Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

AS RUAS DA BABILÔNIA

Foi Hammurabi II quem fez da Babilônia uma das grandes cidades do mundo antigo. Arqueólogos descobriram que as ruas desta cidade seguiam linhas retas que se interceptavam em ângulos retos, uma inovação que atesta conhecimento de planejamento urbano e governo centralizado e forte. Havia 24 ruas na Babilônia, que corriam paralelas ao rio ou seguiam em ângulo reto na direção do rio. Estas ruas eram estreitas e irregulares. As ruas não eram pavimentadas, com exceção da avenida das Procissões, e eram de terra batida. As ruas forneciam acesso aos templos, casas e edifícios públicos.

AIBUR-SHABU

A rua chamada pelos Babilônicos de Aibur-shabu (o inimigo não ganhará passagem jamais) era o nome da rua que levava até a parte Norte a partir do Portal de Ishtar. Era uma rua pavimentada e ampla, que se estendia por 200m entre altas muralhas. Imagens dos deuses eram carregadas por ali quando das festividades de ano novo, o festival de Akitu.

AVENIDA DAS PROCISSÕES

A avenida mais famosa era a Avenida ou Caminho das Procissões, que ia do lado leste do palácio do sul, através do Portal de Ishtar, entrando na cidade, e seguindo para fora da cidade ao norte, na direção da casa onde eram conduzidas as festividades do festival de Ano Novo, chamada de palácio do Bit-Akitu. A avenida sobe gentilmente na direção do Portal de Ishtar. O centro da avenida era de lajotas pintadas com inscrições. Ao deixar o Portal, a Avenida das procissões vai até o palácio do sul, descendo cerca de 900m nesta direção, então tomando a direção oeste até a localização do zigurate e do templo de Marduk, na direção da ponte sobre o Eufrates, construída por Naboridus e Nabucodonossor.

 

Vistas da Avenida das Procissões com Portal de Ishtar

 

VOLTAR PARA BABILÔNIA-BRASIL