Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

A gravação de uma guitarra realmente pura.

barani03.gif (5581 bytes)

Na hora de realizar uma gravação é necessária a observação de uma série de fatores mas iremos direto a captação do som. É importante salientar que não há regras para se gravar uma guitarra. Existem apenas consensos sobre o que não dá pra fazer. Em se tratando de guitarra, a criatividade fica solta.

Devido a uma série de comodidades muitos técnicos de som simplesmente plugam a sua guitarra diretamente na mesa sem perguntar ao guitarrista aquilo que ele realmente quer. Quando você liga a guitarra, parece um monte de abelhas...e o pior é que o cara diz que na mixagem isto será corrigido...uma vez gravado,já era. Se você não tem experiência, já te botaram no bolso.

O melhor som que existe é o som captado diretamente de um amplificador específico para guitarra através de microfones especiais para esta atividade com um detalhe: Não ligue na mesa. Ligue direto na placa de som pois sucessivas conversões A/D e D/A geram imprecisões. A menos que a mesa tenha acoplamento óptico com o sistema de gravação. Dessa forma não haverá reconversão.

 Muita gente vai dizer para você que os amp simulators (o nome ja diz tudo) evoluiram muito e por isso a captação com o uso de microfones não é uma unanimidade. A verdade é que por mais perfeito e cômodo que possa ser, o uso de amp simulators nunca será o mesmo que o de uma boa captação microfonada. Eu tenho amp simulator  no ROCKTRON mas o som mais maneiro que eu encontro é utilizando microfones.

Eu costumo utilizar os microfones SM57. O interessante é que a medida que você varia a captação em relação a posições diferentes do alto falante, o som variará bastante. Posições do microfone mais perto da borda do falante produzirão sons mais amenos. Quanto mais para o centro mais agressivo será o som. As vezes é maneiríssimo usar o AKG 414 para captar a ambiência. Isto soará melhor do que qualquer reverber.

Em se tratando de efeitos digitais, prefira zerá-los. No estúdio você poderá inserí-los em separado...seja o mais natural possível.

Já em apresentações ao vivo, todo cuidado é pouco pois o excesso de efeitos poderá tornar a sua guitarra extremamente confusa devido a reverberação do local. Assim sendo, não seja tão generoso nos efeitos digitais !!

Se você está pensando em comprar algum pedal de distorção prefira os que forem Pré Amp pois assim você poderá ligá-los em loop com o amplifificador. Digo isto porque sempre ligamos os pedais na entrada Clean do amp. Desta maneira estamos submetendo o som já pre-amplificado a um outro pre-amplificador causando uma incompatibilidade nas bandas. A banda de passagen de um pré-amp valvulado é maior que a de um pré a transistor. Neste caso o correto é ligar o seu pré em loop com o amplificador que você for usar se houver este recurso é claro..... 

 

setaright.gif (3667 bytes)Voltar