Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

MÚSICA NO ANTIGO ORIENTE


Figura 1- Detalhe da Lira com Cabeça de Touro. Ouro e lápis lazuli, encontrada nas Tumbas Reais de Ur

Desde o Período Dinástico Anterior, se não antes, a música fazia parte de festivais reais e religiosos. Cantores e músicos se apresentavam em festivais como encantadores de serpentes, treinadores de ursos e palhaços. Cantores podiam ser homens e mulheres; eles se apresentavam nas cortes e templos, onde muitas vezes também trabalhavam como sacerdotes e sacerdotisas. O repertório consistia de músicas comemorativas, lamentos e obras literárias. Os cantores normalmente eram acompanhados por instrumentos musicais.

Os instrumentos musicais eram de cordas, sopro e percussão. Instrumentos de corda, de sopro e apitos de argila foram recuperados em escavações. Oito liras e duas harpas, incluindo uma trabalhada com conchas e ouro, foram encontradas no Cemitério Real de Ur. Havia muitos exemplos de harpas em todo o Antigo Oriente, mas poucos exemplos de flautas. Flautas como instrumento de sopro podiam ser duplas. Trombetas eram usadas para comunicação (como em batalhas), mais do que para fazer música. Têm-se conhecimento de três tipos de tamborins manuais: um tambor de mão ou tamborim, um tambor-ampulheta usado pelos sacerdotes para apelar aos deuses e um tambor em forma de chaleira que era usado pelos sacerdotes dos tempos por ocasião de eclipses da lua. Címbalos e sinos eram também conhecidos e usados. Tábuas de argila do Segundo Milênio da Babilônia e da Assíria e de Ugarita na Síria descrevem teoria musical, dando nome à harpa de nove cordas e utilizando a escala de sete notas. Um salmo completo em honra à Deusa Nikkal com libreto e notações musicais completas foi encontrado em Ugarita no século XIII antes da nossa era. Também foram encontradas partituras completas nos arquivos e bibliotecas.

Músicos podiam ser retratados sozinhos com seus instrumentos, mas em geral eles aparecem em figuras em conjunto, carregando harpas, liras e outros instrumentos, sugerindo um conjunto. Músicos podiam também ser acompanhados por dançarinos e cantores em festivais reais e religiosos. Músicos também aparecem em cenas militares, acompanhando as marchas de soldados.

Fonte: Nemet-Nejat, Karen (1998) Daily Life in Ancient Mesopotamia. Greenwood Press: Westpoint, Connecticut. London.

 

Figura 2- Detalhes em conchas da lira cabeça de touro

 

Voltar para Vida Diária

Voltar para Babilônia-Brasil