Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Como sublimar malhas e tecidos escuros?



Muita gente já está dominando a técnica de purificação em moda de poliéster evidente, como, por exemplo, branco, bege e tons de pó. No entanto no momento em que o assunto e estampas sublimáticas em fundo escuro, o “ fossa é mais em baixo ”. A incerteza que encontra-se é: como sublimar malhas e tecidos escuros?

A essencial dificuldade é que as impressoras não imprimem tinta branco, impossibilitando realizar acervo dessa coloração para ancorar as demais, deixando a símbolo com fachada de morta.


Não se arte a purificação … conheça as distintos formas de patentear peças de moda, clique no link para ler.

Garimpando pela rede achei algumas dicas no site Tudo Sobre Impressão, que se resumem principalmente a usar um papel sui generis que na verdade será o fundo branco que você tanto necessita. Vamos a elas:


Sublimar malhas e tecidos escuros… 



Utilizar Papel transfer para tecidos escuros (dark transfer)



Esse é um papel de  sublimação aluminio comum e fácil achado. A frente tem uma base branco e o verso é lesado para que você não erre na momento de comunicar. Para utilizar esse papel você precisa comunicar a sua arte com tinta pigmentada ou colorante sem espelhar, e por isso mudar a imagem geralmente em uma prelo térmica.

Esse papel pode ser utilizado em tecidos de algodão, tecidos sintéticos e tecidos mistos (há similarmente uma versão deste papel para tecidos claros), e o fazenda encontra-se mais vultoso na setor do transfer.


Além disso o fundo branco ocupa toda a setor da penca, então se você quiser que o fundo branco apareça apenas em algumas áreas (por exemplo, no caso de um marca rechonchudo) você deverá recortar a penca antes de prensá-la, usando uma tesoura ou uma plotter de recorte.

Siga as orientações da embalagem com correlação a tempo, temperatura e pressão.

OBM – fundo branco termocolante


O OBM é um tipo de transfer que consiste de uma base de poliéster com fachada emborrachado. Ele pode ser utilizado em tecidos de algodão, em tecidos sintéticos e em tecidos mistos, e permite fazer uma visual diferenciada.


O OBM não é impresso de modo direto. Para utilizar o OBM você precisa realizar o posterior:

Entristecer a penca do OBM no massa e / ou formato desejadosImprimir a imagem espelhada em papel sulfite ou papel matte (negro) usando tinta sublimática.



Prensar o OBM na camiseta por 10 segundos a 200 graus, com uma penca de teflon protegendo o OBMPrensar a imagem impressa sobre o OBM por 30 segundos a 200 graus, com uma penca de teflon protegendo a imagemExiste similarmente uma versão do OBM para impressoras laser coloridas homologadas (nem sequer todas aceitam esse papel). O OBM para impressoras laser coloridas pode ser impresso de modo direto e atrasado como os mais papéis, porém siga constantemente as orientações da embalagem com correlação a tempo e temperatura.


Poli film


O poli film, ao contrário dos mais papéis de transfer, é um material que precisa ser utilizado em conjunto com uma plotter de recorte, ou seja, ele não pode ser impresso.


Isso limita suas opções inovadoras porém é uma ótima escolha visto que permite exibir negócios que não seriam possíveis com um papel de transfer, como por exemplo nomes brancos em uma camiseta escura.


Além disso o poli film está disponível em muitas cores e com muitas texturas, como escorregadio, flocado, refletivo, neon, etc. Combinando esses vários materiais é possível fazer logotipos e imagens simples (chamadas de ‘vetoriais’) e realizar camisetas sem a história de mexer com tintas, entupimentos, etc.


Para utilizar o poli film basta realizar a sua obra usando um programa de estamparia vetorial como o CorelDRAW ou o Adobe Illustrator e recortar o poli film com uma plotter de recorte como a Graphtec Craft Robo, a Silhouette Cameo ou dezenas de outras plotters de recorte disponíveis no mercado.

PU Solvente

O PU (poliuretano) Solvente é um material com fundo branco próprio para ser empregado em impressoras de grande formato (plotters) equipadas com tinta solvente ou eco-solvente.




  

O esforço principiante para se usar com esse processamento é alto (a começar por 20 mil reais) porém há benefícios: estas impressoras geralmente contem corte integralizado (Mimaki e Roland, por exemplo) dessa maneira você pode personalizar as camisetas escuras sem ter necessidade de recortar o transfer a mão. Além disso essas impressoras são de grande formato, ou seja, você pode comunicar desenhos bastante grandes.


Desejam mais detalhes sobre o assunto? Dê uma olhada no site do único do Tudo Sobre Impressão … possui vários artigos sobre purificação lá. Ou leia nosso formulário de como iniciar a sublimar.


Saiba mais sobre curso de sublimação da Heloart em nosso site oficial.