Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Projeto Skylab

O termo Skylab é uma abreviação que significa Laboratório Celeste em inglês. Caracteriza a estação espacial norte-americana lançada em maio de 1973: um pesado veículo de 80 toneladas que girava a aproximadamente 300 km de altura acima da Terra, transportando telescópios e inúmeros instrumentos para observação do Sol. Enquanto funcionou, o Skylab foi habitado por ratos, aranhas, rãs, bactérias, moscas, sementes e plantas. Todas essas espécies morreram durante o vôo ou pouco tempo depois de voltarem à Terra. Apenas o homem sobreviveu. Uma prova de que o ser humano é capaz de viver e trabalhar no espaço durante longos períodos desde que lhe sejam asseguradas condições necessárias. O Skylab serviu de base para 3 tripulações de astronautas que realizaram trabalhos de grande importância científica relacionados com o estudo do Sol. A equipe Skylab 1, formada pelos astronautas Conrad, Kevin e Weits, subiu ao espaço em maio de 1973 realizando o primeiro vôo à estação espacial. Eles permaneceram 28 dias no espaço, estudando os recursos naturais da Terra.
A segunda equipe, Skylab 2, integrada por Bean, Garriot e Lousma, permaneceu 56 dias no espaço e estudou o Universo, ampliando os conhecimentos da astronomia. A equipe Skylab 3, composta por Carr, Pogue e Gibson, ficou 84 dias no espaço, realizando o vôo de mais longa duração até aquela data, estudando a Terra e o espaço cósmico.
Todos os tripulantes do laboratório espacial Skylab foram permanentemente examinados por instrumentos automáticos a bordo da estação e suas condições físicas foram informadas continuamente à Terra. Essas informações permitiram a avliação médica de como o organismo humano reage à ausência de peso a bordo das naves espaciais.
Depois de inúmeras pesquisas e estudos, os giroscópios do Skylab pararam de funcionar.
Seus depósitos de ar, água e combustível se esvaziaram e a carcaça vazia da grande estação passou a voar apenas pelas leis da mecânica celeste, mergulhando lentamente para a destruição pelo atrito atmosférico. O Skylab desintegrou-se a 11 de julho de 1979...
A história do projeto havia terminado. Começava nesse momento a parte mais exaustiva da missão: estudar os milhares de filmes, fotos e fitas magnéticas gravadas com as importantes revelações científicas e estudos do Sol, mas uma certeza o Skylab já havia nos dado: o homem é capaz de sobreviver longos períodos no espaço sideral!
OBs.: Naves do tipo Apollo conduziam as equipes Skylab ao laboratório espacial.

Home Próximo