Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 

 

CAPTADORES

barani03.gif (5581 bytes)

Na compra de uma guitarra uma série de ítens devem ser levados em consideração mas um dos mais contundentes é a captação. O som é composto de três componentes: altura, intensidade e timbre. A confusão está aí. A altura é o quão grave ou agudo ele é. Já a intensidade é o quão alto ou baixo em decibéis ele está sendo gerado. O timbre nos possibilita dizer se o som provém de um violino ou um saxofone por exemplo. A guitarra que impressiona a galera é aquela que, quando ligada, joga um som altão no amp. Depende para que é que você quer a sua guitarra. Se o seu objetivo é tocar Heavy Metal ou Trash, este tipo de captador ajuda pois,com o som já entrando com grande intensidade no circuito de distorção, ela vai ficar bem mais animal. Agora, se você toca música com muitos acordes, usando a palheta com sensibilidade e explorando timbres, é melhor avaliar bem a sua escolha.

Os captadores Hambuckin têm como característica principal a ausência de ruídos indesejáveis oferecendo um som com um timbre " gordo" e com alto nível de saída. Em alguns modelos, o amp chega até a saturar. Mas isto depende do modelo. Eu uso uma N4 Washburn que tem um Seymour Duncan modelo Duncan 59. O bicho tem um excelente nível de saída sem distorcer no amp. Foi a minha preferência já que eu adoro o som proveniente das Gibsons. Já captadores como os Di Marzio encontrados nas guitarras Jem, por exemplo são de alto nível com saturação. Para acordes eles podem distorcer fazendo com que você pense que é defeito no Amp. Pense bem no tipo de Hambuckin que você vai usar. Se for para Blues, Rock, Trash....

satriani.jpg (8364 bytes)

freddy.jpg (7319 bytes)

O Fredy da DiMarzio tem um nível de saída altíssimo.


Já os single coil têm aquele zumbido caracteristico quando ligamos o circuito de distorção ( sem gate é claro ). Este zumbido é natural neste tipo de captador que pode ser mais intenso se o aterramento da guitarra não for bom. Se você pegar uma Fender stratocaster, verá que este ruído é ausente quando estamos sem distorção. Mas o mais interessante nos Single é a beleza do som. É puro, cristalino e uma excelente escolha para gravações. Os acordes tirados de uma Fender são insuperáveis. Ouça Dire straits e você vai entender o que eu estou dizendo. A famosa Sultans of Swing do primeiro álbum do Dire straits é tocada com uma Fender Stratocaster. Já a intensidade do som deste captador é baixa resultando, quando ligado em pedais de distorção, um som com menos ganho. Aí o cara quer trocar os single por hambuckin porque quer distorção. Mas vai perder no som limpo. Eu, por exemplo, adoro o som de distorção dos single...Hendrix também gostava....fazer o que ?!!!!

strat_w.jpg (4767 bytes)

DiMarzio HS3

O formato é de um single mas é bobina dupla com 3 possibilidades de configuração. Ideal para quem quer mais ganho em uma Fender Strato e está com pena de rasgar o escudo.

malmst.jpg (6394 bytes)Este cara aí prefere os HS3 da DiMarzio. Eles podem ser configurados como single ou como hambucking na hora da ligação ou através de chaves de comutação que fazem este trabalho.

Voltar