seus conhecimentos, criando vírus, roubando informações empresariais , ou mesmo numeros de cartões de credito , assaltando virtualmente bancos etc...

 

Phreackers:

Phreackers apaixonados por telefonia. Dominam tudo sobre telefones, celulares, linhas, telefones públicos, modems, telex, escutas por telefones, pirataria de telefones celulares, roubar linhas, ligar computadores em orelhões e assim vai...

 

Criptografia

Para proteger as informações que trafegam na INTERNET , pode-se codificar as mesmas atráves de Algoritmos ou formulas matemáticas junto com uma chave numérica que permanecerá em segredo , dificultando assim o acesso a estas informações .

 

FUTURO DA INTERNET

Muito se especula sobre o futuro da INTERNET , o que se pode prever é a sua importancia para o desenvolvimento global , pois novas tecnologias se incorporam a Rede a cada momento , gerando novas fontes de consumo e receita , com a criaçào de grande numero de empresas . Surgiram novas formas de comércio devido a INTERNET não possuir barreiras alfandegarias , podemos destacar :

volta ao início

e-commerce

O comércio eletrônico é uma profunda mudança na economia comparada à Revolução Industrial. Esta não é uma tendência, é o início de uma nova revolução no mundo dos negócios que vai afetar a maneira que você e sua família vivem, trabalham e se divertem por toda a vida.

É a grande revolução do novo milênio! Um mundo sem barreiras e a infinita possibilidade de aumentar o número de clientes. Abrindo uma loja num bairro, sabe-se já que não é possível obter um movimento maior que o determinado pelo número de habitantes da região.

Na Internet, não quer dizer que todas as pessoas estarão interessadas no que você tem a oferecer, mas a possibilidade de alcançar uma faixa mundial de clientes potenciais amplia muito o raio de ação de qualquer atividade comercial.

Em um estudo o Boston Consulting Group afirmou que a venda à varejo online esta crescendo na América Latina, com uma estimativa de 77 milhões de dólares sendo gastos em 1999. O estudo diz também que as barreiras ao comércio eletrônico estão caindo e que o mercado latino americano chegará aos 3,8 bilhões de dólares em 2003.

" As condições são perfeitas para que os comerciantes criativos estabeleçam uma significativa presença na Internet."

O Brasil atualmente domina o mercado do comércio eletrônico na América Latina, representando 88% da venda total da região.

Algumas empresas que já comercializam pela INTERNET

Lojas Americanas , Grupo Pão de Açúcar , Livraria Siciliano , Submarino , Boticario etc .

volta ao início

Endereços e Utilitários na Rede

 

Jornais Nacionais

Jornal do Brasil = http://www.jb.com.br

Caderno Informática (Toda 3a.feira) = http://www.jb.com.br /info.html

Solucionática (Toda 3a.feira) = http://www.jb.com.br /solucio.html

Ciberespaço (Toda 3a.feira) = http://www.jb.com.br/xcharlab.html

O Globo = http://www.oglobo.com.br

Informática (2as.feiras)= http://www.oglobo.com.br/info/info.html

Revistas

Revista Veja http://www.veja.com.br

Revista Isto é http://www.istoe.com.br

Revista época http://epoca.com.br

Revista Info http://info.com.br

Html / tutoriais

Diversos : http://tutorial.virtualave.net/principal.html

Diversos : https://www.angelfire.com/ks/byte27

Editores de HTML - Hot Dog - http://www.sausage.com/

Front Page - http://www.microsoft.com/frontpage/

Tutorial - UFRJ - http://www.nce.ufrj.br/~cracky/tutorial/

UERJ - http://www.uerj.br/www_tutor/index.html/

USP - http://www.icmsc.sc.usp.br/manuals/HTML/

Chat Scripts p/WEB - http://www.chatplanet.com/license/graph.jhtml

http://www.parachat.webpage.com/

Hospedagem de Páginas - http://www.geocities.com/homestead/homedir.html

Angelfire - http://www.angelfire.com

Contador de Páginas - http://demnet2.ubi.pt/contador/

Cores: Index - http://www.americasnet.com/mauritz/colorindex.html

Equivalência RGB c/ HTML - Online = http://www.novalink.com/hex/

Software = http://www.meat.com/software/

Registro de Domínio de Páginas - Mundial - http://www.internic.net/

Brasil - http://www.fapesp.br/

Imagens

Editores - Paimt Shop Pro = http://www.jasc.com/

Photoshop = http://www.adobe.com/

Gif Construction = http://www.mindworkshop.com

Smart Draw (Fundos) = http://www.smartdraw.com/fosmain.html

Outros - Ícones - http://www.iconbazaar.com/

3D Cafe - http://www.3dcafe.com/asp/default.asp

Programação ( alguns sites estão em português)

Java Script - http://bbs.elogica.com.br/bbs/curso/Principal.htm

Java - http://www.dcc.unicamp.br/~cmrubira/aacesta/Welcome.html

Visual Basic - http://206.171.105.17/vbonline/

VRML - http://www.dc.ufscar.br/~juliano/vrmltut/vrmltut.htm

Perl - http://www.cclabs.missouri.edu/things/instruction/perl/perlcourse.html

CGI - http://hoohoo.ncsa.uiuc.edu/cgi/

C+/C++ - http://rmi.net/~glenm/tutor.html.

C Tutorial: http://oak.oakland.edu/pub/simtelnet/msdos/c/genctxt.zip

C++ Tutorials: ftp://oak.oakland.edu/simtel/msdos/cpluspls/cptutt22.zip

ftp://oak.oakland.edu/simtel/msdos/cpluspls/cptuts22.zip

Música

Usina do Som - http://www.usinadosom.com.br

Bargain Finder - http://bf.cstar.ac.com/bf/

CD Universe - http://www.cduniverse.com/

Tracks of Creation Links - http://www.ratw.com/creation/links/index.html

Fire Rock - http://www.firerock.com.br/

Whiplash - http://whiplash.simplenet.com/640java.html

Links - http://www.cs.uit.no/

Rock’n Rio - http://www.artplan.com.br/rock2_01.htm

Livros

Amazon Books - http://www.amazon.com/

siciliano - http://www.siciliano.com.br

Arte

HCGallery - http://www.hcgallery.com.br/

Louvre - http://sunsite.unc.edu/louvre/

Vaticano - http://www.christusrex.org/

NASA - http://www.nasa.gov/

junho/2000 mfa/soft

volta ao início

webslave marfran99@yahoo.com

Se quizer , envie-me um email

volta ao início