Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

t r a b a l h o

d e

s o c i o l o g i a d o d i r e i t o

i n s t i t u i ç õ e s e c o n t r o l e

s o c i a l

O homem, em sua busca intensa pela felicidade, tem em seu caminho certas necessidades. Necessidades estas que lhe são coletivas, ou seja, não cabe a um único homem a necessidade de uma instituição como a escola, pôr exemplo, e sim a todos os homens. E essa necessidade gera uma perspectiva de melhora, enfim, da necessidade nasceu a cultura, a linguagem, a ciência.

Como já foi dito, as instituições nascem das necessidades que o homem tem ao longo de sua vida e são geradas coletivamente para um certo controle social, ou melhor, a sociedade ao longo dos tempos vem se adaptando as necessidades e a satisfação destas foi-se institucionalizando pôr uma grande organização social. O homem tem a necessidade que provoca um certo desequilíbrio, gerando uma tensão, e esta provoca a busca incessante ao bem que irá satisfazer aquela necessidade. Encontrando este bem, ele guarda a solução pôr meio da cultura e esta vai ser usada pôr todos e não pôr uma única pessoas, isto é, o desenvolvimento da cultura do homem gera um desenvolvimento lento e gradual da sociedade. Desde os tempos mais remotos o homem vem acumulando conhecimentos e hoje, mais do que nunca, sabe que tem muito ainda pôr aprender.

Existem vários tipos de instituições sociais, de acordo com as necessidades a serem satisfeitas. São fenômenos concretos e personificam-se na ideologia, na tendência, na formação cultural, no tipo de socialização dos pais, diretores, governo, chefes religiosos que lhes fornecem o estilo conjuntural e a orientação estrutural. Toda instituição tem um cabeça, alguém que deve administra-la e se orientar pôr ela e quando este perde o poder existe duas alternativas viáveis, ou seja, este deve ser substituído ou a instituição cai em crise. Podemos observar, pôr exemplo, a crise da família de hoje, com a decadência da autoridade dos pais, ou até mesmo, a crise em alguns estados com a falta de autoridade dos governantes.

Essas instituições podem ser Sociais, Econômicas, Políticas e Religiosas onde as necessidades básicas se encontram juntas às próprias condições de existência individual e da espécie. A família é a principal entre todas as instituições, dela se desmembrou todas as outras. Para o ser humano, não basta viver, tem de sobreviver e isso acarreta outras necessidades básicas como a necessidade de se alimentar, de se vestir, a necessidade de um teto para morar, e com isso surge a necessidade de bens materiais e com estes surgem também as instituições econômicas que se encontram embasadas na família. O Estado é a instituição máxima dentro de uma nação, ele deve ser respeitado, idolatrado, deve abraçar a todos como já o foi escrito pôr Tomas Hobes há muitos anos atrás, este é dependente da família e deverá também resguardar aquela que também é dependente do estado.

Enfim, em todas as instituições existe um laço de dependência, uma depende da outra para existir, pois as necessidades exigiram que fossem criados essas instituições e com certeza no futuro existirá mais necessidades e estas acarretaram a criação de novas instituições pois o mundo é assim, sempre mudando !!!

Colaboração de :

Aluno: SérgioMartins Vieira, N° 45

Prof.: João Édison

Data: 20 de Setembro de 1.995


Home Direito