Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Principais Doenças da Pele

 

 


Hoje em dia a preocupação com a aparência e a beleza vem cada vez mais ganhando importância na sociedade. É só entrar em estabelecimentos públicos ou ficar uma hora em frente à televisão que já se percebe tal fato. E ter uma pele saudável passa necessariamente por esse conceito ou estilo de vida.

 

O que muita gente esquece é que os cuidados com a pele deveria ser questão de saúde acima de tudo e não só uma busca pelo prazer da vaidade pessoal.

 

A pele é o maior órgão do corpo humano e por isso está em maior contato com o exterior. Ela é responsável pela percepção das sensações e da regulação interna do organismo. Muitos diagnósticos podem ser realizados através de alertas que a pele pode realizar.

  

Por isso, é importante ter o cuidado necessário para ter uma pele saudável e longe de enfermidades. Para muitas pessoas ter uma pele perfeita é um sonho distante.

 

 

Existem diversas doenças cutâneas capazes de deteriorar a pele de todas as formas com uma extrema variação tanto de sintomas como de sua gravidade. Elas existem em sua essência temporária ou permanente, tratáveis ou incuráveis, determinadas por algumas situação ou simplesmente pela genética do “hospedeiro”, além de algumas serem indolores ou capazes de gerar dores terríveis ou até serem potencialmente letais. 

  

Podem ser citadas doenças como os eczemas, que são nada mais que as dermatites, verrugas, erupções bacterianas, as micoses e a acne. Esta última é considerada uma das alterações cutâneas mais comuns e quase sempre é considerada uma lesão temporária da pele que pode sumir as vezes com a idade.

 

 

Algumas causas das doenças cutâneas

 

Como foi pontuado, as causas para as alterações cutâneas podem variar dependendo de vários fatores como o ambiente, o clima e até a predisposição genética. Há até condições de pele que não possuem causa conhecida. Por isso é muito importante ficar atento e realizar um estudo crítico das condições externas e internas do paciente para poder fazer um diagnóstico preciso, estabelecendo assim o melhor tratamento para a enfermidade.

  

No entanto, diante de estudos criteriosos, existem algumas causas mais comuns para essas condições de pele. Podemos citar algumas:

  

·       Enfraquecimento do sistema imunológico: algumas doenças de pele são autoimunes, podendo ser provocadas por essa confusão do sistema imunológico por estar enfraquecido. 

·         Alimentação e hábitos cotidianos: aqui, uma alimentação saudável pode fazer toda a diferença. Alguns alimentos podem prevenir ou até curar algumas doenças de pele.

  


·      Presença de bactérias nos folículos pilosos: muito comum em alterações inflamadas como a acne. A bactéria presente ali pode agravar o quadro da doença sendo necessária intervenção de medicamentos para conter o avanço desses agentes.

·        Lesões provocadas por insetos ou pelo contato: alguns insetos podem causar lesões na pele, dependendo do seu potencial de estrago. Além disso algumas doenças são contagiosas, pelo simples contato com a pele de outra pessoa.  

·       Fator hereditário: o fator genético é visto hoje como uma das principais causas das alterações da pele, pois a predisposição do gene é determinante em alguns casos de doenças permanentes.  

·     Clima: Alterações climáticas como o frio e o calor também constitui uma causa muito importante de doenças cutâneas. Alguns estudos mostram que essa talvez seja a principal causa de doenças de pele.  

 

Outras causas também podem ser citadas como determinantes para o surgimento de condições adversas da pele. Fatores como gravidez, o estresse e a exposição ao sol constituem causas não menos importantes que as já mencionadas. 

É importante criar uma rotina de cuidados com a pele que a proteja contra os diversos agentes perigosos que existem. Algumas doenças exigem a intervenção de um profissional especializado, enquanto outras podem ser tratadas com simples cuidados que podem ser tomados em casa mesmo.