Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
28 EXPRESSÃO

Portal Gospel

 

Página Principal

Estudos Bíblicos

Bate-Papo

Sua opinião

Fale com o Autor

E-mails Geral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Expressão de Louvor é Essencial

Por Ramon Tessmann

Introdução

Desde a explosão da música evangélica na década de 90, um enorme número de grupos musicais cristãos têm se destacado. Muitos deles têm sido grandemente abençoados por Deus e têm levado milhares de pessoas à presença de Deus. Falo não somente das grandes equipes mas também dos grupos de louvor das nossas igrejas vizinhas, em nossas próprias cidades. Por outro lado, um problema comum também têm se destacado entre os levitas: a falta de expressão de louvor!

Falta de Expressão

Vários irmãos que trabalham com ministério de música na igreja têm se esforçado para fazer tudo correto (busca da santidade, organização, musicalidade, etc), mas quando sobem no púlpito para ministrar parece que congelam. Falam em linguagem formal, não demonstram aquilo que estão cantando, não puxam a igreja em palmas, coreografias, passos, etc. Eles não possuem expressão de louvor!

Aí mora um grande problema pois Deus se agrada quando o seu povo vive e demonstra aquilo que canta. E os levitas são as pessoas separadas para, pelo menos, levar a igreja a fazer isto, dar exemplo aos irmãos. É realmente estranho quando vemos um conjunto entoar músicas de alegria, mas estão com o semblante caído. É estranho quando vemos alguém batendo palmas e sorrindo em momento de quebrantamento ou arrependimento. É estranho quando observamos que os músicos não estão cantando com a congregação. Na verdade, isto não é estranho é um balde de água fria !!!

O povo de Israel quando louvava, não usava apenas os lábios, mas também os braços, as pernas, as mãos, etc. Eles dançavam, pulavam, bradavam, cantavam em uníssono, se ajoelhavam, erguiam as mãos, batiam palmas, etc. Eu te pergunto: Deus fez alguma coisa para repreendê-los? É claro que não! Isto porque Deus gosta que seus filhos se alegrem em Sua presença. É realmente difícil convencer a alguém que você está alegre simplesmente dizendo com o rosto "fechado": Eu estou alegre. Eu estou alegre. Eu estou alegre... Para convencer alguém que você está alegre você não precisa dizer nada, apenas demonstre a sua alegria!!! É isto que Deus quer que façamos.

A Importância da Expressão na Igreja

Se o seu grupo ainda não se habitou a cantar junto com a igreja, a erguer as mãos, a se prostrar, a bater palmas, certamente a sua igreja terá dificuldades em expressar o seu louvor. Isto porque a igreja é o espelho do grupo musical naquele período. Todos os olhares estão voltados para o grupo de louvor, e se o grupo não ter expressão diante de Deus a igreja também não terá. É um processo automático. A alguns anos atrás minha igreja não expressava o seu louvor diante de Deus. Na verdade muitos nem se levantavam para cantar. Foi aí que descobrimos que erro estava em nós. Nós também não expressávamos aquilo que estávamos cantando. Quando a igreja percebeu que nós estávamos realmente louvando a Deus, aí eles começaram a fazer o mesmo. Que interessante, você não acha???

Louvor de "Cara amarrada"

O problema mais comum que tenho observado é o louvor de "rosto fechado" ou como muitos dizem "de cara amarrada". Muitas vezes caímos neste erro sem perceber. Nos esquecemos que estamos louvando a Deus, e começamos a voltar nossas atenções para a mesa de som, para os irmãos, para o pastor, para o instrumento, ou para qualquer outra coisa. A conseqüência disto é que paramos de sorrir, de cantar, de ministrar uns aos outros e sem perceber estamos de "cara feia" ou com uma expressão séria, de preocupação. Isto atrapalha a igreja e deixa ela desconfiada, se perguntando: "Será que tem alguma coisa de errada?", "O que aconteceu com o irmão da guitarra?", "Porque aquele irmão não está cantando?", etc. Ás vezes nem percebemos estes pequenos deslizes, mas a igreja...

Convite a expressão!

Comece a motivar os membros do seu grupo a saber expressar o seu louvor diante de Deus, não apenas com os instrumentos, mas com as vozes, com o semblante, com danças, com palmas, etc. Se você acha esta tarefa difícil comece a fazer isto nos ensaios semanais de sua equipe. Convide os levitas a não apenas ensaiar, mas a expressar o louvor desde aquele momento. Você perceberá uma grande diferença de comportamento na sua igreja. E não falo isto apenas aos cantores, mas também desde os músicos até a pessoa que é responsável pelo retro-projetor, incluindo até o seu pastor. Com certeza Deus não quer um louvor frio, morno ou sem expressão, mas sim um louvor onde seus filhos demonstram alegria, júbilo, vitória, arrependimento, unidade, perdão uns aos outros, ...

Um abração em Cristo Jesus e até a próxima,

Ramon Tessmann - Ministério Vida Nova

| Página Principal | Estudos Bíblicos | Bate-Papo | Sua opinião |

| Fale com Autor | E-mails Geral |

Copyright 2000 Portal Gospel - Todos os direitos reservados


Anúncio publicado pelo Soft Click

GospelBR Banner Exchange
GospelBR Banner Exchange

Banner Gospelbr
Banner Gospelbr

GospelBR Banner Exchange
GospelBR Banner Exchange