Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

O que é seguro de carga e transporte, e qual a sua importância?


Os seguros voltados para o transporte deverão abranger pelo menos duas categorias, uma de transportes, propriamente ditas, que deve ser devidamente contatada por vendedores ou compradores de cargas, e os de responsabilidade civil, que são contratados a partir dos transportadores.

A primeira modalidade de seguros de transportes está dividida nos transportes nacionais, onde temos o mercado interno, e os transportes internacionais, para o caso de exportações e importações. Uma segunda categoria está envolvida na área de responsabilidade civil, o que por sua vez possui diversos tipos de seguros que podem garantir a todos os transportadores um reembolso da indenização que ele possa ser obrigado a pagar para a reparação dos danos de carga que seriam devidamente transportadas.

Seguro de RCT


Quais são os dois seguros que as mercadorias transportadas devem contar?


Saiba que os dois meios de transportes deverão ter a proteção de pelo menos dois tipos de seguros, entre eles podemos citar:

Os seguros de transportes, que devem contar com uma contratação de cunho facultativo por parte dos donos de cargas para as garantias de bens.

Além disto temos os seguros voltados para a responsabilidade civil, estes que devem acontecer em uma contratação obrigatória por parte dos transportadores para que possam garantir um total compromisso de recebimento e a garantia de entrega das cargas.

seguro de transporte internacional


Antt


Quem deverá realizar a contratação deste seguro, os donos de cargas ou os transportadores?


É importante deixar claro que neste sentido os seguros podem surgir de forma distintas, e com contratos diversificados. A responsabilidade de cada um dos envolvidos, bem como os donos das mercadorias ou dos transportadores deverá ser algo diferente, e não se confundindo inclusive as propriedades de bens com as responsabilidades da operação de transportes dos mesmos.

Esta responsabilidade de contratação deverá estar ligada de forma direta aos tipos de contratos de compra e de venda que forem firmados, neste contrato precisa estar previsto quem é a responsabilidade para a contratação de seguro, e ainda a partir de qual momento isto poderá ser realizado.

Conforme o decreto estabelecido 61.867, de 07/12/67, que poderá regulamentar os seguros obrigatórios no país, tanto proprietários de carga como os transportadores deverão realizar a contratação de um seguro para a operação de transportes. Estes seguros de cada uma das partes são bastante específicos, e a partir disto é que as apólices poderão ter as características próprias que diferem um tipo de seguro do outro.

Seguro para transportadora


Sincor




Qual a diferença entre o seguro dono da carga e o seguro de responsabilidade da operação de transporte?


Com relação ao seguro de cargas, este é um seguro de bens totalmente destinado para garantir um patrimônio físico específico durante o seu transporte, este que poderá inclusive ser terrestre, aéreo ou feito sobre a água. Dependendo dos percursos, uma única apólice poderá admitir três formas de transportes.

Já o seguro de responsabilidade para operação dos transportes é um seguro porta a porta que garante os bens transportados desde o ato do embarque da carga, até desembarque, quando as mercadorias são descarregadas dos veículos no destino final.


Roubo de carga