Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
























































































































































































































































































































































































  clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui clique aqui

Coletanea de textos sobre Ufologia Nacional

 

Mais triste ainda é ver aproveitadores na Ufologia, que dizendo serem paranormais, arrancam dinheiro das pessoas, enganando-as com truques banais de prestidigitação. É o caso de Urandir Fernandes de Oliveira, que usa de canetas laser, faróis de milha, balões publicitários (blimps) ou iluminados por dentro e simples truques de mágica. Urandir cobra caro para mostrar seus poderes, num verdadeiro caso de polícia. E há ainda aqueles que rezam para que os ETs venham resolver seus problemas pessoais. O mais assustador desses casos, envolvendo fanatismo, foi a seita Heaven’s Gate, da qual 39 fanáticos suicidaram-se no início de 1997 numa mansão nos EUA, acreditando que suas almas iriam encontrar-se a bordo de um UFO...

 

 

Nenhum UFO caiu am Mato Grosso do Sul no dia 24/11/2001


Mais um caso forjado pelo Projeto Portal, organização que já foi dissecada pelas Revista UFO, Veja, Isto É e até mesmo pelo Programa Fantástico. Urandir José Fernandes de Oliveira, como sempre, está por trás de mais essa armação. Leia e descubra:

URANDIR JOSÉ ATACA NOVAMENTE
Queda de UFO em Mato
Grosso do Sul foi forjada
por falso ufólogo para
promoção de sua fazenda

Aproveitando a inexperiência da imprensa para saber quem é ufólogo e quem não é, ex-contador processado por curandeirismo, charlatanismo, estelionato e falsidade ideológica promove explosão que não existiu para vender contatos forjados com "discos voadores".

(www.relatorioalfa.com.br) Seu nome é Urandir José Fernandes de Oliveira, mas ele não usa o nome José para que possa ser chamado apenas de UFO, acrônimo de seus outros três nomes. Recentemente esteve no programa de Olga Bongiovanni como "paranormal", outra afirmação desprovida de crédito.

Ele afirmou, em seu site, que pode ressuscitar os mortos, que cura AIDS, câncer, leucemia. Vendeu terrenos afirmando que os compradores seriam "visitados por alienígenas" e diz que já viajou ao espaço para aprender o idioma alien com "capitães estelares".

Na última semana de novembro, afirmou que um UFO explodiu à oito quilômetros de sua fazenda e que a 'fuselagem' já está em seu poder. A "noticia" está correndo o mundo e sendo divulgada por emissoras de rádio, TV e websites. O Relatório Alfa recebeu pedidos de informação dos Estados Unidos e do Japão. Em uma lista de ufologia foi divulgado um e-mail da Bélgica, afirmando que os jornais locais estão tratando o assunto como uma queda real.

Preso em março do ano passado e liberado com habeas-corpus, o ex-contador Urandir José Fernandes de Oliveira é acusado de charlatanismo, curandeirismo, estelionato e falsidade ideológica, segundo a revista Isto É. Mesmo assim continua se apresentando em programas de rádio e TV como sendo ufólogo e paranormal, duas mentiras absurdas.

Dirige uma comunidade chamada Projeto Portal, controlada por sua empresa, e apesar de pregar a elevação espiritual e dizer que precisamos nos afastar dos bens materiais, o Relatório Alfa descobriu que ele obteve oito alvarás do governo federal que lhe permitem procurar ouro na Fazenda Boa Sorte. Todos os alvarás estão em seu nome.

Registrada como "hotel rural", a fazenda promove passeios nos quais engana o público com falsos "contatos com UFOs", produzidos nos morros escuros por canetas laser, faróis de milha, balões meteorológicos e fogos de artifício. Tudo operado por uma equipe que auxilia Urandir José na falsificação.

Ele também concede consultas "espirituais", cobrando até R$ 500,00 por dois minutos de "cura pessoal". Mas até por telefone ele fornece o "serviço", desde que o paciente deposite os valores em sua conta. Segundo a Revista UFO um advogado chegou a depositar 12 mil reais para Urandir, que fazia a "cura" por telefone. O advogado não foi curado.

Antes de publicar essa matéria o Relatório Alfa tentou nove contatos telefônicos com o Projeto Portal e enviou e-mails para dar direito de resposta. Nenhum foi respondido. O Relatório vai, agora, contar o que não ele não quer que você saiba.

A CONSTRUÇÃO DE UMA MENTIRA

Desde a semana passada a notícia da explosão e queda de um UFO na cidade de Corguinho, Mato Grosso do Sul, se espalhou pela internet e chegou a sites noticiosos (foi publicado pelo Portal Terra e pelo Estadão), sendo reproduzidas por emissoras de rádio de vários pontos do Brasil e por sites de noticias do exterior.

UFO (ou ÓVNI) é a designação oficial que qualquer aeronave (ou outro objeto aéreo) recebe antes de ser identificado. A falsa notícia não seria do interesse do Relatório Alfa, exceto pelo fato de estar se espalhando até por outros países como se fosse um fato real.

Ao verificarmos as fontes sobre a suposta explosão, descobrimos que todas levavam até o Projeto Portal e Urandir José. A fazenda em que o incidente teria acontecido está a menos de 8 quilômetros do Projeto Portal e Urandir é amigo do proprietário, Túlio Alves da Costa. Este, por sua vez, está tentando vender a fazenda e a publicidade vem bem a calhar.

O editor da Revista UFO, Ademar Gevaerd, esteve no local com as equipes da TV Morena (afiliada da Rede Globo em Mato Grosso) e com o SBT de Campo Grande. Em seguida ele escreveu um artigo sobre o caso e publicou no site da revista, deixando claro que nenhuma das afirmações de Urandir eram verdadeiras.

Entre as informações divulgadas no site do Projeto Portal e em seus comunicados via e-mail, a queda teria causado uma explosão "igual àquela de uma bomba atômica, afetando animais e pessoas, queimando árvores e liberando um fungo (!) capaz de causar cegueira em ovelhas e irritação nos olhos de seres humanos".

Além disso o UFO teria deixado um intenso campo eletromagnético na área de impacto, além dos destroços.

A polícia, ainda segundo o Projeto Portal, teria isolado completamente a área para realização de investigações técnicas. Para completar um "cientista americano", cujo nome, especialidade e afiliação profissional não foram divulgados, teria verificado a região e não encontrou variação radioativa.

O Relatório Alfa requisitou por escrito, ao Projeto Portal, a marca e número de série do Contador Geiger usado na verificação de radiatividade, bem como a marca e número de série do magnetômetro, usado pelo suposto cientista para garantir que havia um "intenso campo magnético". Pedimos, também, os valores exatos dados pelos aparelhos e o nome e especialidade do suposto cientista. Nenhuma resposta veio do Projeto Portal.

Curiosamente, quando as emissoras estiveram no local, ninguém havia encontrado os destroços (que o Projeto Portal chama de "fuselagem"), bem como nenhuma alteração na área foi notada. A polícia, ao contrário do que afirma Urandir José, não cercou área alguma e nem está realizando qualquer tipo de investigação.

Segundo contato com o delegado Marcos Balsanini, que esteve no local do suposto impacto, não se constatou nenhuma anormalidade: "Não havia sequer uma árvore morta, bicho morto, sinais de vegetação queimada... nada". Nem mesmo um boletim de ocorrência foi feito, já que não era necessário.

Não aconteceu nenhuma explosão cujo som, ou luz, tenha sido igual a uma explosão atômica (até porque teria cegado as supostas testemunhas (no caso da luz) e seria vista de centenas de quilômetros (inclusive do espaço). A informação sobre a explosão é, portanto, falsa.

Entretanto, uma fonte que merece a confiança do Relatório Alfa informou que, na noite da suposta explosão, a equipe de Urandir usou fogos de artifício importados para criar explosões distantes e diferentes daquelas normalmente associadas a fogos de artifício. Isso significa que as testemunhas podem mesmo ter visto algo, mas segundo nossa fonte viram "explosões bem fraquinhas, se comparadas a uma explosão atômica".

DESTROÇOS ENCONTRADOS, AFIRMA PROJETO PORTAL -- A FARSA CRESCE

O curioso é que o Projeto Portal informou que os destroços do UFO foram encontrados. O comunicado é um primor de amadorismo, mas deixamos aos leitores a decisão sobre isso. O comunicado diz (os grifos são nossos):

"Encontrado estranho material no local da queda do ÓVNI em Corguinho".

Após exaustivas buscas, finalmente foram encontrados os destroços do UFO que caiu na Fazenda Boqueirão - Corguinho - MS - Brasil.

A equipe que pesquisa o local encontrou hoje (30/10), aproximadamente às 16 horas vários fragmentos de forma e tamanho variados, sendo a maioria em formato laminado e de cor âmbar, outros de densidade gelatinosa e aroma estranho. Todos os fragmentos apresentam pontos cintilantes em toda sua estrutura.

Uma grande quantidade de pessoas continuam presentes no projeto e a cada dia chegam novos representantes da imprensa do Brasil e do exterior. Não houve ainda detalhamento dos materiais encontrados, mas boa parte da fuselagem do objeto já foi recolhida e serão encaminhados para análise em institutos brasileiros e americanos.

Quando a nota foi distribuída, Urandir José certamente não imaginou que o blefe fosse "coberto" por especialistas, especialmente do Governo -- o que pode coloca-lo novamente atrás das grades, caso não prove as afirmações acima.

Acontece que assim que a nota chegou até especialistas do Governo do Brasil, o Engenheiro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Ricardo Varela Correa, se prontificou a analisar a "fuselagem" nos laboratórios brasileiros. O INPE, pertencente ao Governo Federal, está desenvolvendo os satélites de obtenção de dados do país e tem os melhores laboratórios do gênero na América Latina.

Além disso, o biólogo Paulo Aníbal Gomes de Mesquita, da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de S. Paulo, se colocou à disposição para análise biológica do material e, se necessário, até o envio do mesmo para a Universidade de São Paulo. Ele também solicitou oficialmente informações da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, quanto a veracidade das informações divulgadas por Urandir José. Nenhum deles realmente acha que as informações são reais, mas agora Urandir terá que responder a eles. Resta saber qual será a resposta.

Até porque o Projeto Portal não está interessado em testes, nem em que a verdade seja divulgada. Nenhuma verdade.

A nota fala que especialistas estão investigando o caso, mas os únicos "especialistas" que garantiram a realidade da "queda" não são especializados em ufologia, nem veículos aeroespaciais. São somente promotores de eventos turísticos no Mato Grosso do Sul. Trata-se do próprio Urandir José e Maria Lúcia Vidal de Souza, sua sócia no hotel rural controlado pela empresa de Urandir e operada sob a bandeira da comunidade "Projeto Portal".

Fonte: Relatório Alfa

 

ÍNDICE  |  PRÓXIMA

© 1997/2001 by Enigma

 

Urandir Fernandes de Oliveira_ Charlatão?

Desafio público ao senhor Urandir Fernandes de Oliveira, que NUNCA FOI ACEITO
REGISTRADO NO CARTÓRIO DO 4º OFICIO DE TÍTULOS DE DOCUMENTOS DE CAMPO GRANDE (MS). Originais entregues aos desafiado e publicados em jornais, revistas e sites do Brasil e exterior.
1. O suposto paranormal Urandir Fernandes de Oliveira, fundador e dirigente do Projeto Portal, em suas inúmeras apresentações em programas televisivos de várias redes, e através de suas centenas de cursos e palestras pelo Brasil afora, tem feito as mais alucinantes e infundadas afirmações. Ele garante que é capaz de comunicar-se com extraterrestres à hora que bem entende. Ele afirma ser portador de dons especiais, passados a ele por ETs, que lhe permitem fazer curas milagrosas, inclusive de câncer e AIDS. Ele diz que já fez inúmeras viagens a outros planetas a bordo de UFOs e que pode repeti-las quando quiser. Ele afirma ainda que é capaz de falar em idiomas extraterrestres e ainda diz que foi escolhido por eles, a quem chama de “amigos”, para desenvolver na Terra um plano de evacuação planetária.[1] 2. O editor da Revista UFO, Ademar José Gevaerd, afirma que Urandir falta completamente com a verdade em suas afirmações de cunho ufológico e que todas as coisas que tem falado abertamente na TV, em seus cursos ou palestras, são absolutamente fantasiosas e infundadas. Gevaerd garante que Urandir é completamente incapaz de ter qualquer contato com ETs e que não há o menor traço de verdade quando afirma que viajou a outros planetas. Em março de 1997, junto a uma equipe da TV Educativa de Campo Grande e de outras pessoas, o ufólogo Gevaerd flagrou Urandir utilizando-se de truques produzidos com canetas laser, influenciando os presentes e levando-os a crer que estavam diante de fenômenos ufológicos legítimos. Em muitas outras ocasiões, os truques têm se repetido na sede do Projeto Portal, em Corguinho (MS), onde Urandir afirma fazer seus contatos com ETs, que não têm até o momento qualquer comprovação. 3. Assim, para que não fique a palavra de um contra a do outro, o ufólogo Gevaerd está lançando um desafio público ao suposto paranormal Urandir. Este senhor está sendo desafiado publicamente a mostrar que realmente é capaz de ter contatos com extraterrestres, de conversar com eles e de viajar em suas naves. Urandir é convidado a escolher três datas que melhor lhe convierem, em lugares que designar e sob as condições que determinar, para fazer três tentativas de contato com seus supostos “amigos extraterrestres”. Nessas três tentativas, todas controladas pelo próprio Urandir a seu gosto e desígnios, a Revista UFO acompanhará os trabalhos do aludido contatado e fará a documentação apropriada de todos os eventuais fenômenos que ocorrerem. Urandir deve ser capaz de mostrar suas habilidades de contatado, fazendo realmente aparecer uma nave extraterrestre ou coisa semelhante. 4. Ao ufólogo Gevaerd caberá o acompanhamento dos fatos, nos locais e datas marcadas por Urandir, para avaliar isentamente o que se suceder. Tais análises serão feitas pelo próprio e por especialistas convidados pela Revista UFO, entre experts em Ufologia do Brasil e exterior, que poderão ser acompanhados pelos convidados de Urandir, totalmente às claras. A única condição imposta pelo ufólogo Gevaerd a Urandir é de que ele possa levar a cada uma das três tentativas que forem feitas, como seus convidados, membros da Imprensa local e nacional, integrantes de entidades ligadas à defesa do consumidor e oficiais de variados poderes policiais. 5. O editor da Revista UFO sustenta publicamente que duvida das tão aludidas experiências do senhor Urandir, que não passam de invenção ou fabricação criadas com o propósito de se extrair benefícios materiais. E garante que nada, absolutamente nada, acontecerá nas oportunidades que ele terá para demonstrar o contrário, caso ele venha a aceitar o convite. Mas, em contrapartida, também sustenta que, caso algo venha a acontecer, que evidencie os poderes extrassensoriais de Urandir e suas capacidades de contatação com alienígenas, reconhecerá publicamente que o referido senhor é uma pessoa com dons especiais que tem verdadeiro relacionamento com civilizações não terrestres. Por fim, no caso dessa hipótese vir a se confirmar, o ufólogo promete publicamente vir a empenhar-se na divulgação dos fenômenos de Urandir e no reconhecimento de sua legitimidade. 6. Este desafio público é a chance que o suposto paranormal terá para provar que suas alegações são verdadeiras. E a chance para que a verdade seja restabelecida. Por isso, será devidamente registrado em cartório, na comarca de Campo Grande (MS), para que se reconheça sua validade legal. Campo Grande, 03 de fevereiro de 2.000. Ademar José Gevaerd, editor da Revista UFO [1] Documentação em poder da Revista UFO


Comunicado oficial sobre a posição de Gevaerd quanto a Urandir em 2003
Caros amigos, leitores e colegas de trabalho:
Agradecendo imensamente o apoio recebido de inúmeros de vocês ao longo dos últimos anos, e ainda assim pedindo mais uma vez sua compreensão e generosa paciência para lerem outro e-mail a respeito desse cansativo assunto, dirijo-me a todos os amigos, leitores e colegas de trabalho, nas listas da internet e fora delas, para emitir um comunicado oficial, definitivo e final a respeito do senhor Urandir Fernandes de Oliveira e seu Projeto Portal, incluindo atuais integrantes e ex-membros, familiares, vítimas e injustiçados, advogados, funcionários e agregados etc.
Comunico que hoje, dia 24 de dezembro de 2003, em caráter irrevogável, ainda que tardiamente, tomei a decisão de acatar de uma vez e definitivamente a manifestação unânime de meus filhos, minha companheira, meus amigos, funcionários e colegas de trabalho, refletida em imensa quantidade de e-mails, telefonemas e cartas de leitores que tenho recebido ultimamente, que expressam a mesma opinião. Estou dando por encerrado o assunto Urandir Fernandes de Oliveira e seu Projeto Portal, em minhas atividades pessoais e profissionais, e abandonando por completo toda e qualquer discussão a respeito de ambos.
Não tenho mais o menor interesse, nem qualquer ânimo, em continuar acompanhando, mesmo que de longe, o assunto que envolve os citados. Doravante, para qualquer ocorrência ou denúncia envolvendo ações do referido cidadão e seu projeto, peço aos atingidos ou envolvidos que não os comuniquem mais a mim ou a Revista UFO, mas que os encaminhem diretamente às autoridades, mais apropriadamente ao Ministério Público (Promotoria de Justiça). A este órgão caberá, se houver necessidade, tomar qualquer atitude quanto ao assunto. Há muito tempo já está comprovado que as atividades do referido senhor nada têm a ver com o Fenômeno UFO. Assim como o funcionamento de seu projeto, que em nada se relaciona com Ufologia.
É certo que as recentes mensagens que circularam na internet, covardemente anônimas e com sórdido e delirante conteúdo difamatório, geradas por mentes doentias e movidas por brutal desrespeito a conceitos como ética ou decência, tiveram peso nessa decisão. Não me interessa mais saber se são diretamente provenientes, inspiradas, criadas por determinação ou mesmo que sejam apenas do conhecimento do referido senhor e de sua instituição, uma vez que são declaradamente defensoras do Projeto Portal. Interessa, sim, que elas demonstram a que grau de perturbação seus remetentes chegaram, ignorando conceitos básicos de civilidade e moralidade, e que indicam de forma inequívoca a periculosidade que envolve o esquema montado para defender os interesses do referido senhor.
Assim, não pretendo perder mais um minuto sequer envolvendo-me em qualquer debate ou discussão a respeito. Ao contrário da outra parte, eu tenho trabalho a realizar, e muito! Tenho pouco tempo para fazê-lo e menos ainda para perder, sem mencionar os inúmeros dias e incontáveis horas que já investi nessa pendenga, há vários anos, tentando mostrar às pessoas a realidade acerca dos citados. Não me interessa mais fazê-lo. Já falei e escrevi o que achei necessário falar e escrevi. Todos os artigos que eu e os demais membros da Comunidade Ufológica Brasileira publicamos estão aí para ser consultados por quem quer que seja.
Entregarei aos meus advogados, que acompanham os diversos processos judiciais que o mencionado senhor move contra mim, sempre na desesperada tentativa de me calar a qualquer custo, a tarefa de conduzi-los contando com minha atenção apenas o mínimo legalmente indispensável. Igualmente, encaminharei às autoridades toda a documentação que tenho em meus arquivos sobre os citados – documentos, denúncias, testemunhos, fitas de áudio e de vídeo etc –, para que decidam o que fazer em qualquer hipótese, civil ou criminal. Como medida auxiliar que pretendo implantar no meu afastamento desse assunto, aplicarei filtros em minha correspondência virtual e normal que eliminarão toda e qualquer mensagem, comunicação ou ameaça que venham contendo assuntos relativos a Urandir Fernandes de Oliveira e seu Projeto Portal.
Esclareço por fim que, em beneficio de minha própria vida e saúde, e para o bem-estar de meus filhos e minha companheira, assim como para alegria de meus funcionários, amigos e colegas de trabalho, também encerro a partir desse instante todo e qualquer debate a respeito do referido senhor e seu projeto em qualquer meio de comunicação, mesmo que venha a ser questionado a respeito. Espero com isso conseguir preservar minha integridade física e evitar definitivamente expô-la ao risco desnecessário de ser alvo de seguidores do referido senhor, como tem ocorrido com constância.
Encerro esse comunicado adicionando ainda que não me arrependo nem retiro qualquer coisa que tenha dito ou escrito sobre o referido senhor e seu projeto, e que considero ter realizado meu papel de ufólogo e formador de opinião na área, como editor da única revista brasileira sobre Ufologia. Jamais me eximi, nem me isentei de me manifestar quando vi abusos e fraudes serem cometidas, quando pacientemente ouvi centenas de vítimas e perseguidos se queixarem, quando constatei os absurdos que são de conhecimento geral de todos, hoje. Mas reservo-me o direito que entender que meu trabalho quanto a esse assunto está encerrado e dedicar-me exclusivamente aos aspectos instigantes e legítimos dessa fascinante disciplina que é a Ufologia.
Agradeço a atenção de todos e desejo um feliz Natal e um extraordinário ano novo!
A. J. Gevaerd,Editor, Revista UFO BrasilCoordenador, Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV)

 

 

 

Em um posto de gasolina de Rochedo, a 75 km de Campo Grande, o frentista explica onde fica o Projeto Portal, do polêmico Urandir Fernandes de Oliveira, que após os ataques que sofreu na mídia, procurou resguardar-se da exposição desfavorável para realizar seu projeto mais ambicioso: a construção de uma cidadela esotérica para enfrentar o apocalipse, por conta do aquecimento global.

"Não têm nenhuma placa, mas a entrada é logo ali depois da ponte, à esquerda. Tem um rapaz aqui que está esperando carona para ir para perto de lá", diz o frentista.

Em uma conversa de poucas palavras, durante o trajeto por uma estrada não pavimentada de cerca de 40 quilômetros, Antônio, o vizinho quilombola de Urandir, revela a admiração pelo projeto e por seu idealizador.

"Você conhece o loteamento? É muito bonito, as casas redondinhas. Vai virar uma cidade aquilo lá, porque vem muita gente visitar o projeto, e o Urandir já curou muita gente aqui. O pessoal da nossa comunidade não se mistura muito, mas sempre tem pessoas que vão trabalhar nas construções, meu cunhado já trabalha com as obras lá há oito anos."

No caminho, passamos por tratores e uma retro-escavadeira da prefeitura de Rochedo que tentavam domesticar um trecho da estrada difícil.

"Quando chove é pior, tem lugar que não dá para passar, mas se secar um pouquinho já fica bom de novo", diz Antônio, que cumprimenta um motorista que vem em sentido contrário em um caminhão com adesivos de uma candidata a vereadora. "É o caminhão do projeto, deve estar indo buscar material de construção em Rochedo, a sobrinha do Urandir é candidata à vereadora em Rochedo".

Antônio se despede algumas centenas de metros antes da entrada do Projeto Portal. A portaria vazia naquele momento, o porteiro saíra há pouco com sua moto, permite acesso ao pequeno vilarejo onde se hospedam os turistas que visitam o projeto, e que permanece quase vazio no intervalo dos eventos.

Ao lado das casas há um salão para palestras, um conjunto de alojamentos, e uma recepção com placa de boas vindas em seis línguas. Em algumas paredes se vêem grafites de ETs pintados com tinta prateada.

"O loteamento fica lá em cima no morro, a uns três quilômetros daqui", informa um rapaz que trabalha na manutenção de uma das casas.

Dali em diante, as máquinas do projeto abriram ladeira acima, no meio da mata, uma estrada que leva a um platô cercado por morros da Serra de Maracajú, e de onde se pode ver doze casas, e algumas novas construções que começam a ser erguidas.

Em um dos morros, os adeptos das teorias de Urandir, que misturam neurolinguistica, discos voadores, profecias bíblicas, paranormalidade, afirmam ver a imagem de um grande rosto de Cristo esculpido na rocha. O rosto seria um "portal" por onde passariam "pequenas naves" de uma dimensão à outra.

Loteamento – Carolina Eichhorn, do núcleo do Projeto Portal em São Paulo, informa que os lotes, que tem metragem de 288m² (12x24m), custam R$ 5.985,00. Mas a vendas estão fechadas até o ano que vem, porque cem unidades já foram vendidas e já se iniciaram as construções, que são realizadas com exclusividade pelo Projeto Portal.
As casas seguem padrões estabelecidos, o modelo mais barato custa cerca de R$ 40.000,00, dizem moradores. Os modelos mais sofisticados podem ultrapassar R$ 200.000. Todos eles porém têm características comuns. A espessura das paredes, com várias camadas de tijolo, o formato arredondado, alojamentos e "ligações subterrâneas" até uma central que será construída na cidade. Medidas de segurança para enfrentar os cataclismos em 2012.

As paredes e tetos arredondados permitirão que as casas se mantenham intactas durante ventos de mais de 200 km/h. A altitude permitirá que alguns eleitos se salvem das inundações que devem deixar boa parte do mundo debaixo d’água.

“Tem gente do litoral que já construiu casa aqui, um casal de Santos”, diz um dos trabalhadores, que preferiu não se identificar, apontando para um dos modelos mais caros construídos no loteamento. “É um advogado, fez casa desse tamanho só para ele e para a mulher”, diz.

Em outra construção, de modelo mais barato, uma senhora de cerca de 60 anos trabalha para pôr ordem na casa nova. Um pedreiro passa uma camada impermeabilizante de piche sobre o telhado feito de tijolos, enquanto ela busca água para pequena horta que plantou em frente a casa, em um carrinho de mão.

“Já tem seis meses que está sem água na casa, ainda falta colocar a tubulação. Mas temos água de sobra aqui, são três poços artesianos, água suficiente para uma cidade”, diz a senhora, enquanto molha as plantas com um balde.

Depois da faina do trabalho na pequena construção, a senhora reclama que desde que a antena parabólica foi tirada do teto e colocada no chão, “foi orientação dele”, diz enfática sobre a recomendação de Urandir, as novelas saíram do ar.

Pequenos incômodos, que são enfrentados com boa vontade por quem espera se salvar do fim do mundo no Projeto Portal.

Passado - Urandir ficou famoso nacionalmente garantindo que vê extraterrestres desde os 13 anos e propagando ter o dom da cura.

Pedreiros que trabalham no Projeto Portal contam que na casa dele existe um “buraco” no teto, preservado como marca do dia em que um disco voador passou pelo local.

Em 98 o ufólogo Ademar Gevaerd acusou Urandir de simular a aparição de OVINIs com projeções de luz de objetos como uma caneta a laser, e fez demonstrações de "fenômenos" similares.


Fonte: Campo Grande News

0 comentários | publicado por Rodney

Comentários

Repassando para vcs!!!

Besitos,
Lú.


From: Relatório Alfa <relatorioalfa@...>
Reply-To: relatorioalfa@...
To: relatorioalfa@...
Subject: [R-Alfa] EXCLUSIVO: URANDIR prepara fuga do país, informa fonte -
186
Date: Sun, 5 Nov 2000 00:37:42 -0200 (EDT)

Assine, escrevendo para assinar-relatorioalfa@...



R E L A T Ó R I O A L F A
Descubra o que nem todos querem que você saiba.



http://www.relatorioalfa.com.br
05/11/2000 7490 Assinantes

©1998-2000
EDIÇÃO Nº 186
Editor: Aldo Novak



Tempo médio de leitura: 3 minutos
Envie esta edição para um amigo.







Falso contatado prepara fuga do Brasil
--------------------------------------

URANDIR FERNANDES DE OLIVEIRA, O U.F.O., VAI
DEIXAR O PAÍS ANTES DO LANÇAMENTO DE UM LIVRO
'BOMBA' SOBRE COMO ELE ENGANOU 70 MIL PESSOAS
COM O PROJETO PORTAL, GARANTE FONTE DO RELATÓRIO.



por Aldo Novak
[aldonovak@...]



O suposto contatado Urandir Fernandes de Oliveira, que
afirma ter recebido poderes de 'capitães estelares' para
curar -- entre outras doenças -- AIDs e câncer, prepara
uma fuga do Brasil nas próximas semanas, com sua
esposa Jéssica e seu filho, recém-nascido.

A informação foi passada por um informante que trabalhou
vários anos com ele e vazou, simultaneamente, por meio
de um dos mais importantes ufólogos do Brasil, para a
internet. Nossa fonte não quer aparecer afirmando
"temer por sua vida".

Parece que não é a única pessoa.

Urandir é acusado de vender terrenos que não lhe
pertenciam para centenas de pessoas, com o argumento
de que seriam visitados por seres extraterrestres.

Ele foi preso na cidade de Porto Alegre (e liberado,
alguns dias depois, sob fiança) e está respondendo
a vários processos.

Há cerca de dois meses, Urandir teria forjado uma
tentativa de seqüestro, acusando o editor da Revista
UFO de te-lo agredido.

Pouco depois, a residência de um dos sócios da revista
UFO recebeu tiros, cuja fonte não foi identificada.

Pessoas com as quais conversamos, envolvidas neste
episódio, dizem acreditar que tenha sido um 'contra
ataque' de Urandir.

Em Mato Grosso do Sul, Urandir publicou uma matéria
que desencadeou imediata reação da justiça e da
comunidade de pesquisadores, pois afirmava que
Ademar Gevaerd teria perseguido-o e tentado um
seqüestro -- ou agressão física.

Mas uma ex-sócia de Urandir forneceu inúmeras provas
materiais que mostram as diferentes maneiras que ele
usava para explorar a credulidade pública e, também,
como ele teria forjado a tentativa de seqüestro.

Ele também foi acusado por mais de 15 ufólogos
diferentes de ter usado balões, lanternas e canetas
laser para simular contatos imediatos com naves
extraterrestres em sua propriedade, no Mato Grosso do
Sul.

Há alguns meses o programa Fantástico produziu uma
matéria investigativa na qual, com a ajuda de vários
especialistas e de testemunhas, mostrava os truques
usados pelo falso contatado para ludibriar mais de
70 mil pessoas que teriam passado pelo Projeto
Portal em busca de contatos alienígenas e curas para
as mais diversas doenças.

Ele tinha -- antes da reportagem do Fantástico -- um
faturamento estimado em 300-500 mil reais por mês.



LIVRO EXPLOSIVO SERÁ LANÇADO ESTE MÊS

O Relatório Alfa recebeu a informação de que um livro
bombástico será lançado, nas próximas semanas, mostrando
todos os truques usados por Urandir Fernandes de Oliveira.

Com o título de URANDIR: ANATOMIA DE UMA FARSA, o livro
(ao qual não tivemos acesso) tem 398 páginas com dezenas
de testemunhos sobre os procedimentos adotados pelo
suposto contatado.

Entre outras coisas, o livro URANDIR: ANATOMIA DE UMA
FARSA, trará transcrições de conversas telefônicas entre
ele e seu irmão, Jurandir Fernandes de Oliveira, nas
quais todos os detalhes dos planos de engodo público
estariam sendo descritas.

Estas transcrições mostram como era efetuada a compra
de material eletrônico para forjar UFOs e balões, para
simulação de sondas alienígenas.

O Relatório Alfa apurou que todas as transcrições serão
colocadas na internet (em um site ainda não informado)
e disponibilizadas para download via Real Player.


SOBRE OS AUTORES

Segundo as informações que vazaram para a comunidade
de ufologia, o livro foi escrito por uma equipe de seis
ufólogos, com o auxílio de uma equipe de 10 pessoas,
incluindo advogados, policiais e até um juiz.

Outra informação divulgada pelas listas UfoBrasil, UfoLista
e Ufo-Logos, indica que mais de 60 depoimentos de vítimas
de Urandir estarão publicadas, além de testemunhos
exclusivos de vários de seus ex-assessores.

As conversas gravadas com Urandir, seu irmão e outros
membros do esquema também estarão num CD-ROM que
acompanhará a obra, segundo as informações colhidas
em primeira mão por Rafael Cury, presidente da
Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil.

O Relatório Alfa não descobriu como as gravações
foram realizadas e nem como o livro será distribuído,
mas tudo indica que o lançamento será feito em
escala nacional.

O Relatório Alfa tentou contato com todos os telefones
de Urandir, por duas semanas seguidas -- em 25 tentativas
-- e não obteve resposta.

Esperamos um pronunciamento oficial do Projeto Portal
e de Urandir Fernandes de Oliveira, sobre o assunto.





[RA]




MULTIPLIQUE O DEBATE, A VERDADE E AS IDÉIAS.
Basta clicar em "encaminhar".
Envie uma cópia desta edição para aqueles amigos
que se interessam por este assunto mas que não
conhecem, ainda, o Relatório Alfa Newsletter!





FIM DESTA EDIÇÃO.


ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
Conspirações * Ufologia * Perigo Ambiental * BioSegurança
Resíduos Nucleares * Privacidade * Programa Espacial
Ficção Científica * Eventos e Convenções * Transgênicos
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº





DESCUBRA O QUE NEM TODOS QUEREM QUE VOCÊ SAIBA

R E L A T Ó R I O A L F A
http://www.relatorioalfa.com.br










::::::::> Você deseja colocar esta notícia em seu site,
::::::::> seu jornal, revista ou programa de rádio/TV ?

VÁ EM FRENTE! Você já está autorizado a colocar este
boletim em seu site ou redistribui-lo para amigos e
listas de discussão interessadas nos assuntos, desde que
você coloque o texto INTEGRAL, com o nome do autor, e a
seguinte frase:

[ FONTE: Relatório Alfa, newsletter gratuito que você
pode receber em seu computador visitando este endereço:
http://www.relatorioalfa.com.br ]

Caso você queira divulgar estas notícias em rádio, TV,
basta citar a fonte (incluindo a URL) ou a seguinte frase:

[ Notícia da Agência Relatório Alfa. Saiba o que alguns não
querem que você descubra, visitando o site
www.relatorioalfa.com.br.]






[][][][][][][][][][][][][][][][][][][][][][][][]
[][][][][ RELATÓRIO ALFA NEWSLETTER













PARA ASSINAR GRÁTIS o Relatório Alfa envie-nos um e-mail
clicando AQUI--> assinar-relatorioalfa@...

ALFA LINE:(11) 3794-9999 [Gravação 24 horas. Gratuita.]


=========================================================
-> ADMINISTRATIVO
-> Expediente, administração e assinaturas
=========================================================

Relatório Alfa é um newsletter sobre temas exológicos
voltado a defesa da liberdade de informação, da proteção
ao meio ambiente, de apoio ao Programa Espacial e em
luta pela liberação das informações oficiais sobre os
Objetos Voadores Não Identificados.

Os tópicos de principal interesse do Relatório Alfa são
os Ovnis - ou UFOs -, os Perigos Tecnológicos ( como
energia nuclear, transgênicos, contaminações...), a
interferência dos governos na vida do cidadão, as
conspirações de Estado e da iniciativa privada contra
a população e Ficção Cientifica, em todas as suas formas.

Os textos assinados são de responsabilidade
dos respectivos autores.


O RELATÓRIO ALFA RESERVA-SE O DIREITO DE PUBLICAR
INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS, SEJAM ELAS DE QUE REGIÃO FOREM,
SEMPRE QUE TAIS INFORMAÇÕES TENHAM RELEVÂNCIA PARA A
SEGURANÇA E O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO.

O RELATÓRIO ALFA JAMAIS DIVULGA SUAS FONTES SE A
INFORMAÇÃO OBTIDA PUDER COLOCA-LAS EM RISCO E É
SIGNATÁRIO DO CÓDIGO DE ÉTICA DA SOCIEDADE DE JORNALISTAS
PROFISSIONAIS DOS ESTADOS UNIDOS.

O RELATÓRIO ALFA DEFENDE A METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA
ASSUNTOS NÃO ACEITOS PELA ACADEMIA COMO SENDO CIENTÍFICOS,
INCLUINDO -- MAS NÃO SE RESTRINGINDO -- AOS OBJETOS
VOADORES NÃO IDENTIFICADOS.





ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:

aldonovak@...
admin@...



ENDEREÇO POSTAL:

RELATÓRIO ALFA NEWSLETTER
Caixa Postal 371
Macedo, Guarulhos
SP, CEP 07190-970
BRASIL



NÚMEROS DE FAX NOS ESTADOS UNIDOS

Relatório Alfa
(707) 598-1117

Aldo Novak
(561) 382-0635




> Lançado em 19 de fevereiro de 1998.
> Distribuição Gratuita.


O Relatório Alfa é enviado SOMENTE para quem
pediu para recebe-lo E CONFIRMOU o pedido,
tornando assim impossível que você receba este
newsletter sem tê-lo pedido -- a não ser que um
amigo o esteja redespachando. Verifique o
endereço de onde seu boletim chegou.

Apoiamos o Movimento AntiSPAM Brasileiro, que foi
recentemente tirado do ar pela Fapesp a pedido
do iG. http://www.antispam.org.br



Para ASSINAR envie um e-mail vazio para:
:::> assinar-relatorioalfa@...

Para CANCELAR sua assinatura, escreva para:
:::> cancelar-relatorioalfa@...




(c) copyright NewsFlash Editorial 1998 - 2000
Todos os direitos reservados.

.............................................
AS EDIÇÕES ANTERIORES NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS.
.............................................

[RA]










--------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------
:::>>> REVISTA QUARK
:::>>> CONTOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA & TERROR
:::>>> 14 DE NOVEMBRO, NAS BANCAS
--------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------

-----------------------------------------
Grupos.com.br - A vida acontece em grupos

_________________________________________________________________________
Get Your Private, Free E-mail from MSN Hotmail at http://www.hotmail.com.

Share information about yourself, create your own public profile at
http://profiles.msn.com.

 

Falso contatado prepara fuga do Brasil

Urandir Fernandes de Oliveira, o U.F.O., vai deixar o país antes do lançamento de um livro "bomba" sobre como ele enganou 70 mil pessoas com o Projeto Portal, garante fonte do relatório

.

por Aldo Novak [ aldonovak@relatorioalfa.com.br]

O suposto contatado Urandir Fernandes de Oliveira, que afirma ter recebido poderes de 'capitães estelares' para curar -- entre outras doenças -- AIDs e câncer, prepara uma fuga do Brasil nas próximas semanas, com sua esposa Jéssica e seu filho, recém-nascido.

A informação foi passada por um informante que trabalhou vários anos com ele e vazou, simultaneamente, por meio de um dos mais importantes ufólogos do Brasil, para a internet. Nossa fonte não quer aparecer afirmando "temer por sua vida".

Parece que não é a única pessoa.

Urandir é acusado de vender terrenos que não lhe pertenciam para centenas de pessoas, com o argumento de que seriam visitados por seres extraterrestres.

Ele foi preso na cidade de Porto Alegre (e liberado, alguns dias depois, sob fiança) e está respondendo a vários processos.

Há cerca de dois meses, Urandir teria forjado uma tentativa de seqüestro, acusando o editor da Revista UFO de te-lo agredido.

Pouco depois, a residência de um dos sócios da revista UFO recebeu tiros, cuja fonte não foi identificada.

Pessoas com as quais conversamos, envolvidas neste episódio, dizem acreditar que tenha sido um 'contra ataque' de Urandir.

Em Mato Grosso do Sul, Urandir publicou uma matéria que desencadeou imediata reação da justiça e da comunidade de pesquisadores, pois afirmava que Ademar Gevaerd teria perseguido-o e tentado um seqüestro -- ou agressão física.

Mas uma ex-sócia de Urandir forneceu inúmeras provas materiais que mostram as diferentes maneiras que ele usava para explorar a credulidade pública e, também, como ele teria forjado a tentativa de seqüestro.

Ele também foi acusado por mais de 15 ufólogos diferentes de ter usado balões, lanternas e canetas laser para simular contatos imediatos com naves extraterrestres em sua propriedade, no Mato Grosso do Sul.

Há alguns meses o programa Fantástico produziu uma matéria investigativa na qual, com a ajuda de vários especialistas e de testemunhas, mostrava os truques usados pelo falso contatado para ludibriar mais de 70 mil pessoas que teriam passado pelo Projeto Portal em busca de contatos alienígenas e curas para as mais diversas doenças.

Ele tinha -- antes da reportagem do Fantástico -- um faturamento estimado em 300-500 mil reais por mês.

LIVRO EXPLOSIVO SERÁ LANÇADO ESTE MÊS

O Relatório Alfa recebeu a informação de que um livro bombástico será lançado, nas próximas semanas, mostrando todos os truques usados por Urandir Fernandes de Oliveira.

Com o título de URANDIR: ANATOMIA DE UMA FARSA, o livro (ao qual não tivemos acesso) tem 398 páginas com dezenas de testemunhos sobre os procedimentos adotados pelo suposto contatado.

Entre outras coisas, o livro URANDIR: ANATOMIA DE UMA FARSA, trará transcrições de conversas telefônicas entre ele e seu irmão, Jurandir Fernandes de Oliveira, nas quais todos os detalhes dos planos de engodo público estariam sendo descritas.

Estas transcrições mostram como era efetuada a compra de material eletrônico para forjar UFOs e balões, para simulação de sondas alienígenas.

O Relatório Alfa apurou que todas as transcrições serão colocadas na internet (em um site ainda não informado) e disponibilizadas para download via Real Player.

SOBRE OS AUTORES

Segundo as informações que vazaram para a comunidade de ufologia, o livro foi escrito por uma equipe de seis ufólogos, com o auxílio de uma equipe de 10 pessoas, incluindo advogados, policiais e até um juiz.

Outra informação divulgada pelas listas UfoBrasil, UfoLista e Ufo-Logos, indica que mais de 60 depoimentos de vítimas de Urandir estarão publicadas, além de testemunhos exclusivos de vários de seus ex-assessores.

As conversas gravadas com Urandir, seu irmão e outros membros do esquema também estarão num CD-ROM que acompanhará a obra, segundo as informações colhidas em primeira mão por Rafael Cury, presidente da Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil.

O Relatório Alfa não descobriu como as gravações foram realizadas e nem como o livro será distribuído, mas tudo indica que o lançamento será feito em escala nacional.

O Relatório Alfa tentou contato com todos os telefones de Urandir, por duas semanas seguidas -- em 25 tentativas -- e não obteve resposta.

Esperamos um pronunciamento oficial do Projeto Portal e de Urandir Fernandes de Oliveira, sobre o assunto.

Editor da Revista UFO desmascara boato de queda de UFO no Mato Grosso do Sul

Enviada por: A.J. Gevaerd (editor/Revista UFO) gevaerd@ufo.com.br
Data: 03/12/2001 - Horário: 17h45min

• Não caiu disco voador algum na cidade de Corguinho. • O fato está sendo explorado comercialmente por membros do Projeto Portal. • Nenhuma autoridade civil ou militar está isolando ou irá isolar a área. • Não há qualquer sinal de radioatividade confirmado. • As testemunhas se contradizem em seus depoimentos. • Os animais feridos não se envolveram com os fatos.

Está circulando desde segunda-feira, 26 de novembro, pelos diversos recursos da Internet, uma informação estrondosa: a de que um disco voador teria caído em Mato Grosso do Sul, que a área afetada estaria radioativa e que autoridades a teriam isolado, com medo de contaminação. A notícia também dava conta de que cientistas estrangeiros já estariam investigando o local, a pedido de Urandir Fernandes de Oliveira, identificado nas mensagens como "especialista em Ufologia". A notícia atingiu agências e veículo de todo o Brasil e exterior, repassada sem qualquer critério como verídica.

Como é de conhecimento público, quando o assunto é Ufologia, qualquer coisa que venha de Urandir Fernandes de Oliveira é motivo de desconfiança e muita suspeita. Neste episódio não há nada de novo: a história mais uma vez se repete e Urandir aproveita um incidente relativamente comum para criar uma fantasia sem o menor fundamento. E pior: envolvendo terceiros e promovendo descrédito à Ufologia Brasileira. Desta vez, no entanto, o simples teor da notícia já é sinal de forte exagero, como se discos voadores caíssem quase todos os dias, em todos os cantos desse nosso planeta...

O lugar escolhido para o "UFO do Urandir" cair dessa vez foi, coincidentemente, uma propriedade há cerca de 8 km da fazenda em que mantém seu polêmico Projeto Portal. O local, na região conhecida como Colônia Boa Sorte, é a Fazenda Boqueirão, propriedade de Túlio Alves. A área onde está encravada sua fazenda é bela, com morros de pedra em volta e vales verdejantes, que caracterizam esta região. Boa Sorte, como se sabe, é uma colônia constituída por negros descendentes de escravos que formaram lá uma vila bastante precária, em torno da qual florescem propriedades rurais de todos os tipos. Entre elas, o Projeto Portal, alvo de inúmeras denúncias e investigações policiais.

No dia da veiculação das notícias na Internet, a Revista UFO esteve na Fazenda Boqueirão acompanhada de uma equipe da TV Morena, filiada à Rede Globo no Mato Grosso do Sul. A recepção que tivemos ao chegar à porteira não foi das melhores, inexplicavelmente. Contrariando a costumeira hospitalidade sul-mato-grossense, a proprietária relutou e não deixou as equipes da revista e da TV entrarem, já levantando suspeitas sobre os fatos acontecidos. Se o episódio da suposta queda fosse legítimo, como alardeado pela Internet, por que barrar a imprensa e os ufólogos?

Não longe da cerca em que esperávamos, há uns 60 metros, havia a casa da fazenda e alguns galpões, onde cerca de uma dúzia de pessoas observaram a chegada das equipes da revista e da TV curiosamente, entre elas a senhora Maria Lúcia de Souza, a Malu, ex-coordenadora do Projeto Portal em Porto Alegre, que foi presa com Urandir quando se configurou o estelionato de que o Brasil já tomou conhecimento, em março do ano passado (detalhes em www.ufo.com.br/ufo71.htm). Curiosamente, três pessoas da "equipe" de Urandir nos filmavam a distância, com variados tipos de câmara, com propósito inusitado.

Ficou ainda mais forte, neste instante, a estranha suspeita, comum quando o episódio envolve Urandir Fernandes de Oliveira. Mesmo assim, passados 10 minutos, o senhor Túlio finalmente apareceu, mas foi igualmente ríspido com todos e impediu veementemente a Revista UFO de entrar na propriedade. A equipe da TV Morena acabou tendo autorização para tanto, depois de alguma negociação, mas teve que aguardar mais uns 10 para receber informações. Foi uma curiosa sucessão de esperas, que só aumentou a suspeita de que naquele local se armava algo obscuro.

Tal suspeita se confirmou quando Urandir chegou à propriedade, junto de alguns ajudantes, e estranhamente autorizou a entrada dos ufólogos. A equipe da TV Morena entrevistou então numa primeira instância o senhor Túlio, que pareceu estar falando a verdade, embora uma verdade bem diferente daquela espalhada na Internet e entre os meios de comunicação como sendo a queda de uma nave alienígena. Túlio é um proprietário rural típico daquela região: fala com simplicidade e firmeza, e não pareceu ser dado a mentiras.

Descreveu, no entanto, algo simples, um fato quase corriqueiro daquelas paragens. Disse, sem ser interrompido e até então sem demonstrar contradições, que viu uma estranha movimentação de luzes nas duas últimas semanas sobre a região. Disse ter conhecimento de que outras pessoas também as observaram, aqui e acolá. E falou que no último sábado, 24 de novembro, por volta das 23:00 h, viu um fenômeno mais incomum. Mas antes de ele acontecer, segundo narrou, ao ver que as luzes apareciam volta e meia, resolveu chamar seu vizinho, o "especialista" Urandir, que compareceu ao local com outras pessoas e suas câmeras.

Ainda sem se contradizer, por enquanto, afirmou Túlio que todos viram, na hora mencionada, uma bola de luz de várias cores descer do céu, pairar por uns instantes entre a casa de sua fazenda e um morro próximo, e depois descer mais um pouco. Neste instante, tendo a visão do fato à sua frente, e não sobre sua cabeça, e tendo um robusto morro de pedras ao fundo, disse que o objeto simplesmente desapareceu no ar. Foi taxativo ao afirmar que a luz aumentou de tamanho antes de sumir, mas que sumiu sem qualquer som. Ele informou que não viu exatamente onde o objeto desaparecera, e que nem nos dias seguintes (domingo e segunda) teve interesse de ir ao local, apesar de o mesmo ficar no máximo a uns 300 metros da casa da propriedade.

Simplesmente isso! O senhor Túlio viu uma bola de luz descer do céu e sumir, sem deixar vestígios, sem explosões, sem nada demais. Sua declaração soou razoavelmente coerente, e apesar de sua inicial falta de hospitalidade e a suspeita do envolvimento com Urandir em mais alguma farsa, a Revista UFO aceitou seu depoimento, com restrições. Lamentavelmente, no entanto, logo depois passou a contradizer-se ou a endossar contradições apresentadas por Urandir, sem explicações. Urandir deu seu depoimento à TV Morena em seguida, mas sua narração do fato foi absolutamente contraditória, como era de se esperar de alguém que comprovadamente usou canetas a laser e faróis de milha para simular visitas de seres espaciais. O Brasil inteiro sabe disso.

Curiosamente, garantiu Urandir que não queria publicidade do fato, mas foi justamente seu pessoal, nas listas da Internet, que difundiu a estória da queda de uma nave espacial em Corguinho. Equipes de vários veículos do Rio e São Paulo contataram a Revista UFO para tentar confirmar informações prestadas a eles por seu pessoal. O local da fantasiosa queda também não poderia ser mais conveniente: poucos quilômetros do Projeto Portal. Entre os absurdos que declarou na entrevista, disse que a luz foi vista em toda a região, ao contrário do que afirmara o senhor Túlio. Disse que, quando sumiu, a luz explodiu com barulho ensurdecedor, "tal como uma bomba atômica". E não parou por ai: "o local tem energias", "há ondas emanando do ponto de impacto" etc.

Disse Urandir ainda, contrariando mais uma vez o senhor Túlio, que foi até o local e viu sapos e cobras mortos. Oras, a equipe da TV Morena insistentemente perguntou ao proprietário do local se ele ou alguém mais tinha ido lá. Túlio garantiu várias vezes que não, "apesar de não ter medo". Urandir também afirmou que a polícia de Corguinho teria estado no local e quis isolar a área, por um eventual perigo radiação. Fomos checar a história com o delegado do município, doutor Marcos Balsanini, que confirmou ter estado no local, na segunda-feira cedo, sem ter encontrado absolutamente qualquer anormalidade. Por isso, nem sequer fez um boletim de ocorrência. Que dirá isolar a área...

O doutor Marcos não quis gravar entrevista. Prudente, receia que os poderes constituídos do Estado venham a ser usados indevidamente por pessoas ou instituições para dar credibilidade ao fato. Disse ainda que não havia no local sequer uma árvore morta, um bicho morto, sinais de vegetação queimada, arbustos quebrados. Nada, simplesmente nada havia onde o senhor Túlio afirmara que vira o objeto desaparecer e onde Urandir garantia que uma nave espacial extraterrestre, radioativa, tinha explodido feito uma bomba atômica. De fato, também observamos que no local da suposta queda não há nada de estranho.

Sobre os animais alegadamente atingidos, segundo as notas distribuídas na Internet, não há nada de extraordinário. Foram apenas dois bezerros que tiveram, segundo seu proprietário, o senhor Túlio, cegueira parcial. Cada bezerro perdeu uma vista. Mas isso se deu uma semana inteira antes do fato acontecer. Portanto, não há qualquer ligação de tais ferimentos, que a Revista UFO não teve autorização para observar, com o fenômeno.

Quanto à ampla divulgação, pela equipe do Projeto Portal, do nome do artista e cantor Fábio Júnior, que estaria na propriedade e teria observado tudo, inclusive a queda, restam muitas dúvidas. A Revista UFO procurou Fábio e seu agente e não conseguiu determinar seu paradeiro. Resta aguardar, quando ele surgir ao cenário nacional, suas declarações a respeito do ocorrido. Como uma pessoa idônea que acompanha com interesse o desenvolvimento da Ufologia em nosso país, os ufólogos duvidam que, quando der entrevistas, endossará a farsa da queda.

Numa rápida avaliação que a Revista UFO fez dos fatos, aparentemente o senhor Túlio viu um fenômeno legitimo, mas simples. Por enquanto, ainda sem investigações mais detalhadas, apontamos duas hipóteses viáveis: (a) A observação de um UFO um tanto incomum no local (ou pelo menos que não vinha sendo relatado há tempos). (b) Um relâmpago globular. O que foi visto tem características que se assemelham demais a este fenômeno atmosférico, que já foi observado em muitos lugares e até mesmo naquele local. Um especialista no assunto deverá ser consultado pela revista para determinar ao certo esta possibilidade.

Tentando dar sustentação à sua teoria da queda de um UFO radioativo, Urandir afirmou ter uma filmagem da cena dos UFOs sobrevoando o local e do fenômeno luminoso que desapareceu no ar. Mas não quis ceder a fita, o que só faria sob certas condições, é claro. As imagens, de poucos segundos, foram exibidas pela TV Campo Grande, filiada ao SBT no Mato Grosso do Sul, e não apresentam nada de estranho, exceto o fato de que o que foi filmado difere radicalmente de como as testemunhas descreveram os fatos observados. Mais contradições.

Sem ter acesso à fita, é claro, é difícil emitir opinião sobre sua autenticidade. Mas quando se trata de Urandir Fernandes de Oliveira, já flagrado inúmeras vezes fraudando ocorrências ufológicas, nem mesmo fotos e filmagens de UFOs muito claras podem ser aceitas sem uma detalhada, minuciosa, acurada e aprofundada pesquisa. A Revista UFO, no entanto, gostaria de poder receber e enviar tal material a analistas credenciados.

Na seqüência das entrevistas, a TV Morena ouviu então Urandir, que se contradisse flagrantemente, inúmeras vezes. Quando encerrou sua fala, a primeira testemunha dos fatos a dar depoimento, senhor Túlio, perdeu o controle emocional. Questionado pela Revista UFO sobre as contradições do suposto "especialista", ele recusou-se violentamente a responder as perguntas e expulsou seu representante. O ufólogo simplesmente perguntou ao senhor Túlio se, afinal, o objeto havia emitido barulho, como Urandir afirmara, ou não, como ele garantiu várias vezes. As suspeitas só aumentavam...

"Pois eu não vou responder!", desferiu Túlio, categórico. Apesar de ser um simples sim ou não, a testemunha rispidamente perdeu a calma e, com isso, seu relato quase perdeu a credibilidade. A verdade é uma só, seja lá o que aconteceu naquela fazenda, e contá-la corretamente não compromete ninguém. Mas negar respostas é inaceitável, e negá-las com truculência é sinal ainda maior de que algo não cheira bem na história toda. O senhor Túlio, talvez por ingenuidade, talvez por camaradagem, mesmo vendo Urandir descrever os fatos de forma extraordinariamente distorcida, não o corrigiu e nem mesmo tentou explicar melhor o que se passou.

De qualquer forma, nada de mais aconteceu na Fazenda Boqueirão. Não caiu UFO algum lá, nem na Colônia Boa Sorte, nem em Corguinho e muito menos no Projeto Portal. Nada de grandemente extraordinário aconteceu naquele sábado, 24 de novembro, exceto uma observação quase corriqueira de um fenômeno. Nenhuma área está sendo nem será isolada pelas autoridades, não há radioatividade alguma no local, os animais supostamente feridos resumem-se a dois bezerros que ficaram parcialmente cegos. E assim se desfaz mais uma fantasia perpetrada contra o povo do MS, a comunidade ufológica e os órgãos de imprensa.

[BURN] Resposta Pública ao Desafio...

josé a.j.g
Thu, 01 Sep 2005 17:06:46 -0700

Últimas notícias
Resposta Pública ao D... Enviado por Flavio da Silva Mori Junior (Flavinho) 
(01/9/2005) O primeiro desafio lançado ao paranormal e ufólogo Urandir 
Fernandes de Oliveira foi o desafio ufológico do editor da Revista UFO, Ademar 
José Gevaerd. O desafio acabou não se concretizando, pois o Gevaerd não aceitou 
as condições impostas por ele mesmo: a presença de vários membros da imprensa e 
de oficiais de variados poderes policiais.
 
Não podemos esquecer do episódio ocorrido na fazenda do Projeto Portal, em 
Corguinho – MS, no ano de 1998, onde Gevaerd tentou fraudar um disco voador 
utilizando-se de uma caneta laser.
 
Ao ser flagrado pelas pessoas, ele se desculpou dizendo que estava apenas 
"simulando" uma fraude, pois o foco da caneta laser seria muito semelhante a um 
disco voador, conforme afirmou o ufólogo Gevaerd.
 
 Flagra da fraude de Gevaerd
 
Não satisfeito com o "papelão" da caneta laser, ele tentou provar que o Projeto 
Portal simulava os OVNIs com faróis de milha, utilizando-se de toda a sua 
criatividade para provar que os avistamentos na fazenda eram uma fraude.
 
Baseados nesses fatos, podemos nos questionar porquê Gevaerd, apesar de 
solicitar em seu desafio publicado na Revista UFO 56, de janeiro de 1998, na 
realidade não queria a presença da imprensa e da polícia no desafio.
 
 Efeitos especiais: Gevaerd recriando um disco voador utilizando faróis 
convencionais
 
Estamos relembrando que o desafio foi aceito e estamos há apenas 7 anos 
esperando resposta do Gevaerd.
 
 
                
---------------------------------
Promoção Yahoo! Messenger com voz: você pode levar uma viagem na conversa. 
Participe!
 
[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
 
 
 
 
 
========================================================
Brazilian UFO Research Network - http://www.burn.com.br/
========================================================
 
"Os incapazes de atacar um pensamento atacam o pensador"
                                         [ Paul Valéry ]
 
--------------------------------------------------------
 
  Duvidas sobre a lista? Ler historico? Como mudar suas
  configurações? Quer sair da lista? Acesse agora mesmo
  nossa seção de Perguntas Frequentes no endereço:
 
   http://www.burn.com.br/perguntasfrequentes
-------------------------------------------------------- 
Links do Yahoo! Grupos
 
<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
    http://br.groups.yahoo.com/group/ufoburn/
 
<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
    [EMAIL PROTECTED]
 
<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
    http://br.yahoo.com/info/utos.html
 
 

Esta não é uma edição normal. Trata-se de um dossiê sobre o falso
caso do UFO que teria caído em MS. Por isso é bem mais longa do
que usualmente. O Relatório costuma ser três vezes menor.


Destaque: URANDIR JOSÉ ATACA NOVAMENTE
Queda de UFO em Mato
Grosso do Sul foi forjada
por falso ufólogo para
promoção de sua fazenda

Aproveitando a inexperiência da imprensa para
saber quem é ufólogo e quem não é, ex-contador
processado por curandeirismo, charlatanismo,
estelionato e falsidade ideológica promove
explosão que não existiu para vender contatos
forjados com "discos voadores".


Por Aldo Novak

(www.relatorioalfa.com.br) Seu nome é Urandir José Fernandes
de Oliveira, mas ele não usa o nome José para que possa
ser chamado apenas de UFO, acrônimo de seus outros três nomes.
Recentemente esteve no programa de Olga Bongiovanni como
"paranormal", outra afirmação desprovida de crédito.

Ele afirmou, em seu site, que pode ressuscitar os mortos, que
cura AIDS, câncer, leucemia. Vendeu terrenos afirmando que
os compradores seriam "visitados por alienígenas" e diz que já
viajou ao espaço para aprender o idioma alien com "capitães
estelares". Na última semana de novembro, afirmou que um
UFO explodiu à oito quilômetros de sua fazenda e que a
'fuselagem' já está em seu poder. A "noticia" está correndo o
mundo e sendo divulgada por emissoras de rádio, TV e websites.

O Relatório Alfa recebeu pedidos de informação dos Estados
Unidos e do Japão. Em uma lista de ufologia foi divulgado um
e-mail da Bélgica, afirmando que os jornais locais estão
tratando o assunto como uma queda real.

Preso em março do ano passado e liberado com hábeas-corpus,
o ex-contador Urandir José Fernandes de Oliveira é
acusado de charlatanismo, curandeirismo, estelionato
e falsidade ideológica, segundo a revista Isto É. Mesmo
assim continua se apresentando em programas de rádio
e TV como sendo ufólogo e paranormal, duas mentiras
absurdas.

Dirige uma comunidade chamada Projeto Portal, controlada
por sua empresa, e apesar de pregar a elevação espiritual e
dizer que precisamos nos afastar dos bens materiais, o
Relatório Alfa descobriu que ele obteve oito alvarás do
governo federal que lhe permitem procurar ouro na Fazenda
Boa Sorte. Todos os alvarás estão em seu nome.

Registrada como "hotel rural", a fazenda promove passeios
nos quais engana o público com falsos "contatos com UFOs",
produzidos nos morros escuros por canetas laser, faróis de
milha, balões meteorológicos e fogos de artifício. Tudo operado
por uma equipe que auxilia Urandir José na falsificação.

Ele também concede consultas "espirituais", cobrando até
R$ 500,00 por dois minutos de "cura pessoal". Mas até por
telefone ele fornece o "serviço", desde que o paciente deposite
os valores em sua conta. Segundo a Revista UFO um
advogado chegou a depositar 12 mil reais para Urandir,
que fazia a "cura" por telefone. O advogado não foi curado.

Antes de publicar essa matéria o Relatório Alfa tentou nove
contatos telefônicos com o Projeto Portal e enviou e-mails
para dar direito de resposta. Nenhum foi respondido. O
Relatório vai, agora, contar o que não ele não quer que você
saiba.


A CONSTRUÇÃO DE UMA MENTIRA

Desde a semana passada a notícia da explosão e queda
de um UFO na cidade de Corguinho, Mato Grosso do Sul,
se espalhou pela internet e chegou a sites noticiosos (foi
publicado pelo Portal Terra e pelo Estadão), sendo reproduzidas
por emissoras de rádio de vários pontos do Brasil e por
sites de noticias do exterior. UFO (ou ÓVNI) é a designação
oficial que qualquer aeronave (ou outro objeto aéreo) recebe
antes de ser identificado. A falsa notícia não seria do
interesse do Relatório Alfa, exceto pelo fato de estar se
espalhando até por outros países como se fosse um fato real.

Ao verificarmos as fontes sobre a suposta explosão, descobrimos
que todas levavam até o Projeto Portal e Urandir José. A
fazenda em que o incidente teria acontecido está a menos
de 8 quilômetros do Projeto Portal e Urandir é amigo do
proprietário, Túlio Alves da Costa. Este, por sua vez, está
tentando vender a fazenda e a publicidade vem bem a calhar.

O editor da Revista UFO, Ademar Gevaerd, esteve no local
com as equipes da TV Morena (afiliada da Rede Globo em
Mato Grosso) e com o SBT de Campo Grande. Em seguida
ele escreveu um artigo sobre o caso e publicou no site da revista,
deixando claro que nenhuma das afirmações de Urandir
eram verdadeiras.

Entre as informações divulgadas no site do Projeto Portal e
em seus comunicados via e-mail, a queda teria causado
uma explosão "igual àquela de uma bomba atômica, afetando
animais e pessoas, queimando árvores e liberando um
fungo (!) capaz de causar cegueira em ovelhas e irritação
nos olhos de seres humanos". Além disso o UFO teria
deixado um intenso campo eletromagnético na área de
impacto, além dos destroços.

A polícia, ainda segundo o Projeto Portal, teria isolado
completamente a área para realização de investigações
técnicas. Para completar um "cientista americano", cujo
nome, especialidade e afiliação profissional não foram
divulgados, teria verificado a região e não encontrou variação
radioativa.

O Relatório Alfa requisitou por escrito, ao Projeto
Portal, a marca e número de série do Contador Geiger
usado na verificação de radiatividade, bem como a marca
e número de série do magnetômetro, usado pelo suposto
cientista para garantir que havia um "intenso campo
magnético". Pedimos, também, os valores exatos dados
pelos aparelhos e o nome e especialidade do suposto
cientista. Nenhuma resposta veio do Projeto Portal.

Curiosamente, quando as emissoras estiveram no local,
ninguém havia encontrado os destroços (que o Projeto Portal
chama de "fuselagem"), bem como nenhuma alteração na
área foi notada. A polícia, ao contrário do que afirma Urandir
José, não cercou área alguma e nem está realizando
qualquer tipo de investigação.

Segundo contato com o delegado Marcos Balsanini, que
esteve no local do suposto impacto, não se constatou
nenhuma anormalidade: "Não havia sequer uma árvore
morta, bicho morto, sinais de vegetação queimada... nada".
Nem mesmo um boletim de ocorrência foi feito, já que
não era necessário.

Não aconteceu nenhuma explosão cujo som, ou luz, tenha
sido igual a uma explosão atômica (até porque teria cegado
as supostas testemunhas (no caso da luz) e seria vista
de centenas de quilômetros (inclusive do espaço). A informação
sobre a explosão é, portanto, falsa. Entretanto, uma fonte
que merece a confiança do Relatório Alfa informou que,
na noite da suposta explosão, a equipe de Urandir usou
fogos de artifício importados para criar explosões distantes
e diferentes daquelas normalmente associadas a fogos de
artifício. Isso significa que as testemunhas podem mesmo
ter visto algo, mas segundo nossa fonte viram "explosões
bem fraquinhas, se comparadas a uma explosão atômica".

DESTROÇOS ENCONTRADOS, AFIRMA
PROJETO PORTAL - A FARSA CRESCE

O curioso é que o Projeto Portal informou que os destroços
do UFO foram encontrados. O comunicado é um primor
de amadorismo, mas deixamos aos leitores a decisão
sobre isso. O comunicado diz (os grifos são nossos):

"Encontrado estranho material no local da queda do
ÓVNI em Corguinho".

Após exaustivas buscas, finalmente foram encontrados
os destroços do UFO que caiu na Fazenda Boqueirão -
Corguinho - MS - Brasil.

A equipe que pesquisa o local encontrou hoje (30/10),
aproximadamente às 16 horas vários fragmentos de
forma e tamanho variados, sendo a maioria em formato
laminado e de cor âmbar, outros de densidade gelatinosa
e aroma estranho. Todos os fragmentos apresentam pontos
cintilantes em toda sua estrutura.

Uma grande quantidade de pessoas continuam presentes
no projeto e a cada dia chegam novos representantes da
imprensa do Brasil e do exterior. Não houve ainda detalhamento
dos materiais encontrados, mas boa parte da fuselagem
do objeto já foi recolhida e serão encaminhados
para análise em institutos brasileiros e americanos.

Quando a nota foi distribuída, Urandir José certamente não
imaginou que o blefe fosse "coberto" por especialistas,
especialmente do Governo -- o que pode coloca-lo novamente
atrás das grades, caso não prove as afirmações acima.

Acontece que assim que a nota chegou até especialistas
do Governo do Brasil, o Engenheiro do Instituto Nacional
de Pesquisas Espaciais, INPE, Ricardo Varela Correa, se
prontificou a analisar a "fuselagem" nos laboratórios brasileiros.
O INPE, pertencente ao Governo Federal, está desenvolvendo
os satélites de obtenção de dados do país e tem os melhores
laboratórios do gênero na América Latina.

Além disso, o biólogo Paulo Aníbal Gomes de Mesquita, da
Secretaria de Estado da Saúde do Governo de S. Paulo,
se colocou à disposição para análise biológica do material e,
se necessário, até o envio do mesmo para a Universidade
de São Paulo. Ele também solicitou oficialmente informações
da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, quanto
a veracidade das informações divulgadas por Urandir José.

Nenhum deles realmente acha que as informações são reais,
mas agora Urandir terá que responder a eles. Resta saber
qual será a resposta.

Até porque o Projeto Portal não está interessado em testes,
nem em que a verdade seja divulgada. Nenhuma verdade.

A nota fala que especialistas estão investigando o caso, mas
os únicos "especialistas" que garantiram a realidade da "queda"
não são especializados em ufologia, nem veículos aeroespaciais.
São somente promotores de eventos turísticos no Mato Grosso
do Sul. Trata-se do próprio Urandir José e Maria Lúcia Vidal
de Souza, sua sócia no hotel rural controlado pela empresa
de Urandir e operada sob a bandeira da comunidade
"Projeto Portal".

OS ALIENÍGENAS ESTÃO ATRASADOS

É curioso notar que não é de hoje que este tipo de informação
falsa é divulgada por Urandir. No dia 22 de fevereiro de 1999
a revista Época publicava uma entrevista com Urandir José,
no artigo "A espera do apocalipse", na qual o ele afirmava:
"Estamos nos organizando porque, até a virada do milênio,
quem estiver preparado conseguirá sua passagem para um
mundo melhor".

A seleção seria feita por alienígenas que já se encontram
na Terra e com os quais Urandir diz comunicar-se. (Parece
que alguém esqueceu de entregar os calendários terrestres
aos alienígenas, já que a virada do milênio aconteceu há
pelo menos 11 meses).


RESSUSCITANDO OS MORTOS
NEM UFÓLOGO, NEM PARANORMAL

Urandir José se apresenta em emissoras de rádio e
televisão afirmando ser ufólogo -- embora nenhuma
organização de pesquisas ufológicas do país reconheça
essa condição. Ele é, na verdade, ex-contador e mágico
de salão, e recebeu o duvidoso título de "A Farsa do Ano"
durante o prêmio Cindacta2000.

Embora esteja usando o nome de ufólogo (ou no programa
de Olga Bongiovanni, da Rede Bandeirantes, "paranormal"),
Urandir não é nem uma coisa, nem outra. Ele afirma ter
poderes semelhantes aos de Uri Gueller, entortando colheres,
por exemplo, e diz em seu site: "dependendo do meu estado
emocional, ao chegar próximo de um eletrodoméstico,
acontecia uma certa interferência, por exemplo, na sintonia
do rádio ou da televisão" (para registro: todos nós interferimos
em aparelhos de rádio e televisão, independente de nosso
estado emocional e da existência ou não de poderes
fora do normal. E o mágico americano James Randi
também entorta colheres, mas explica que é somente
um truque).

Na verdade Urandir faz truques de mágica de salão, como
"quebrar moedas com os dedos" (as moedas são previamente
quebradas) e "fazer brilhar as mãos, com suas energias"
(na verdade ele usa um pó químico, a base de fósforo);

Ele aprendeu tais truques há mais de 15 anos, quando os
praticava sem relação com ufologia e muito antes de se
passar por contatado alienígena e paranormal. Dentro da
comunidade ufológica brasileira ele é conhecido como
"charlatão". Em uma pesquisa realizada ano passado
por Wallacy Albino entre todos os ufólogos brasileiros,
Urandir José foi considerado a pessoa de "menor
credibilidade na ufologia nacional".

Ex-mágico de salão e falso ufólogo, Urandir José Fernandes
de Oliveira afirma ter contatos telepáticos e físicos com
"capitães estelares" --- contatos estes que lhe teriam
dado o poder de cura do câncer e "95% da AIDS"
(segundo informação que foi retirada de seu site em
fevereiro do ano passado e publicado pela Revista Isto É)
bem como leucemia (de acordo com reportagem da
Revista UFO. Ele também afirma que tem um implante
alienígena, no pescoço, "constatado por radiografias"
-- curiosamente indisponíveis.

No site do Projeto Portal Urandir chegou a afirmar que
poderia ressuscitar os mortos "trazendo-os de volta
da quarta dimensão". Essa afirmação é tão estapafúrdia
que nem merece comentários. Merece prisão.


ACUSAÇÕES DE ESTELIONATO
Terrenos Extraterrestres

Falando nisso, Urandir José foi preso em Porto Alegre sob
acusação de estelionato, curandeirismo, charlatanismo
e falsidade ideológica em 26 de março do ano passado,
ele foi acusado de vender terrenos, que não lhe pertenciam,
de um loteamento chamado "Cidade dos ETs". Segundo
o advogado Nicolau Vorges Netto, Urandir vendeu os
terrenos a diversas pessoas com a garantia de que os
compradores iriam "receber a visita de extraterrestres".

Os terrenos têm ligação com a comunidade dirigida
por Urandir, dentro da Fazenda Boa Sorte, o Projeto Portal.

Na verdade a "comunidade" do Projeto Portal, que Urandir
afirmou ser uma "cooperativa", em entrevista dada a
Revista Isto É em 04 de Agosto de 1999, é somente
uma fachada para os empreendimentos comerciais do
próprio Urandir.

A cooperativa realmente existe, mas o controle real do
Projeto Portal é feito pela Urandir Fernandes de Oliveira ME.,
que também controla os sites oficiais do Projeto Portal
(http://www.projetoportal.org.br) e do próprio Urandir
(http://www.urandir.org.br), ambos suspensos desde
julho do ano passado.

Entre os reais interesses de Urandir estão operações
imobiliárias (que causaram sua prisão, em Porto Alegre)
e a procura de ouro. Segundo uma reportagem investigativa
da Revista UFO, o Projeto Portal chegou a render mais
de 300 mil reais por mês, com promoção de viagens
para "contatos com discos voadores".

Depois que a própria Revista UFO, a Isto É e o programa
Fantástico mostraram os truques usados por Urandir,
a receita caiu para menos de 80 mil reais por mês e o
turismo feito para o Projeto Portal diminuiu sensivelmente.
Ele está, agora, processando as revista UFO e Isto É
(parece que preferiu não provocar a Rede Globo).

EM BUSCA DO OURO

"Nossas atividades têm por objetivo orienta-lo para sua
evolução mental e espiritual, desenvolver sua mente,
sua energia vibracional (...) O homem tem se preocupado
demais com o desenvolvimento material"

Além das palavras acima, tiradas do site de Urandir José,
ele sempre afirmou que não se interessava por "coisas
terrenas", somente pelo que poderia ser criado pelos
seres humanos quando em contato com seus supostos "ETs".

Mas segundo a documentação que está no site do
Departamento Nacional de Produção Mineral, pertencente ao
Governo Federal, Urandir terá os próximos anos para
encontrar algo bem mais sólido que isso, nos terrenos
da fazenda que possui no município de Corguinho, em
Mato Grosso do Sul: Ouro.

As informações, os alvarás e o site oficial do governo
estão listados aqui, mas para facilitar seu trabalho
incluímos os dados oficiais em nosso site, com todos
os links. Todas as afirmações contidas em nossa página
estão registradas pelo Governo Federal. Veja as provas em
http://www.relatorioalfa.com.br/arquivos/20011129_docs_urandir_ouro.

O Relatório Alfa prova que Urandir obteve oito alvarás
que permitem a busca e exploração de ouro em sua
fazenda --- informação convenientemente escondida
de seus seguidores.

Por fim, nenhum UFO, seja terrestre ou não, sofreu
impacto na noite de 24 de novembro em Corguinho. Todo
este caso foi forjado por Urandir José Fernandes de
Oliveira e sua equipe, para promover o turismo em sua
fazenda e suas palestras de final de ano. Não existe a
tal "fuselagem", nenhum animal, vegetal ou humano
foi atingido e somente os interesses escusos do
Projeto Portal estão em destaque aqui.


LINKS DE INTERESSE

Leia posição oficial da Revista UFO sobre este caso,
escrita pelo editor, que esteve no local da suposta queda:
http://www.ufo.com.br/index.php?opcao=noticia
Leia matéria completa sobre os golpes aplicados por Urandir José:
http://www.ufo.com.br/ufo71
Revista Isto É On Line fala da prisão de Urandir José:
http://www.zaz.com.br/istoe/1597datas.htm
Revista Época, em que Urandir garante a chegada
dos ETs até a virada do milênio passado. Parece que
houve um pequeno atraso. Congestionamento espacial...
http://epoca.globo.com/edic/ed220299/mundo3.htm
Revista Isto É desmascara os truques de
Urandir em 02 de Fevereiro de 2000
http://www.terra.com.br/planetanaweb/area51/ufologia/urandir.htm
http://www.terra.com.br/planetanaweb/area51/ufologia/urandir2.htm
http://www.terra.com.br/planetanaweb/area51/ufologia/urandir3.htm
http://www.terra.com.br/planetanaweb/area51/ufologia/urandir4.htm
Jornal do Comércio afirma que Urandir processará
Isto É e Fantástico
http://www2.uol.com.br/JC/_2000/0302/boe0302.htm
Prêmio Cindacta 2000 - Urandir, A Farsa do Ano
http://www.ufopus.hpg.ig.com.br/cindacta.htm




VOTE no Relatório Alfa para o IBest2002. Se você gosta das informações
que são enviadas, CLIQUE AQUI e ajude o Relatório Alfa a ficar mais
conhecido e levar a outras pessoas aquilo que não querem que elas
saibam! Obrigado!


Se você ainda não for assinante, para receber gratuitamente
ao Relatório Alfa, duas ou três vezes por semana, basta clicar
na linha abaixo:
assinar-relatorioalfa@...?subject=Quero_Assinar_Gratis

Depois de alguns minutos você receberá uma mensagem de confirmação.
DEVOLVA a mensagem e você já receberá as próximas edições.


::::> 4% dos nossos assinantes não recebem a edição colorida.
Se você deseja receber a edição colorida (mais fácil de ler e com
os links completos) saiba como clicando abaixo:
http://www.relatorioalfa.com.br/assine/tipohtml


Se você acha que alguém mais pode se beneficiar com
as informações desse jornal eletrônico, envie uma cópia
desta edição. Basta clicar em "encaminhar" ou "forward"
no seu programa de e-mail e preencher o endereço das
pessoas no campo "TO" ou "PARA". Se você estiver
enviando para mais de uma pessoa, é melhor usar o
campo CCO ou BCC, para ocultar os endereços deles.

FIM DESTA EDIÇÃO.

Conspirações * Ufonomia * Perigo Ambiental * BioSegurança * Resíduos Nucleares *
Privacidade * Programa Espacial * Eventos * Política Internacional * Ativismo


Em nosso site:
Edições Anteriores: http://www.relatorioalfa.com.br/arquivos
Quer usar ou reproduzir este texto? Clique em
http://www.relatorioalfa.com.br/espelhos
Você trabalha na imprensa? Visite http://www.relatorioalfa.com.br/imprensa
Problemas? Leia mais em http://www.relatorioalfa.com.br/assine/provedores



[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]

Meu encontro com um “paranormal”


Por Fabrício Flerck

No ano passado, a lista de discussão Ceticísmo Aberto recebeu um novo integrante. Uma pessoa no mínimo “estranha” que afirmava coisas incríveis como “...o conhecimento dos índios foi ensinado pelos espíritos de outros planetas e dimensões…”, em uma clara mistuta de espiritísmo e ufologia. Ele também alegava que os extraterrestres estão visitando a Terra, e que fenômenos paranormais existem com certeza, além de fazer “explicações” completamente distorcidas da ciência, tendo como vítimas principais a Física, a Astronomia e a Antropologia.

Nesse ponto, muitos da lista começaram a debater com ele, tentando explicar os conceitos científicos corretos que ele deturpava, sobre a falta de evidência sérias para acreditarmos em “discos voadores” e fenômenos “paranormais”, sobre a origem natural do conhecimento indígena etc.

Ele respondeu com as acusações clássicas: “vocês céticos tem a mente muito fechada”, “já existe sim prova científicas para essas coisas que falo”...quantos vezes eu já ouvi isso…:-)

Foi quando ele começou a declarar que não só acreditava em fenômenos paranormais, como ele próprio era um paranormal e que sabia fazer coisas incríveis como materializar pedras, transpirar perfumes pelas mãos, entortar talheres entre outros coisas.

Nesse ponto resolvi pesquisar sobre essa pessoa e descobri que ele morava aqui em Santos! Não tive dúvida, encaminhei à lista do CA um convite para nos encontrarmos para que ele pudesse demonstrar o que alegava fazer. No meu convite eu propus que nosso encontro fosse numa sala VIP de um restaurante aqui de Santos, e que a apresentação dele consisteria em 3 etapas. Na primeira fase ele apresentaria tudo o que alegava fazer como quissese, sem nenhuma restrição minha. Na segunda fase eu começaria a impor algumas condições de controle, como entortar uma colher dada por mim para que eu pudesse descobrir um eventual fraude. Na terceira e última etapa as condições seriam realmente rigorosas, como por exemplo materializar um pedra dentro de uma garrafa previamente selada por mim.

Pois bem, o nosso amigo aceito publicamente o meu convite com algumas resalvas, “não poderemos nos encontrar na sala VIP do restaurante, por que só consigo manifestar meus poderes perto da natureza. É dela que retiro a “energia” necessária”. Aceitei essa condição sem nenhum problema (notem a minha boa voltade). Então sugeri que o encontro fosse no Orquidário Municipal de Santos. E assim foi feito.


Orquidário de Santos

No dia, hora e local combinado nos encontramos. O show dos horrores iria começar!

Na primeira hora do encontro ele explicou a origem dos seus “poderes”: ele retiva a “energia” dos prótons soltos no ar e que era necessário acelerar seus “chakras” e tomar muita vitamina C por causa do extremo esforço físico que fazia quando utilizava seus “poderes”... entre outros disparates.

Revelou que fazia parte do grupo Projeto Portal liderada por Urandir ,um notório charlatão. O que para mim foi um choque pois conhecia bem a história desse sujeito e dos seus seguidores.

Ele apresentou fotos onde, segundo ele, apareciam os “dimensionais” (seres de outra dimensão), mas que na verdade eram fênomenos óticos já amplamente conhecidos como ORBS , fotos de um Pé-grande flagrado na mata da fazenda do Projeto Portal e uma foto 3×4 de uma extraterrestre que o grupo do Urandir teria tirado em um apartamento em São Paulo.

Falou também que na fazenda do Urandir havia uma lagoa que era capaz de regenerar as amídalas das pessoas, e que inclusive havia provas científicas disso, mas quando perguntei se poderia ver essas provas ele mudou de assunto e explicou: “você sabe, né? Nós falamos através da amídalas. Os ET´s que nos visitam aqui na fazenda falam numa frequência muita baixa por causa das suas amídolas minúscolas…” . Nessa hora ele ficou um pouco constrangido quando expliquei que “na verdade nós falamos através das cordas-vocais e não das amídalas. Eu inclusive já retirei as minhas quando criança e continuo falando sem problemas”.

Ele também trouxe várias pedrinhas que ele teria materializado anteriormente, mas que decepcionalmente eram idênticas às pedras que podem ser encontradas na região da fazenda do Urandir e que sãovelhas conhecidas dos geólogos por terem um curioso formato que lembra um disco voador.

 

Pedras recolhidas na fazenda do Urandir

Quanto à demostração dos seus poderes, ele deixou por último. Mas apesar de eu ter ficado esperando por alguma coisa, qulaquer coisa, por mais de 2 horas (vejam o tamanho da minha paciência) ele não conseguiu passar nem pela primeira fase, que consistia em ele apresentar seus poderes sem nenhuma restrição da minha parte!

Toda a história parece cômica contada agora, mas confeso que fiquei assustado com tanta credulidade. Ele claramente, e sinceramente, acreditava em tudo que falava; e o pior, acreditava em tudo que o charlatão do Urandir “ensinava” pela bagatela de R$ 600 que inclui transporte, fim de semana na sua fazenda, palestras e apostilas e…contatos imediatos com ET´s, dimensinais e pé-grande!

Isso me convence, mais uma vez, da necessidade urgente de se
divulgar o pensamento crítico entre população. Fica aqui o alerta.

·        por Milton Aloísio de Oliveira

O jornal "Estado de Minas", no caderno "GERAIS POLÍCIA", de sua edição veiculada em 18/11/00, anuncia, em letras garrafais, referindo-se ao contatado (?) URANDIR FERNANDES DE OLIVEIRA (o UFO),  que "UFÓLOGO VAI PARAR NA DELEGACIA". No entanto, o que é meu pensamento desde que o inusitado cidadão passou a marcar presença na mídia nacional e internacional, Urandir nunca foi ou será um ufólogo. Então fica uma pergunta no ar: - Porque o mesmo é assim tratado pela imprensa nacional?
Na minha maneira de ver a questão, isso se dá por culpa de alguns setores da própria ufologia nacional, que, ao dedicarem mais atenção que o caso merecia,  acabaram por levá-lo ao estrelato indesejado.
Bem na manhã desse sábado alguém deixou à porta de minha residência uma cópia do citado jornal, acompanhado do seguinte bilhete: " Dr. Milton- p/seu arquivo".
E a impressão que tive da atitude de quem o encaminhou (até o momento desconheço a autoria), não por maldade (que fique claro, pois deve ter sido encaminhado por um amigo) foi mais que com o desejo de colaborar de alguma forma com o nosso grupo de pesquisas. Ao contrário, teve o sentido de brincar com um trabalho sério realizado em cidade de pequeno porte (o que é muito difícil e delicado), onde nosso grupo é respeitado quando trata do assunto OVNI, fruto da seriedade, de longos anos de insistente debate e de uma inabalável crença na existência do fenômeno. Foi alguma coisa como: se cuida que o próximo pode ser voce!
Ufólogos do Brasil: charlatanismo, falsificação e estelionato são tipos penais que devem ser averiguados, através de competentes inquéritos, pela POLÍCIA. Não se pode equiparar Urandir a um ufólogo (o que infelizmente aconteceu) e simplesmente dar começo a uma discussão sem sentido e que somente poderia ter como consequência a indesejável alcunha dedicada pelo maior jornal de Minas Gerais a Urandir: UFÓLOGO. Parece que aquele cidadão conseguiu, enfim, o seu intento: "desmoralizar a ufologia nacional".
                                                  (*) Diretor Presidente do GEO
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

(Abaixo, na íntegra, a matéria publicada pelo "Estado de Minas")

UFÓLOGO VAI PARAR NA DELEGACIA

> Urandir de Oliveira depõe e nega acusações de charlatanismo, falsificação de documentos e estelionato
por Maria Clara Prates

Acusado de charlatanismo, falsificação de documento e estelionato, o ufólogo Urandir de Oliveira - que desenvolve o Projeto Portal para contatos com seres extraterrestres em Mato grosso do Sul - prestou depoimento ontem na Seccional Sul atribuindo as investigações em torno de suas atividades à perseguição injusta de ex-colaboradores que aderiram a seus inimigos. Urandir foi denunciado à polícia pelo representante comercial Luiz Henrique Duarte e por sua ex-coordenadora em Minas, Fabiana Marciano. Eles o acusam de fazer venda fictícia de lotes no terreno em Mato Grosso, usar truques para demonstrar poderes paranormais e fazer dívidas em nome de terceiros, nunca quitados. As infestigações das atividades de Urandir em Minas tiveram início com um telefonema anônimo ao disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública, em junho de 2.000. Os policiais localizaram o núcleo do projeto em Belo Horizonte, onde Urandir tem cerca de 120 associados, e intimaram a então coordenadora Fabiana. Em julho, ela foi chamada à delegacia e negou qualquer irregularidade. Ontem, no entanto, disse que, apesar de ser seguidora do ufólogo, passou a prestar mais atenção nos negócios de Urandir com o aumento significativo de reclamações dos associados e a intimação policial. Descobriu então irregularidades nas vendas do Projeto Portal e os truques, citando como exemplo a materialização de ouro retirado do corpo de seus seguidores.
MORTE - Segundo Fabiana, as relações entre ela e o ufólogo se deterioraram a tal ponto que, além de excluída do seu projeto, foi ameaçada de morte por ele, caso denunciasse à polícia ou fornecesse documentos em seu poder. Em alguns contratos, os associados do "Portal" seriam proprietários de uma área de 800 metros na fazenda em Mato Grosso do Sul, mediante o pagamento de R$ 1,4 mil. No entanto, já foram vendidos cerca de 600 lotes e, até o momento, nenhum associado conseguiu a posse do terreno. O ufólogo se defende dizendo que não se trata da venda de lote, mas sim de cotas de um condomínio. Por isso, os compradores fazem jus apenas a títulos patrimoniais, que estão sendo providenciados. Urandir diz ter vendido 500 cotas, sendo 120 em Minas. Quanto a seus poderes paranormais, o ufólogo garante que foram atestados por vários estudiosos de universidades brasileiras e internacionais, relembrando os tempos em que fez shows por todo o Brasil demonstrando sua capacidade. "Hoje, não faço isso mais. Desenvolvo o Projeto Portal para informar mais a população sobre os fenômenos parapsicológicos e ufológicos", explica. Ao final, os advogados de Urandir exibiram parecer do Ministério Público de Porto Alegre/RS, que já investigou as mesmas denúncias, concluindo pela ausência de provas de estelionato, charlatanismo, formação de quadrilha ou falsificação de documentos

 

 

Charlatão charlatanismo